Ciência & Tecnologia

Olhos castanhos: por que são os mais especiais para a Ciência

A Ciência entende que pessoas de olhos castanhos apresentam maior empatia e também outras características fisiológicas como resistência ao Sol

Em primeiro lugar, muita gente acha que ter olhos castanhos não significa nada de especial. Porém, há aqueles que pagam para fazer aplicações nos olhos e alterar a cor. No geral, faz-se isso para conseguir os tão desejados azul ou verde, por exemplo. Ademais, sem falar nas lentes de contato que alteram a tonalidade dos olhos.

Contudo, mesmo sendo motivo de insatisfação para muita gente, a verdade é que os olhos castanhos são considerados os mais especiais para a Ciência. Além disso, conforme estudiosos, eles são os mais resistentes à luz e contam com uma maior proteção contra os rios UV, do sol.

Sobretudo, os olhos castanhos também costumam estar ligados a traços mais “desejáveis” de personalidade. Por fim, segundo pesquisas, pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, por exemplo.

Empatia

E as vantagens não param por aí. Ainda sobre as características emocionais, pessoas com olhos castanhos se mostraram mais enérgicas. Além disso, são mais sensíveis à dor alheia que as pessoas de olhos claros. Isso, aliás, tornam esses indivíduos mais sociáveis e com uma facilidade maior de fazer amigos.

Mas, ao que tudo indica, essas não são as únicas vantagens de ter olhos castanhos. Conforme os testes, uma das características físicas mais valiosas dessas pessoas é o maior reflexo. Ou seja, elas reagem mais rapidamente quando pegas de surpresa. Apesar disso, não signifique que elas tenham uma visão melhor. Pelo menos, não foi comprovado ainda.

Olhos castanhos: por que são os mais especiais para a Ciência
Fonte: Diário de Biologia

E os olhos claros?

Agora, se seus olhos são claros, não fique triste. Além de serem, popularmente, considerados os mais bonitos, a Ciência também já encontrou algumas vantagens físicas e psicológicas de se ter olhos verdes ou azuis.

Como você já viu nessa outra matéria, pessoas de olhos azuis toleram melhor a dor e a angústia, especialmente no caso das mulheres. No caso delas, a resistência à dor do parto é muito maior e elas ainda têm menos indícios de sofrer com ansiedade e depressão pós-parto.

Interessante, não? A notícia ruim é que a Ciência ainda não sabe dizer, com exatidão, o que é responsável por essa relação entre as características físicas e psicológicas nos seres humanos.

O que se sabe até agora é que, independente de sua aparência, a tonalidade de seus olhos, cabelos e do tom da sua pele conta com suas vantagens e desvantagens e nenhuma é melhor que a outra na questão evolutiva.

E aí, aprendeu sobre olhos castanhos? Então leia sobre BCAA : o que é, como usar, benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Fonte e Imagens: Diário de Biologia

Próxima página »

Escolhidas para você