A esteatose hepática, mais conhecida como gordura no fígado, é um termo que descreve o acúmulo de gordura no fígado. É normal ter um pouco de gordura no fígado, mas muito pode se tornar um problema de saúde grave.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo. Sua função é processar tudo o que comemos, além de filtrar as substâncias nocivas presentes no sangue. Este processo é comprometido se houver muita gordura no fígado. Se de 5 à 10% do peso de um fígado for de gordura, é muito provável que o paciente já esteja em um quadro de esteatose hepática.
A gordura no fígado é uma condição reversível que muitas vezes pode ser resolvida com mudanças no estilo de vida. Em muitos casos não apresenta sintomas, por isso é considerada uma doença silenciosa. Geralmente, não causa danos permanentes, a menos que o quadro progrida.
Entretanto, se você apresenta esses 7 sintomas, é muito provável que você esteja com níveis elevados de gordura no fígado.
7 sintomas que podem indicar gordura no fígado
- Dor abdominal constante
- Fezes esbranquiçadas
- Olhos e pele amarelados
- Exaustão, fadiga, cansaço
- Urina muito escura
- Perda de peso
- Apetite ruim
Se o fígado gorduroso evoluir para uma insuficiência hepática , os sintomas podem incluir:
- Abdômen inchado e cheio de liquido
- Confusão
- Tendência de sangrar mais facilmente
Quais são as causas da gordura no fígado?
A causa mais comum de esteatose hepática é o consumo excessivo de álcool. Em muitos casos, os médicos não sabem o que causa a doença em pessoas que não consomem bebidas alcoólicas.
A quantidade de gordura no fígado fica excessiva quando o corpo não consegue processar a gordura ingerida rapidamente. O excesso de gordura é armazenado no fígado, onde se acumula. Uma dieta com alto teor de gordura e alto teor de açúcar pode não resultar diretamente em esteatose hepática, mas pode contribuir para isso.
Além do alcoolismo, outras causas comuns da doença são:
- obesidade
- hiperlipidemia ou altos níveis de gorduras no sangue
- diabetes
- herança genética
- perda de peso rápida
- efeito colateral de certos medicamentos, incluindo aspirina , esteroides, tamoxifeno e tetraciclina
Se você apresenta os 7 sintomas descritos acima, procure um médico especializado o mais rápido possível.
3 comentários em “7 sintomas que podem indicar gordura no fígado”