5 maiores arrependimentos dos pacientes terminais

Se você estivesse à beira da morte hoje, qual seria seu maior arrependimento? Perguntando assim, de cara, pode ser até difícil responder, mas para pacientes terminais, que estão mais parto da morte a cada dia, é possível que a resposta seja bem mais fácil de ser encontrada.

Pelo menos foi isso que Bronnie Ware, uma enfermeira especializada nos cuidados de pacientes terminais, mostrou em seu blog. No texto que escreveu, e que recebeu mais de três milhões de visualizações, ela contou algumas das lições que aprendeu em seu trabalho.

O texto tocou tanto as pessoas que o leram que não demorou a virar um livro, o “The top five regrets of the dying”, em português “Os cinco principais arrependimentos de pacient es terminais”.

Em seu livro, Bronnie narra sua própria biografia como profissional que lida todos os dias com pessoas à beira da morte e como seu trabalho mudou sua vida sua vida. No livro também estão alguns dos maiores arrependimentos que os pacientes terminais relataram à enfermeira, como você confere abaixo:

Conheça os 5 maiores arrependimentos dos pacientes terminais:

  • Gostaria de ter tido coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo e não a vida que os outros esperavam de mim
  • Gostaria de não ter trabalhado tanto
  • Eu gostaria de ter tido coragem de expressar meus sentimentos
  • Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos
  • Eu gostaria de ter me deixado ser mais feliz

Triste, não? Se você não é paciente terminal e ainda não está à beira da morte, talvez devesse ler e reler esses arrependimentos para tentar fazer diferente ao longo da vida.

E, falando em histórias tocantes, de pessoas na reta final da vida, não deixe de conferir ainda: Garotinha de 5 anos com câncer terminal “se casa” com seu melhor amigo.

Fonte: Manual do Homem, Hypeness