8 referências de Stranger Things que fazem a série irresistível

Você pode até não ter assistido Stranger Things ainda, mas, com certeza, já ouviu falar na nova série da Netflix, que está se tornando uma grande febre da internet. Isso porque, além do enredo mais que tenso da história, as referências aos clássicos dos anos 80 estão deixando os fãs dessa década tão marcante em verdadeira polvorosa.

A gente não queria fazer spoiler, mas aí vai: a obra dos irmãos Duffer conta sobre o sumiço misterioso de um garoto em uma cidade do interior dos Estados Unidos. A “coisa” responsável pelo desaparecimento, no entanto, não é o único personagem que garante o suspense da série, mas isso é algo que só os que assistem Stranger Things podem saber (ninguém aqui vai contar mais).

Mas, indo direto ao assunto, se você for um aficionado pela década de 80, a série é uma verdeira viagem ao passado, com direito a trilho sonora de qualidade e tudo. E, claro, o ponto alto de Stranger Things são as referências a alguns clássicos que marcaram o período, muitos deles obras que são a cara da Sessão da Tarde. Emocionante, não?

10

Abaixo, como você vai ver, preparamos uma lista com algumas das referências cinematográficas mais marcantes da série. Dentre elas, obviamente, estão alguns filmes de terror de tirar o fôlego e até algumas obras bonitinhas e cheias de aventura, como Os Goonies. Quer ver?

Confira 8 referências de Stranger Things que fazem a série irresistível:

1. Uma Noite Alucinante

1

O filme de 1983, na verdade, é uma referência imprescindível para uma obra que homenageia os anos 80. Aliás, o poster desse clássico trash, de Sam Raimi, aparece pendurado na casa dos Byers.

2. O Enigma de Outro Mundo

2

Para quem não notou, outro poster que aparece na série é o do filme O Enigma de Outro Mundo, de 1982. Mas, essa não é a única referência ao clássico paranoico de John Carpenter. Quando as crianças ligam para a casa do professor de ciências, para saber como construir um tanque de privação sensorial, advinha qual é o filme que o professor estava assistindo? Pois é.

3. Poltergeist

3

Logo no primeiro episódio, Joyce surpreende o filho com um ingresso para o filme, que ele estava proibido de assistir. O ingresso, claro, era para ver Poltergeist. Mas, ao longo da série, o que se percebe é que a própria vida de Joyce se torna bem parecida com o enredo do longa de 1982, já que ela passa a se comunicar com o filho perdido por meio de um portal aberto em sua parede.

4. Carrie, A Estranha

4

 

Alguém aí notou o quanto Eleven, a mocinha de cabeça raspada, em Stranger Things, se parece com a personagem Carrie, de Carrie, A Estranha? As personagens foram criadas por pais superprojetores e, apesar de meigas, podem fazer coisas terríveis quando provocadas. Isso, claro, sem contar o lado telepata aflorada de ambas as jovens.

5. Alien x Predador

5

O bichão que está tirando o sono dos personagens de Stranger Things é inspirado na aparência da criatura aterrorizante dos primeiros filmes de Alien. Isso, claro, sem contar que faz um grunhido tão assustador quando o do Predador.

6. Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca

6

Essa é outra referência “escondida” em Stranger Things. Há quem diga que os poderes mentais de Eleve se parecem muito com os do mestre Yoda, sem contar que o personagem de Star Wars realmente aparece na série, como o boneco de Mike. Isso sem contar que a obra de George Lucas é uma verdadeira febre entre os adolescentes dos anos 80, como mostra a parte em que mencionam o personagem Lando Calrissian.

7. A Hora do Pesadelo

7

Pelo menos de forma indireta, todas as vezes em que Eleven entra no tanque da privação sensorial está, na verdade, evocando Freddy Krueger, o monstro de A hora do Pesadelo. Além disso, a tática das duas obras para entrar em contato com outras dimensões é, praticamente, a mesma e envolve a confiança em outra pessoa para que um desperte o outro na hora certa.

8. Os Goonies

8

Essa, talvez, seja uma das referências mais perceptíveis na série Stranger Things. Claro que, na série, o enredo é bem mais tenso que o do filme de 1985, mas a presença das crianças e o espírito aventureiro delas são bastante simbólicos. Eles também são corajosos e costumam fazer as coisas sem a ajuda dos adultos.

E, para completar as “coisas estranhas” que você acabou de ler, confira ainda: 5 sinais de que você vive em uma casa mal assombrada e não sabe.

Fonte: Revista Galileu