Curiosidades

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

Alguns dos cofres mais seguros do mundo, espalhados pelo globo, guardam dinheiro, joias e segredos que nunca descobriremos.

Atualizado em 02/10/2018

Você sabe onde ficam guardados os maiores tesouros e segredos da humanidade?

Pequenos e grandes, objetos e documentos, dinheiro e joias, tantas coisas podem ser valiosas. Algumas mais que outras. Mas, onde guardar tudo isso de maneira que fique a salvo, de verdade?

Esse é o salário dos presidentes e primeiros ministros ao redor do mundo

Os bancos suíços, redes de fast-food, igrejas de diferentes crenças, todos possuem seus segredos. E, para isso, precisaram dos cofres mais seguros do mundo. Para conhecer mais um pouquinho sobre o assunto, nós selecionamos esses

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

1 – Cofres da JPMorgan and Chase

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

Uma das maiores companhias de gestão de participações sociais, possui alguns dos cofres mais seguros do mundo. Um deles possui o mesmo tamanho que um campo de futebol e protege um gigantesco carregamento de ouro. Além de estar cinco andares de baixo do nível das ruas de Manhattan.

A outra caixa forte da companhia  era um mistério até 2013, quando o site financeiro Zero Hedge descobriu que ela estava situada abaixo do complexo empresarial de Londres. Os dois cofres são de primeira grandeza, não à toa pode sobreviver a um ataque nuclear direto.

Mas, o curioso é que o cofre de Nova Iorque se encontra estrategicamente situado bem em frente ao depósito do Federal Reserve Bank. Algumas pessoas acreditam que os dois bancos estão interligados através de um túnel subterrâneo e que a JPMorgan e o governo dos EUA estão conspirando para manipular a economia do país.

2 – Banco da Inglaterra

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

Esse banco conta com um cofre imenso, que abriga mais de 156 bilhões de libras (494 bilhões de reais), em barras de ouro. O prédio fica em Londres e, pelos idos de 1940, era uma espécie de refeitório. No total, são mais ou menos 4,6 toneladas de ouro, divididas em barras de 12kg. Formando um incrível cenário dourado.

Tudo isso está guardado atrás de uma porta à prova de bombas. Essa porta só é aberta através de um moderno sistema de reconhecimento de voz, além de uma chave de quase 1 metro de comprimento.

A vida das mulheres nômades esquecidas no deserto gelado da Sibéria

3 – Caixa-forte da KFC

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

Enquanto para muitos os cofres servem para proteger dinheiro, ouro, jóias e outras relíquias, o império do fast food norte-americano guarda seu maior bem precioso, sua receita. A Kentucky Fried Chicken (KFC) guarda a 10 chaves sua fórmula que consiste em 11 ervas e pimentas secretas, utilizada em seu frango frito Colonel Sanders.

O maior segredo da KFC está armazenado sob segurança de ponta, incluindo detector de movimentos, câmeras de vigilância e guardas 24 horas. Uma grossa parede de concreto protege o cofre e o sistema de segurança está conectado diretamente a um servidor de backup.

Ao que se sabe, nem mesmo o presidente da rede sabe qual é a receita, sendo que, atualmente apenas dois executivos da KFC têm permissão para usar a caixa-forte, mas ninguém sabe quem são eles.

Não suficiente, ainda usam diferentes fornecedores, para que ninguém consiga adivinhar quais são.

4 – Granite Mountain, o cofre Mórmon

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

O gigantesco cofre mórmon é conhecido por armazenar algo tão valioso quanto riquezas: informações e arquivos históricos extremamente importantes para a história da humanidade.

Todos os arquivos estão a 180 metros de profundidade, atrás de uma porque que pesa “apenas” 14 toneladas.

Esse cofre fica em Utah (EUA), na Granite Mountain. Alguns desses arquivos incluem 35 bilhões de imagens, dados sobre o censo, documentos de imigração e diversas outras informações, como bibliotecas inteiras e arquivos de mais de 100 igrejas.

Sua estrutura, construída em 1965, suporta ataques nucleares, é protegida 24 horas por homens armados, além de ser administrada pela Igreja Mórmon.

5 – Cofre da Igreja da Cientologia

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

Por ser uma das religiões que mais armazenam segredos, não é de se admirar que tenha um dos cofres mais seguros do mundo. Sua caixa-forte impenetrável fica em um complexo subterrâneo no deserto do Novo México, apenas algumas horas de distância de Roswell (aquele lugar que aparecem OVNIS).

Fica dentro de uma caverna, que foi escavada para aguentar uma bomba de hidrogênio, e guarda cascadas de titânio com placas de ferro e discos de ouro inscritos com ensinamentos fundamentais da Cientologia.

Tudo por trás de três gigantes portas de aço, que pesam mais de 2 mil kg. Acima do depósito existem símbolos que só podem ser identificados de cima.

Alguns dizem que esses símbolos são uma forma de comunicação extraterrestre. Antigos frequentadores da Igreja confirmam. De acordo com outros, os símbolos não servem como sinalizadores para aliens, mas sim como um “ponto de retorno” para L. Ron Hubbard, fundador da religião.

6 – Bunker do WikiLeaks

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

As importantes informações que, por vezes, são liberadas por Julian Assange, em seu site WikiLeads, estão todas ali.

Os servidores ficam armazenados a mais de 30 metros de profundidade, na cidade de Estocolmo, na Suécia.

O complexo é resistente a ataques nucleares e pertence a empresa alemã Bahnhof.

Como o dinheiro é fabricado?

7 – Cofres dos bancos suíços

7 cofres mais seguros do mundo e que você nunca vai nem chegar perto

No quesito segurança, os bancos suíços são os melhores, porque fornecem absoluto anonimato para os clientes e não fazem muitas perguntas. Mesmo que cada caixa esteja muito bem guardada, a verdadeira proteção vem dos banqueiros que atendem com a paciência de um guia espiritual.

Provavelmente uma das virtudes mais bem quistas nesses cargos, já que grande parte de seus clientes são oficiais corruptos, ditadores, mafiosos e políticos desonestos.

É muito raro encontrar brechas na lei Suíça que afetem esses clientes. Isso porque o governo local é extremamente rigoroso com qualquer violação de confidencialidade bancária ou comercial.

Fonte: Mega Curioso, Chaves e Fechaduras