Curiosidades

Monstros lendários que já assustaram (e ainda assustam) o mundo

Lembra do chupa-cabra? E do abominável homem das neves? Relembre alguns monstros lendários que já assustaram (e ainda assustam) o mundo.

Atualizado em 15/07/2019

Que tipo de coisa povoava seus pesadelos ou tiravam seu sono na infância? Além do monstro do armário, outros monstros lendários como o chupa-cabra e o Pé Grande também costumavam deixar você de cabelos em pé?

Basicamente, é bem difícil dizer como as pessoas criam esse tipo de lendas, ou se elas são embasadas em algum tipo de verdade. Contudo, essas histórias de monstros lendários assassinos existem desde sempre.

Algumas, aliás, chegaram até a ser criadas na mesma época, por povos completamente distantes um dos outros, sem possibilidade de entrarem em contato uns com os outros. Um bom exemplo disso são os vampiros, cujo registro existe em várias culturas diferentes, que não tinham contato uma com a outra.

E o que dizer do Pé Grande, uma lenda que surgiu nos Estados Unidos, mas que pessoas do mundo inteiro acreditam ter flagrado a criatura? E, quando não a viram, juram ter visto suas pegadas por aí. Você, por exemplo, já deve ter visto pelo menos um desses relatos na internet, não é mesmo?

Se tudo isso parece estranho para você, espere até relembrar alguns desses monstros lendários mais famosos. Abaixo, listamos alguns dos mais temidos em várias partes do mundo.

Confira 6 monstros lendários que já assustaram o mundo:

1. Naga

Se o bicho papão tira o sono das crianças hoje em dia, há muitos séculos, o que assombrava eram os monstros marinhos. E, um dos mais famosos deles é a temida serpente do mar, a Naga.

De forma geral, ela se trata de uma serpente-dragão gigante, capaz de se transformar em ser humano. Segundo a mitologia Hindu e budista, as formas prediletas  da Naga, quando em solo firme, eram os marinheiros.

Na antiguidade, a Naga era, inclusive, considerada uma espécie de semi-deus. Em algumas representações, aliás, ela chegava a ganhar mais cabeças.

O mais impressionante de tudo é que, em 1973, fuzileiros navais americanos chegaram a pescar um grande peixe no rio Mekong, no Laos. Segundo eles, o peixe capturado era bem parecido com as descrições de uma Naga.

Mas, não se anime muito: o que caiu na rede deles foi apenas um regalego, como o da foto acima.

2. Pé Grande

Pé Grande é conhecido no mundo inteiro, mas se trata de uma lenda tipicamente norte-americana. Conforme dizem, o tal monstro anda sobre dois pés, assim como um homem. Contudo, é muito mais alto que as pessoas mais altas poderiam ser.

Suas pernas fortes e o corpo coberto de pelos cinza ou marrom-vermelho são outras de suas características marcantes. Isso, claro, sem contar o pé enorme, que rende á criatura o apelido de Pé Grande.

Ao que tudo indica, o monstrão não gosta de pessoas e se mantém longe delas. Mas, uma vez ou outra, tem gente que jura que tenha avistado esse ser. Os relatos mais famosos, aliás, datam de 1950, quando um europeu (sim, o mundo inteiro conhece a lenda) jurou ter flagrado o grandalhão andando por aí.

O pior de tudo é que 900 pegadas enormes foram estreadas de lá para cá. Embora ninguém tenha dado de cara com esse monstro, as pistas ainda enchem a imaginação das pessoas por aí.

3. Abominável Homem das Neves

O Yeti ou Homem das Neves, supostamente, vaga pelas montanhas do Nepal e do Tibete. Segundo a lenda, ele busca abrigo nas encostas mais remotas do Himalaia.

Dizem, aliás, que a criatura se trata de um homem primitivo, coberto de pelos brancos e meio acinzentados. Ele contaria também com queixo proeminente, embora sem lábios; e com pernas curtas e fortes.

Os primeiros registros do Abominável Homem das Neves surgiram por volta de 1925. Nessa época, um inglês chamado Eric Shipton contou ter avistado a criatura misteriosa.

Muitas outras expedições partiram em busca do monstro desde então. Mas, como na história do Pé Grande, somente suas pegadas foram achadas.

A explicação mais racional para o Yeti, conforme especialistas, é de que ele se trate de uma espécie de urso marrom. O fato do tal inglês ter visto um humanoide no animal seria apenas um efeito do medo e de sua mente fértil. Mas, claro, nunca saberemos.

4. Chupa-cabra

Outro dos monstros lendários que já deixam muita gente de cabelos em pé é o chamado chupa-cabra. Relatos descrevem esse ser como um grande cão sem pelos, com grandes espinhos na coluna, dentes de predador, pele cinza e emanando um cheiro horrível.

Seu nome, ao que tudo indica, foi derivado de sua forma de alimentação: drenando a vida de cabras, ovelhas, galinhas e vacas, assim como fariam um vampiro.

Muita gente na América do Norte jura já ter visto o monstro a procura de novas vítimas. A lenda, no entanto, surgiu em Porto Rico, em Nanovanas, no ano de 1995.

Desde então as pessoas juram ter fotografado chupa-cabras por aí, só que a maioria do que elas clicam são coiotes com sarna.

5. Vampiros

Embora eles tenham caído nas graças do público devido a filmes e livros, os vampiros também são monstros lendários, cujas histórias surgiram em várias culturas diferentes, possivelmente de tempos tão recuados quanto a pré-história.

Mas, para falar a verdade, o termo “vampiro” surgiu somente no século 19, quando a Europa Ocidental começou a falar dessa criatura de forma frequente, falando de pessoas meio mortas e meio vivas, com dentes afiados, que sugavam o sangue e outras pessoas para se manterem alimentados.

E, embora ninguém saiba o que realmente tenha estimulado a invenção desse monstro, a verdade é que muita gente até hoje acredita que eles existem, como você já conferiu nessa outra matéria.

6. Lobisomens

Assim como os vampiros, falar de lobisomens voltou à moda, mas eles se tratam de lendas antigas. Dizem que as primeiras histórias envolvendo esses serem surgiram na Alemanha, em Bedbulg, no século 16, quando uma criatura começou a abater o gado e a sequestrar e devorar mulheres e crianças.

Nesse caso, o tal monstro tinha até nome: Perter Stubbe, considerado o primeiro lobisomem da história. Mas, ao contrário da lenda, ela não se transformava em lobo durante a lua cheia, apenas se vestia com a pele de um quando saia para praticar seus crimes hediondos.

Mas, o tempo de horror espalhado por Perter não durou muito. Ele foi acusado de bruxaria e licantropia e foi executado com os mesmo requintes de crueldade com que mutilou suas vítimas.

O mais interessante de tudo é que apesar de ser considerado o primeiro lobisomem da história, a lenda é ainda mais antiga.

No século 5 antes de Cristo, o historiador grego Heródoto já havia mencionado uma criatura sedenta por sangue e um tanto demoníaca, que era um homem comum na maior parte do tempo, mas que se transformava em um lobo do mal durante a Lua Cheia. Suas vítimas ou morriam ou também acabavam se transformando em lobisomem.

E aí, você acredita em alguns desses monstros lendários? Alguma vez já viu um ou ouviu alguém jurando que tenha visto? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em lendas que nos fazem tremer nas bases, não deixe de conferir ainda: Conheça a história do Slender Man, a lenda urbana que nasceu nos EUA.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/renata/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf