9 filmes que deixam você mais inteligente depois de assisti-los

Nem todo mundo gosta, mas existem filmes por aí, produzidos por grandes estúdios hollywoodianos, que podem deixar você mais inteligentes depois de assisti-los. Isso acontece porque, na grande maioria, esse tipo de filmes ultrapassam a linha do entretenimento e transmitem mensagens mais complexa, que trabalham nossa mente.

Bons exemplos disso são os filmes mais “culte”, como você vai conferir abaixo. Normalmente eles usam realidades alternativas, ficção científica, futurismo e até mesmo a história de personagens, que viveram entre nós ou não, para criticar e fazer refletir.

Na lista abaixo, como você vai ver, fizemos uma seleção de filmes maravilhosos que, além de proporcionar um bom tempo pausa na vida, são opções perfeitas para quem quer afinar o senso crítico. Dentre os filmes que a gente aposta que podem deixar você mais inteligente estão clássicos como Laranja Mecância, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lebranças, Conta Comigo e assim por diante.

A dica é para que você tire o final de semana para conferir o que cada um desses longas podem trazer de bom para sua cabeça. E, se você já assistiu algum desses filmes e não se comoveu, melhor assisti-lo de novo, por que com certeza você não entendeu a crítica ou a mensagem que ele transmite.

Veja 9 filmes que deixam você mais inteligente depois de assisti-los:

1. Conta comigo

1

O filme, embora seja aparentemente infantil, traz uma mensagem interessante e mostra a perda da inocência de um grupo de amigos. Conta Comigo, hoje em dia, é um filme cult e emociona pessoas de todas as faixas etárias que o assistem.

2. Show de Truman

2

E se você descobrisse que sua vida inteira é uma mentira? É exatamente isso o que é retrato no filme, que critica e retrata o extremo dos reality shows.

O longa mostra a sociedade, viciada em televisão e seus enredos fictícios, sob o efeito do entretenimento de massa, sem senso crítico algum, e retrata ainda a falta de limites da mídia.

3. Natureza selvagem

3

Baseado em fatos reais, Natureza selvagem mostra a história de um jovem que saiu de casa para desbravar o mundo com usa mochila e acaba conhecendo o melhor e o pior do que um forasteiro pode encontrar pelo caminho, desde a alegria mais simples e mais profunda, até a dor, a foma, a solidão, o frio e o medo. Este filme faz com que as pessoas reflitam sobre seu próprio papel na sociedade e sobre a necessidade de sair do comodismo.

4. Laranja Mecânica

4

Um dos filmes mais ácidos, críticos e densos dessa lista, Laranja Mecânica, com certeza, deixa você mais inteligente. E, detalhe: não é um filme para se assistir uma vez apenas. A cada vez que você o vê, novos aspectos críticos e premonitórios são percebidos.

O longa retrata a hipocrisia da falta de milites dos jovens e os métodos, usados mais tarde, para contem a violência (com a violência) e a indisciplina. Política também é um ponto forte do enredo.

5. Cidade dos sonhos

5

Este é um dos filmes que faz de você uma pessoa mais inteligente devido à complexidade de seu enredo e, especialmente, da dificuldade das pessoas em desvendá-lo completamente. Cidade dos sonhos é um filme confuso e estranho, que abre possibilidades de várias interpretações e, por isso, mexe tanto e há tanto tempo com a mente das pessoas.

6. Donnie Darko

6

A primeira impressão de quem o assiste é de que o filme se trata de uma obra adolescente, no entanto, seu roteiro se revela muito mais profundo. O tom sombrio dos acontecimentos e personagens também é um dos pontos marcantes do longa.

7. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

7

Se você pensa que Jim Carrey é só comédia, fique sabendo que este é um dos filmes mais profundos e perturbadores já feitos por Hollywood. O longa usa realidade futurista para nos fazer refletir sobre o poder da tecnologia e sobre a intensidade de nossos sonhos e remorsos.

8. As Horas

8

O filme mescla ficção e fatos históricos, literatura e emoções íntimas para retratar sua história. Tudo isso está presente na história de três mulheres diferentes, que vivem em períodos diferentes e estão ligadas ao livro Mrs Dalloway, de Virginia Woolf.

9. Amnésia

9

O suspense, com certeza, é um dos charmes deste filme. A história deixa você mais inteligente por ser envolvente e intrigante e funcionar como um quebra-cabeça, cheia de reviravoltas e com um final que quase ninguém consegue imaginar.

E agora que você conhece os filmes que deixam você mais inteligente, chegou a hora de conhecer a lista que faz você morrer de medo. Cofira quais são os 10 melhores filmes de terror baseados em fatos reais.

Fonte: Vix