8 ilusões de ótica que vão te deixar agoniado

Você sabe o que é uma ilusão de ótica? Por mais complexo e relativamente perfeito que o corpo humano possa parecer. A realidade é que existem uma série de falhas em diversos sistemas do nosso corpo.

Assim como um computador, em determinadas situações o nosso cérebro, pode apresentar uma espécie de pane.

Provas disso, são os famosos tetos preto, sensação de cérebro congelado e escotoma, que nada mais é do que a perda de um campo visual.

As ilusões de ótica por exemplo, são provocadas por imagens ou situações em que o nosso cérebro acaba sendo “enganado” pelo nosso sistema visual. Projetando coisas que não existem, ou deixando de enxergar as coisas como elas realmente são.

Toda essa confusão pode resultar em uma grande agonia. Mas aparentemente a graça é exatamente essa.

Confira agora 8 ilusões de ótica que irão te deixar completamente agoniado:

1- Mulheres bonitas

Observe atentamente a foto a cima. Em tradução livre, o texto que podemos ler em inglês na imagem diz: “Lindas mulheres, certo? Vá em frente, olhe para elas do lado certo e veja o que acontece”.

Apesar da primeira imagem nos transmitir uma visão que em um primeiro momento parece bastante normal, apenas quando vemos a mesma imagem pelo ângulo correto dessa vez, podemos notar o grande efeito da ilusão de ótica. Agoniante, não?

2- Rápido ou devagar?

Ao se deparar com esse Gif, qual é a sensação que você tem? É como se você andasse em uma bicicleta pelos corredores de um hotel? A velocidade em que você se sente movimentar é condizente com a velocidade média que um ser humano costuma andar?

Bom a grande questão é que tudo não passa de uma incrível ilusão de ótica! Se você usar as suas mãos para cobrir o meio do corredor, ou seja, a metade de baixo da imagem, você irá notar que as paredes passarão incrivelmente rápido.

Agora se você usar as suas duas mãos para cobrir as laterais desse gif, perceberá que o corredor passa assustadoramente lento.

3- O que você vê?

Ao olhar para essa máscara, o que é que você vê? Um rosto perfeito, ou dois rostos se beijando? A realidade é que não existe uma resposta certa. Apenas uma incrível e agoniante ilusão de ótica.

4- Onde foi parar?

Nós realmente enxergamos a realidade? Ou apenas vemos aquilo que o nosso cérebro está disposto a ver? Essa ilusão de ótica é um bom exercício para te fazer pensar um pouco mais sobre isso.

Foque exclusivamente na bolinha verde que existe no centro do imagem. Com o tempo você irá perceber que as demais bolinhas amarelas irão simplesmente desaparecer!

5- Colisão

Sem dúvida alguma esse Gif é a verdadeira tradução da palavra: agonia. As barreiras pintadas no asfalto são tão reais, que a depender do ângulo, conseguem enganar a visão de qualquer um.

6- Qual é a realidade?

Ao olharmos para essa imagem, que propositalmente foi projetada para enganar a nossa visão, muitas são as dúvidas que podem nos surgir. Afinal, como justificar tal situação?

Uma pintura no chão? Uma pintura no teto? Um espelho talvez?

7- Indo ou vindo?

Imediatamente ao se deparar com esse Gif, o seu cérebro selecionará uma direção para enxergar o vagão em movimento. Mas se você piscar algumas vezes, perceberá que ele pode tanto estar indo, quanto vindo. E que a direção correta simplesmente é uma questão de ponto de vista.

8- Casa da ilusão

A depender do ângulo que se observa a imagem, pode ficar difícil de se chegar a uma conclusão. Afinal, o senhor e o seu cachorro estão na parte de dentro do imóvel? Ou na parte de fora?

Mas e para você caro leitor, qual dessas ilusões foi definitivamente a mais agoniante? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, confira também, mais “32 ilusões de ótica que vão confundir a sua mente”. 

Fontes: FatosDesconhecidos.