5 mais insanas teorias da conspiração sobre Marte

Se você gosta de acompanhar o que a Ciência descobre sobre o universo imenso e desconhecido fora da Terra, deve ter ouvido falar que sondas da Nasa encontraram água em Marte, recentemente. E, apesar do grande avanço que isso representa para as pesquisas atuais sobre o planeta vermelho e sobre a possibilidade de existir vida extraterrestre,  muita gente não se convenceu com tudo isso.

Aliás, não foram poucas as pessoas que se levantaram com teorias conspiracionistas sobre Marte e tudo o mais que já foi dito sobre esse planeta. Algumas delas, as mais bobas ou descabidas, aliás; você confere na lista, logo abaixo.

Como você vai ver, todas elas dizem que, de alguma forma, a descoberta de água em Marte se trata de uma forma de propaganda da Nasa para algum motivo oculto, que nós, simples “mortais”, ainda não conseguimos perceber. Estranho não?

O pior de tudo é que, além de saírem dizendo as barbaridades que dizem por aí, a maioria dos conspiracionistas nem tem argumentos concretos o suficiente para levantar suspeitas sobre as descobertas de Marte. Quer ver?

Conheça 5 mais insanas teorias da conspiração sobre Marte:

1. Marte x propagandas de Hollywood

1

Lançado no início desse mês de outubro, o filme Perdido em Marte causou muitos comentários. Especialmente porque, pouquíssimo tempo antes do lançamento, a Nasa deixou Marte em evidência ao anunciar a descoberta de água no planeta vermelho.

Para os conspiracionistas  de plantão, essas coincidências são próximas e impactantes demais para serem verdade ou, pelo menos, para não serem parte de um plano comercial muito bem pensado. Aliás, há quem acredite que os responsáveis pelo filme tenham subornada a Nasa para só divulgar os resultados das descobertas sobre Marte agora.

Os mais excêntricos, no entanto, acreditam que tudo não passe de uma bela farsa e que, mais cedo ou mais tarde, um novo anúncio da Nasa vai ser dado, dizendo o engano das mais recentes descobertas sobre o planeta em questão.

4. Marte x grana

2

Outra teoria da conspiração descabida envolvendo as últimas descobertas da Nasa a respeito de Marte diz que nada disso é, realmente, verdade. Para muitos, a Nasa está apenas tentando fazer com que o Congresso americano julgue justo o aumento do financiamento que a agência recebe do governo.

Agora, porque a Nasa seria ingênua o suficiente para desperdiçar as chances de conseguir qualquer tipo de apoio para suas futuras descobertas, anunciando algo tão espalhafatoso, e supostamente irreal, só para um aumento, ninguém sabe.

3. Marte x alistamento suicida

3

E se você achou que nada mais podia ser pior, acredite, ainda há outras teorias da conspiração que podem soar ainda mais bizarras. Um bom exemplo disso é a teoria que diz que as recentes descobertas de Marte envolvendo água só serviram de propaganda para recrutar pessoas para uma “missão suicida em Marte”.

Um suposto alistamento chegou até mesmo a ser anunciado por uma agência espacial holandesa, a Mars One, que pretende povoar o planeta vermelho até 2027. Nem mesmo relatos que comprovam que tudo isso não passa de uma grande farsa destruíram o entusiasmo daqueles que querem se alistar para o tal “projeto”.

2. Marte x marcianos

4

E, claro, não poderia faltar o que acreditam que a Nasa esteja encobrindo a existência de E.Ts, no caso, de marcianos. Mas, o que essas “mentes brilhantes” não pensam é porque cargas d’água, os cientistas escolheriam esconder uma descoberta tão importante sobre Marte, justamente, chamando atenção do mundo para Marte. Faz sentido para você?

1. Marte x intriga da oposição

E, por fim, a mais descabida de todas as teorias da conspiração envolvendo Marte: a teoria do radialista americano Rush Limbaugh. Segundo ele, todo essa história sobre água em Marte não passa de um plano elaborado de Obama, para promovera “agenda de esquerda”.

É verdade que nem mesmo Limbaugh conseguiu argumentar sobre essa sua teoria conspiracionista, mas conseguiu, de certa forma, impactar os ouvintes. Segundo o radialista, ele não sabe qual é a verdade, mas aposta que tem “algo a ver com o aquecimento global”.

6

Bom, aparentemente, essa acusação sem fundamentos, no final de contas, foi só uma desculpa para Limbaugh voltar a polemizar sobre seu “assunto preferido”: as mentiras (supostas) dos cientistas a respeito do aquecimento global.

E você, acredita que as últimas descobertas de Marte se tratam de alguma conspiração?

Ainda sobre assuntos polêmicos e conspiracionistas, você precisa ler também: 5 teorias da conspiração verdadeiras que chocaram o mundo.

Fonte: I Fucking Love Science, Hypescience