Depressão é um mal que cada vez atinge mais pessoas. O mais curioso é que, mesmo diante de um número de diagnósticos que só cresce, quase ninguém sabe lidar com a situação quando um amigo ou familiar se vê depressivo.
Claro que muita gente tem preconceito com a doença. Muitos acreditam que ela não passa de uma atitude egoísta ou de uma forma de chamar atenção.
Mas, na maioria das vezes, o que acontece é que não sabemos oferecer o suporte necessário para a recuperação da outra pessoa.
Quer um bom exemplo disso? Nossas frases, que dizemos para ajudar a colocar a outra pessoa mais disposta, podem acabar atrapalhando mais que ajudando.
É por isso, aliás, que preparamos abaixo uma seleção com alguns tipos de discursos que não devem ser ditos a quem está em depressão.
Como ajudar alguém depressivo?
Como você vai perceber ao longo dessa matéria, se você quer ajudar alguém depressivo, o que você faz vale mais que o que você diz.
Portanto, ao invés de falar coisas dispensáveis, esteja presente na vida dessa pessoa que precisa de suporte. Se ofereça para fazer uma visita, para preparar uma refeição ou fazer alguma tarefa cotidiana que esteja difícil para ela, como ir ao banco.
Ouvir quem está depressivo é a grande recomendação dos especialistas. Isso demonstra seu apoio e mostra que a pessoa em dificuldades não está sozinha.
Confira 9 frases que você jamais deve dizer a alguém com depressão:
1. Depois de uma boa noite de sono você não vai nem se lembrar da depressão
Pessoas com depressão, além de ter problemas de alterações no sono, não é algo que se esqueça da noite para o dia, como uma mágoa, por exemplo. Depressão é uma doença, como a diabetes ou a hipertensão, por exemplo, que precisa de tratamento para ser controlada.
2. Você tem muito mais força que a depressão
Embora o tratamento realmente fortaleça a pessoa depressiva, você não deveria falar isso a ela em um momento de crise. Para quem está fundo na depressão a sensação de fraqueza é enorme e insistir para que a pessoa seja forte pode acabar gerando ainda mais sofrimento e sentimento de culpa.
3. É só uma fase, vai passar
Sim, é possível superar a depressão com o tratamento correto, mas dizer isso a alguém em meio a uma tristeza profunda e ainda não neutralizada é torturante. No meio do furacão, a pessoa não consegue vislumbrar o final do problema e seu único foco de atenção é a presente dor que tem enfrentado.
4. Conheço uma pessoa que toma remédio e ficou ótima. Você deveria tomar também
Primeira coisa: tomar remédios por conta própria nunca é uma boa ideia. Além disso, para tratar a depressão os remédios são individualizados, com orientação e supervisão de um psiquiatra.
Isso acontece, segundo especialistas, porque a compensação química no cérebro pode variar de uma hora para outra e, por isso, são sempre necessários ajustes nos antidepressivos.
5. Se você ocupar a cabeça com o trabalho vai esquecer disso
Depressão é uma doença, como já dissemos por aqui; e, por isso, não pode ser esquecida. Ela precisa ser tratada para ser controlada e para que, assim, a pessoa comece a tocar sua vida novamente.
Trabalho e estudos, no caso de pessoas depressivas, são um assunto delicado e podem causar a perda de foco, já que a vontade de quem está realmente mal é de não se levantar da cama.
É preciso que chefes e professores tenham paciência e compreensão com quem é diagnosticado com a doença para que o tratamento não seja prejudicado.
6. Muitos estão em situação pior que você
Sabe aquele tipo de coisa que só atrapalha? Essa frase é uma delas. Em está com depressão só consegue ver a vida com um filtro “cinza” e não existe uma escala de dor ou competição para saber qual sofrimento é maior ou pior.
7. Mantenha o foco nas coisas felizes
Como focar na parte feliz se uma pessoa com depressão vê a vida de uma maneira depressiva e acinzentada? Para enxergar a parte feliz da vida é preciso enxergar o mundo com lentes coloridas, coisa que se alguém nesse estado consegue fazer é por breves momentos.
8. O que você precisa é de relaxar mais
Estar depressivo não é uma questão de fadiga, mas uma questão de alterações cerebrais e fisiológicas. E tais alterações não dependem dos fatores externos.
Isso significa que uma pessoa com depressão pode relaxar que daí a um minuto o quadro depressivo vai voltar como era antes. Isso se a pessoa não estiver se tratando. E, sobretudo, quando ela tem ânimo de buscar alguma forma de relaxamento ou diversão.
9. Se precisar de alguma coisa, é só me chamar. Estou aqui!
A gente sabe que amigos e familiares que dizem isso têm a melhor das intenções. Mas, na verdade, quem está com depressão costuma se sentir um farto, um peso. Logo, você não precisa esperar que essa pessoa ligue, mesmo se estiver precisando de ajuda ou de companhia.
O certo, portanto, é você ir atrás de quem precisa de tratamento e companhia. Ou seja, sempre checar se está tudo bem e se ela está precisando de apoio.
E então, fez uma nota mental com o que não dizer de agora para frente? Agora, para mostrar o quanto esse assunto pode ser complexo, não deixe de conferir ainda: Suicídio: 16 fotos que provam que a depressão não tem uma cara definida.
Fonte: M de Mulher