Eles passam anos do seu lado, nos momentos bons ou ruins, mas a verdade é que a idade também chega para os pets e, de uma hora para outra, você percebe que seu cachorro está ficando velho. E, como ninguém está realmente preparado para isso, a velhice do companheiro de jornada sempre parece inesperada demais, não é verdade?
Mas, afinal, quais são os sinais de que um cachorro está ficando velho? Como identificar os primeiros sinais de velhice, mesmo se o pet não tiver sinais aparentes de que a idade está avançada?
Como todo mundo sabe, estas não são perguntas com respostas exatas. Antigamente, costumavam dizer por aí que para encontrar a idade canina de um cãozinho bastava multiplicar a idade dele por 7. Assim, se um cachorro tivesse 8 anos, ele já estaria idoso, com mais ou menos 56 anos.
Método furado
Mas, como já sabemos, este não é um método correto de saber se cachorro está ficando velho. É precisa levar em conta, na hora dessa análise, o estilo de vida do pet e o porte do animal. Isso porque a velhice dos bichinhos nem sempre se resumem aos pelos brancos.
Cachorros de porte brande, por exemplo, ficam velhos mais rápido, por volta dos 7 anos. Cães de pequeno porte e gatos que vivem dentre de casa, por outro lado, demoram a apresentar sinais de velhice, o que costuma a acontecer por volta dos 10 anos.
O que considerar
Mesmo assim, segundo especialistas, existem sinais no comportamento dos bichinhos que indicam se eles estão mesmo entrando na terceira idade. Eles ficam menos dispostos que antes, começam a emagrecer ou a engordar e assim por diante.
Abaixo, como você vai ver, preparamos uma lista com alguns dos sinais clássicos de que seu cachorro está ficando velho. Os mesmos sintomas, claro, também valem para os gatinhos.
Veja 7 sinais de seu cachorro está ficando velho:
1. Cansaço
2. Falta de apetite
3. Emagrecimento em gatos e aumento de peso em cães
4. Preguiça e desânimo
5. Falta de vontade de brincar ou fazer coisas que sempre gostou
6. Dificuldade de fazer movimentos comuns, como alcançar a ração
7. Dores nas articulações e de coluna
Envelheceu. E agora?
E então, seu companheirinho apresenta estes sinais? Vale lembrar que um cachorro que está ficando velho ou que já é um ancião precisa de muito amor e cuidados.
Não deixe de levá-los ao veterinário, de garantir a eles alimentação correta, sono tranquilo. Evite mudanças na rotina, passeios muito longos, esforços físicos de impacto ou repetitivos, como o movimento de alcançar as tigelas de água e comida, caso elas sejam muito baixas.
Outros comportamentos também precisam ser monitorados de perto, já que podem indicar sinais de que algo errado está acontecendo com seu velhinho. São eles:
– beber muita água
– fazer muito xixi,
– xixi ou cocô no local errado
– emagrecer ou engordar muito
– choro ou contração da pele ao fazer carinho ou massagem
– dificuldade de locomoção
– globo ocular opaco
– dificuldade de respiração
– mau hálito e perda de dentes
– tosse
Anotou tudo aí? E, falando em cuidados com seu cachorro, não deixe de conferir ainda: 15 alimentos proibidos para cachorros e que as pessoas não sabem.
Fonte: Estadão