15 curiosidades sobre a história e usos de drones

E aí, querendo saber algumas curiosidades sobre os drones? A gente preparou uma lista com 15 informações que vão te surpreender!

Você não deve nem imaginar, mas existem muitas curiosidades sobre os drones. Esses equipamentos surgiram como objetos bem simples, e que foi evoluindo gradualmente para os avançados sistemas tecnológicos que a gente já conhece hoje.

O drone, tal como conhecemos hoje em dia, foi criado pelo engenheiro espacial israelita Abraham (Abe) Karem, em 1977. No início, quando foi usado em operações militares, precisava de pelo menos 30 pessoas para colocar em funcionamento. Bem diferente da praticidade que conhecemos hoje, não é?

E aí, vamos saber um pouco mais sobre os drones? Boa leitura!

15 curiosidades sobre a história e usos de drones

1- O primeiro Drone foi criado por Nikolas Tesla

O drone que conhecemos hoje em dia foi criado em 1977 por um esgenheiro israelita, Abraham Karem. Mas você sabia que, muito antes disso, ninguém menos do que Nikola Tesla já havia desenvolvido uma espécie de drone?

Foi em 1898, 16 anos antes da Primeira Guerra Mundial. Ele projetou e construiu um barco em miniatura que utilizava ondas de rádio para controle de movimentos, funcionando sem fios ou cabos.

Diante disso, Tesla pretendia que sua invenção pudesse ser usada para comunicação com regiões inacessíveis e explorar condições existentes, além de ter um efeito transformador na guerra, permitindo que as nações usassem robôs controlados remotamente.

2- Reduz custos para as empresas

Uma outra curiosidade sobre o uso de drones é no seu impacto na redução de custos de empresas de construção civil, por exemplo. Isso ocorre devido a diversos fatores, como a agilidade na fiscalização de obras, que diminui o tempo gasto pelas equipes que estão em solo, uma detecção precoce de problemas que evita custos com correções posteriores, o mapeamento e levantamento topográfico feito com maior rapidez e precisão, e a possibilidade de realizar tarefas e cálculos precisos sobre o andamento da obra.

Além disso, os drones tornam os processos mais ágeis, pois sempre leva em consideração a necessidade de pessoas no campo e fornece dados especializados que otimizam o planejamento dos projetos. O resultado disso é: uma redução significativa de custos e prazos para as construtoras.

3- Antigamente, 30 pessoas eram necessárias para pilotá-lo

Sim, talvez essa seja uma das curiosidades sobre drones mais interessantes, principalmente para a gente ter uma ideia de como a tecnologia tem sofrido transformações positivas ao longo do tempo.

No começo, a operação de um drone era um processo complexo que exigia uma equipe de 30 pessoas para realizar apenas uma missão. Isso inclui pilotos, técnicos, operadores de comunicação, especialistas em segurança e outros profissionais que trabalharam em conjunto para garantir a segurança e o sucesso da missão.

4- Uso em missão militar

Esses equipamentos têm sido utilizados, principalmente, em missões militares em todo o mundo, desde a Guerra da Ucrânia até a proteção de tartarugas e tubarões na Costa Rica. Esses sistemas aéreos não tripulados são fundamentais para a eficiência e segurança das operações militares, permitindo a coleta de informações, monitoramento de áreas e execução de missões com maior precisão e redução do risco para os operadores humanos.

5- Auxilia na ajuda humanitária

Uma outra curiosidade sobre o uso de drones é o de que eles também são utilizados em missões de ajuda humanitária em todo o mundo. Isso porque esses sistemas aéreos não tripulados são fundamentais para a eficiência e segurança das operações de socorro, permitindo a coleta de informações, monitoramento de áreas e execução de missões com maior precisão e redução do risco para agentes em campo.

Em situações de desastres naturais, drones foram utilizados para enviar suprimentos, como mantas térmicas e capas de chuva, além de fazer um mapeamento da situação no território atingido.

Além disso, os drones podem ser usados ​​para transporte de exames de sangue e medicamentos, acelerando a entrega e evitando custos de transporte.

Por fim, também vale mencionar a ajuda em entregas hospitalares, salvamento de pessoas afogadas e apoio a idosos.

6- Zona de voo restrita

Dentre as curiosidades sobre drones, uma delas é a área em que ele pode ser usado. A zona de voo restrita desse equipamento é uma área geograficamente definida, em que o voo pode ser limitado ou proibido. Portanto, essas zonas incluem locais como aeroportos, bases militares, áreas governamentais e infraestruturas críticas, que especificamente de proteção contra riscos de segurança e invasão de privacidade.

