7 utilidades fantásticas da silica gel que você não conhece

Sabe aqueles pequenos sachês, cheios de bolinhas, que costumam vir dentro de bolsas, carteiras e outras peças que compramos, especialmente se forem de couro? Pois é, muita gente costuma não dar atenção aos saquinhos de silica gel, e muitos são os que até os jogam fora, mas a verdade é que essas pessoas não sabem o tesouro que têm nas mãos.

Apesar de parecer inúteis, esses pacotinhos de silica gel podem “salvar sua vida” em várias ocasiões do dia-a-dia. É quase como no caso do sal de cozinha e suas mil e uma utilidades que ninguém conhecia; ou mesmo as inúmeras possibilidades de uso da vodca dentro de casa. Coisas que deixam a vida mais fácil e a gente passa um tempão sem saber!

Como você vai ver na lista que preparamos hoje, a silica gel pode salvar seu celular, caso ele “resolva dar um mergulho” na piscina junto com você, ou caia na privada. A silica gel também pode acabar com aquele chulé matador que ninguém mais aguenta e, até mesmo, livrar peças de couro do mofo.

Interessante, não? O melhor de tudo é que as utilidades fantásticas desses pequenos saquinhos não param por aí. Aliás, depois de ler essa matéria, a gente pode garantir que você vai se convencer do benefício dessas bolinhas e nunca mais em sua vida vai jogar fora um pacotinho de silica gel. Quer apostar?

Confira as utilidades fantásticas da silica gel que você não conhecia:

1. Não deixa bijuterias escurecerem

1

Coloque um pacotinho de silica gel na caixinhas das bijus e evite que o tempo e a umidade as deixem escurecidas. Assim, elas não vão oxidar.

2. Mate o chulé matador

2

Sabe aquele sapato que você usa o dia todo? Ou mesmo aquele tênis que vem encharcado da academia? Um pacotinho de silica gel em cada um e é garantido que eles vão ficar sequinhos e sem chulé.

3. Prolongue a vida de documentos e outros papéis

3

Precisa conservar documentos ou não quer que a coleção de revistas fique mofada? Silica gel neles! Coloque alguns pacotinhos no armário em que os papéis estiverem e pronto.

4. Salve a vida do celular molhado

4

O celular molhou? Calma que tem jeito! Basta secar o aparelho com uma toalha, retirar o chip, separar a bateria e colocar o celular em um saquinho plástico com alguns saquinhos de silica gel.

Deixe o aparelho quieto, dessa forma, durante um ou dois dias inteiros. O celular vai secar e vai voltar a funcionar.

5. Economize com o pisca-pisca de Natal

5

Para manter as luzinhas de Natal longe da umidade durante todo o ano e não ter que comprá-las de novo na época de montar a árvore natalina, basta guardá-las em uma caixinha com alguns pacotinhos de silica gel. A dica vale também para outros eletrônicos que passam muito tempo sem uso.

6. Combata o mofo

6

Para livrar seu guarda-roupa do mofo, especialmente aquelas peças chiquérrimas de couro, como jaquetas e botas, é só espalhar alguns sachês de silica gel dentro do armário. Vale também colocar alguns saquinho dentro das peças, como no bolso da jaqueta, por exemplo.

7. Salve lentes de câmeras fotográficas

7

Limpar uma lente de câmera fotográfica usando pano é, praticamente, um tiro no pé, já que existe a possibilidade de riscá-la. A boa notícia é que se a lente estiver úmida, dá para secá-la sem precisar encostar nela.

O que você precisa fazer? Colocar um saquinho de silica gel sobre a lente, para que as bolinhas absorvam a umidade e evitem que ela fique embaçada. Ahhh… a dica também é válida para relógios!

OBS: Se notar que sua silica gel não está “dando conta do recado”, é porque ela pode estar úmida. Então, é só colocar o saquinho no sol por um tempo para que ela volte a funcionar. Agora, se o local for muito úmido, sua silica gel não vai durar para sempre: no máximo de 60 a 90 dias. Anotou aí?

Fontes: SOS Solteiros, Mundo Conectado