5 imagens falsas que fizeram sucesso na internet como reais

Todo mundo está “careca” de saber que nem tudo (ou melhor dizendo, a maior parte) dos conteúdos que viralizam na internet são dignos de desconfiança. Isso porque, frente a esse mundo infinito de informações que temos disponível na rede, nem tudo que é publicado é verdadeiros, como no caso de algumas imagens falsas que você, com certeza, já viu por aí como reais.

Muitas vezes, como você vai descobrir com algumas dessas imagens falsas que fizeram sucesso, tudo não passa de um grande mal entendido. Alguém acaba contando a história de forma errada para outra pessoa, que repassa os fatos também de forma errada e assim por diante, disseminando conteúdos que não correspondem ao que realmente aconteceu.

Na lista que preparamos abaixo, por exemplo, será possível ver algumas das imagens falsas, que mais fizeram sucesso na internet nos últimos anos como registros de partes da história, mas que, no fim das contas, não têm nada a ver com o assunto ao qual estão relacionadas ou contam sobre histórias que não aconteceram “bem assim”.

Um bom exemplo disso é a foto que todo mundo viu e curtiu nas redes sociais e que, supostamente, mostra o quanto o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teria envelhecido em um curto espaço de tempo. Existe, como você vai ver, uma outra explicação para isso, o que, de certa forma, acaba dando à foto esse ar de mistérios que só as imagens falsas têm.

Mas, chega de papo e vamos deixar que você mesmo, caro leitor, se surpreenda com tudo que você, um dia, acreditou ser real e que, na verdade, também se tratavam de imagens falsas. Acompanhe a lista até o final e, depois, nos conte o que você achou.

Veja algumas imagens falsas que fizeram sucesso na internet como reais:

1. Assassinato de John F. Kennedy

1

Embora seja, realmente, impressionante, a verdade é que essa imagem não foi feita no dia do assassinato do presidente americano, que ocorreu no Texas. A cena foi fotografada, em 1977, durante a gravação do filme “The Trial of Lee Harvey Oswald” (O Julgamento de Lee Harvey Oswald, em tradução livre).

2. Trégua de Natal

2

Realmente houve uma trégua de Natal entre soldados alemães e ingleses, durante a Primeira Guerra Mundial. Mas essa, com certeza, não é uma imagem que retrata esse período. Isso porque ela foi tirada, em 1915, em Solonika, na Grécia; e mostra só os militares britânicos tendo um momento de folga e descontração, durante um jogo.

3. Envelhecimento de Obama

3

Seria mesmo triste se o atual presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, tivesse envelhecido tanto, em tão pouco tempo, como sugere a foto (de 2009 a 2014). Isso, claro, foi mais uma mentira que viralizou como verdade na internet. A primeira fotografia, aliás, foi tirada em 2005! Isso prova que o envelhecimento do presidente foi absolutamente normal, tendo em vista que as fotos comparam a mesma pessoa no intervalo de quase uma década de distância!

4. Caroneira peladona

4

Todo mundo acredita que essa foto mostra uma moça pedindo carona, pelada, durante o festival Woodstock; mas a grande verdade é que nada disso existiu. A foto é real, mas foi feita para uma campanha publicitária, em 1971, para uma marca de roupas chamada Landlubber Clothing. Veja só a foto da direita.

5. O monstro do celular

5

Se você vai ao YouTube às vezes, já deve ter visto essa cena por lá. A verdade dessa imagem é que ela foi feita, em 2008, para a campanha publicitária de uma empresa telefônica. O “demônio” que parece sair do aparelho, claro, foi feito no computador e tinha como intenção, na época, dizer que os celulares de outras empresas são do mal.

Veja o clipe completo abaixo:

Decepcionante isso tudo, não achou?

Ainda sobre coisas que decepcionam por não serem reais, confira também: 5 histórias sobrenaturais famosas que são grandes mentiras.