Sabe aqueles pequenos sachês, cheios de bolinhas, que costumam vir dentro de bolsas, carteiras e outras peças que compramos, especialmente se forem de couro? Pois é, muita gente costuma não dar atenção aos saquinhos de silica gel, e muitos são os que até os jogam fora, mas a verdade é que essas pessoas não sabem o tesouro que têm nas mãos.
Apesar de parecer inúteis, esses pacotinhos de silica gel podem “salvar sua vida” em várias ocasiões do dia-a-dia. É quase como no caso do sal de cozinha e suas mil e uma utilidades que ninguém conhecia; ou mesmo as inúmeras possibilidades de uso da vodca dentro de casa. Coisas que deixam a vida mais fácil e a gente passa um tempão sem saber!
Como você vai ver na lista que preparamos hoje, a silica gel pode salvar seu celular, caso ele “resolva dar um mergulho” na piscina junto com você, ou caia na privada. A silica gel também pode acabar com aquele chulé matador que ninguém mais aguenta e, até mesmo, livrar peças de couro do mofo.
Interessante, não? O melhor de tudo é que as utilidades fantásticas desses pequenos saquinhos não param por aí. Aliás, depois de ler essa matéria, a gente pode garantir que você vai se convencer do benefício dessas bolinhas e nunca mais em sua vida vai jogar fora um pacotinho de silica gel. Quer apostar?
Confira as utilidades fantásticas da silica gel que você não conhecia:
1. Não deixa bijuterias escurecerem
Coloque um pacotinho de silica gel na caixinhas das bijus e evite que o tempo e a umidade as deixem escurecidas. Assim, elas não vão oxidar.
2. Mate o chulé matador
Sabe aquele sapato que você usa o dia todo? Ou mesmo aquele tênis que vem encharcado da academia? Um pacotinho de silica gel em cada um e é garantido que eles vão ficar sequinhos e sem chulé.
3. Prolongue a vida de documentos e outros papéis
Precisa conservar documentos ou não quer que a coleção de revistas fique mofada? Silica gel neles! Coloque alguns pacotinhos no armário em que os papéis estiverem e pronto.
4. Salve a vida do celular molhado
O celular molhou? Calma que tem jeito! Basta secar o aparelho com uma toalha, retirar o chip, separar a bateria e colocar o celular em um saquinho plástico com alguns saquinhos de silica gel.
Deixe o aparelho quieto, dessa forma, durante um ou dois dias inteiros. O celular vai secar e vai voltar a funcionar.
5. Economize com o pisca-pisca de Natal
Para manter as luzinhas de Natal longe da umidade durante todo o ano e não ter que comprá-las de novo na época de montar a árvore natalina, basta guardá-las em uma caixinha com alguns pacotinhos de silica gel. A dica vale também para outros eletrônicos que passam muito tempo sem uso.
6. Combata o mofo
Para livrar seu guarda-roupa do mofo, especialmente aquelas peças chiquérrimas de couro, como jaquetas e botas, é só espalhar alguns sachês de silica gel dentro do armário. Vale também colocar alguns saquinho dentro das peças, como no bolso da jaqueta, por exemplo.
7. Salve lentes de câmeras fotográficas
Limpar uma lente de câmera fotográfica usando pano é, praticamente, um tiro no pé, já que existe a possibilidade de riscá-la. A boa notícia é que se a lente estiver úmida, dá para secá-la sem precisar encostar nela.
O que você precisa fazer? Colocar um saquinho de silica gel sobre a lente, para que as bolinhas absorvam a umidade e evitem que ela fique embaçada. Ahhh… a dica também é válida para relógios!
OBS: Se notar que sua silica gel não está “dando conta do recado”, é porque ela pode estar úmida. Então, é só colocar o saquinho no sol por um tempo para que ela volte a funcionar. Agora, se o local for muito úmido, sua silica gel não vai durar para sempre: no máximo de 60 a 90 dias. Anotou aí?
Fontes: SOS Solteiros, Mundo Conectado