8 fatos desconhecidos que os olhos revelam sobre a saúde

Tem gente por aí que diz que os olhos são o espelho da alma, mas depois dessa matéria você vai perceber que eles refletem também coisas bem mais físicas. Isso porque, por mais que a gente não note, os olhos revelam sobre a saúde todo o tipo de infortúnios.

Por exemplo, aquela bolinha boba que, às vezes, aparece no olho, chamada de terçol. Na maioria dos casos, ela é apenas uma inflamação pequena. Entretanto, se for algo recorrente e que demora a sarar pode ser sinal de algo bem pior, sabia?

E o que dizer dos olhos irritados no final do dia? Nesse caso, seus olhos revelam sobre a saúde e sobre seus hábitos diários o costume de forçar a visão por longos períodos de tempo e a necessidade de descanso. Interessante, não?

Mas, como você vai ver, as coisas que os olhos revelam sobre a saúde estão longe de parar por aí. Na lista abaixo você confere outras doenças que podem se manifestar primeiro nos olhos e que, na maioria das vezes, a gente nem percebe.

OBS: caso você identifique alguns sintomas descritos em alguns dos casos abaixo, não exite em procurar ajuda especializada. O tratamento correto pode evitar um série de problemas mais graves, especialmente porque ninguém quer perder a visão, não é mesmo?

Confira 8 fatos desconhecidos que os olhos revelam sobre a saúde:

1. Terçol permanente

O problema, que surge quando a glândula sebácea entope, costuma deixar a região dos olhos doloridas e irritada, mas some em alguns dias. Porém, se o terçol permanecer, ele é um sinal de complicações. Conforme especialistas, esse pode ser um sintoma de carcinoma da glândula sebácea, ou seja, um tumor.

2. Queda de pelos da sobrancelha

Se você não tiver uma idade avançada, a queda de pelos da sobrancelha pode indicar estresse ou carência de nutrientes. Mas, o problema pode ser um pouco mais sério e se tratar de alopecia areata, uma doença que causa queda de pelos e cabelos; embora esse seja o caso de somente 0,1% dos pacientes.

Hipertireoidismo, ou seja, a falta de hormônios da glândula tireoide também costuma ser um motivador da queda de pelos da sobrancelha e, em casos mais extremos, até mesmo dos cabelos.

3. Olhos irritados

Olhos levemente irritados, meio ardidos e com a visão borrada podem ser sinal de que você está forçando sua visão, especialmente no computador. O problema tem se tornado tão comum que os médicos já deram até um apelidinho a ele: cansaço digital dos olhos ou síndrome do olho seco.

4. Pontos cegos

É comum dos olhos humanos ter pontos cegos, especialmente com relação à visão periférica. No entanto, perceber um ponto cego ao focar alguma coisa pode ser sinal de que você sofre com enxaqueca de aura, especialmente se o borrão vem acompanhado por pontos brilhantes ou ondulados. Normalmente, pessoas que relatam esse tipo de situação sofrem também com muita dor de cabeça, o que também é um sintoma da doença.

5. Olhos saltados

Esse pode ser um sintoma de hipertireoidismo, um outro problema na tireoide, mas que é caracterizado pela atividade exagerada da glândula. A condição muito comum também em pessoas com a Doença de Graves.

6. Icterícia

Outra coisa que os olhos revelam sobre a saúde é se existe algo errado com suas funções hepáticas. Icterícia ou esclerótica amarela, também conhecida como olhos amarelados são um sintoma de que algo vai mal em seu fígado.

7. Visão borrada

Especialmente se você for diabético, esse pode ser um péssimo sinal. Conforme especialistas, quando a visão fica borrada pode ser um sintoma de retinopatia diabética, estado que causa danos aos vasos sanguíneos na retina e que acaba interferindo na visão.

8. Visão dupla

Na verdade, se tratando da visão, qualquer alteração é um sinal de alerta. Portanto, caso esteja sofrendo com visão dupla, embaçada ou tenha perdido a capacidade de enxergar parcialmente ou por completo, procure um médico imediatamente. Segundo especialistas, se você não tiver problemas de visão, esses podem ser sintomas até mesmo de um derrame cerebral.

E aí, o que seus olhos revelam sobre a saúde, com base no que você acabou de ler? Será que você está bem? Agora, aproveitando todo esse papo sobre os olhos humanos, você pode gostar de conferir também porque os olhos castanhos são considerados os mais especiais pela Ciência.

Fonte: Incrível, Daily Health Post