7- Você precisa fazer um curso

Para pilotar um drone, é necessária uma formação específica que aborde os fundamentos da aeronáutica, segurança e legislação aplicável. Os cursos de pilotagem de drones incluem aulas teóricas e práticas, pois eles abordam protocolos de pilotagem, técnicas de voo, configurações de câmeras, inspeção e mapeamento com drones.

8- Há 3 tipos de drones

Talvez você não saiba, mas uma das curiosidades sobre drones é a de que existem 3 tipos diferentes. Eles são classificados em diferentes categorias de acordo com o número de hélices, tamanho e capacidade de voo.

Sendo assim, os três principais tipos de drones são: Drones de Rotor Único , que são projetados para carregamento de cargas mais pesadas; Drones Multi-Rotor , que são os mais populares e oferecem estabilidade e segurança; e Drones de Asa Fixa, que utilizam asas para fornecer sustentação e são mais comuns em aplicações militares e de vigilância.

9- Precisa de autorização para utilizá-lo

Por essa você não esperava, né? Mas uma das curiosidades sobre drones é a de que você precisa de uma autorização para usá-lo. Sendo assim, no Brasil, é obrigatória uma autorização prévia da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para operar drones, independentemente do peso ou finalidade. Isso inclui o registro do drone no SISANT (Sistema de Aeronaves Não Tripuladas), a homologação da estação de pilotagem remota junto à ANATEL, e a solicitação de autorização de voo no sistema SARPAS.

10- Ajudam no trabalho agrícola

Em mais uma das curiosidades sobre os drones bem úteis, está a ajuda que ele fornece ao trabalho agrícola. Eles monitoram a saúde das plantações, observam pragas e doenças, e aplicam defensivos agrícolas de forma mais precisa, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Além disso, os drones podem gerar mapas de índice de vegetação, identificar áreas com irregularidades e fornecer dados para tomada de decisões mais precisas. Isso ajuda os agricultores a gerenciar melhor suas culturas, reduzir perdas e melhorar a sustentabilidade ambiental.

11- Serviço de entrega pela Amazon

Sim, uma curiosidade sobre drones bem interessante é que a Amazon tem utilizado esse equipamento em serviço de entrega em áreas mais remotas e com díficil acesso. Bem legal, né?

12- Ajudam na inspeção de turbinas de energia eólica

A manutenção em turbinas de energia eólica é um grande desafio. Por isso, os drones tem sido especialmente úteis nesse quesito, já que eles podem ser utilizados para detectar qualquer problema que venha a surgir, dando um diagnóstico necessário para a equipe de manutenção. De fato, se a gente pensar por esse lado, realmente é bem útil, né?

13- Pode ser usado em cerimônias

Continuando a nossa lista sobre as curiosidades sobre drone, está o fato de que pode ser usado para fazer registro em cerimônias, principalmente quando a gente pensa em eventos importantes, como casamentos, aniversários.

14- São usados para monitorar a vida selvagem

Esse, com certeza, é um recurso muito valioso. Eles permitem a coleta de dados precisos sobre a população, distribuição e comportamento de espécies animais em áreas remotas e de difícil acesso. Isso facilita, e muito, o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para proteger espécies ameaçadas de extinção, combater a caça ilegal e, por fim, monitorar a saúde dos ecossistemas.

Além disso, um ponto importante é que os drones são menos intrusivos e perturbadores para os animais em comparação com outros métodos de monitoramento, como sobrevoos de helicóptero. Portanto, o uso de drones na conservação da vida selvagem é uma ferramenta essencial para obter informações valiosas e tomar decisões fundamentadas para proteger a biodiversidade.

15- Usados em resgate

Para finalizar a nossa lista de curiosidades sobre os drones, está o seu uso em resgates. Eles podem ser um ótimo recurso ​​para entregar suprimentos, como alimentos, água e medicamentos, para áreas isoladas ou inacessíveis para veículos terrestres.

Também, os drones equipados com câmeras térmicas e visão noturna ajudam a identificar a presença de vítimas em áreas de difícil acesso, facilitando o processo de resgate.

E aí, o que achou de saber sobre essas curiosidades? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Kofola, a bebida criada na Guerra Fria para competir com a Coca-Cola e a Pepsi

Fontes: Grupo DR1, Mobilidade Estadão, Conexão Segurança, Sky Line, Mega Barcelos,

Outras postagens