Algumas civilizações antigas comemoravam o "Ano Novo" em Março para marcar a chegada da primavera. Já o Império Romano celebrava a data antes, em homenagem ao deus Jano, que simbolizava as transições da vida.
Como Jano era um deus pagão, a data enfrentava a resistência da Igreja; que só cedeu muito mais tarde, no século XVI. Foi quando a data foi oficialmente adotada pelo calendário gregoriano, com a aprovação do papa Gregório XIII.
Iniciar um Ano Novo representa uma nova fase, novos ares, e novas esperanças. As pessoas fazem o uso desse momento para tentar abandonar velhos maus hábitos, além de focar em objetivos futuros. Mas existem diferentes tradições:
O Festival da Primavera, como é chamado o ano novo chinês, possui uma abundancia de cores. A data é definida pelas fases da lua, e acontece em fevereiro. Cada ano simboliza um animal do zodíaco na cultura chinesa. No total, são 12.
1
O ano novo tailandês marca a mudança da estação, assim como o calendário indiano dita. Toda a festa gira em torno da água. Além de lavarem as estátuas de buda, as pessoas saem as ruas para molhar tudo e todos, numa verdadeira festa.
2
O Goody Padva, ano novo indiano, é celebrado em março, e cada região segue o seu próprio ritual, fazendo com que hajam festas de ano novo durante muitas épocas do ano. No geral são festas marcadas por muitas danças e cores nas ruas.
3
O ano novo em Israel acontece em outubro, quando as pessoas se reúnem no Rosh Hashaná. Durante a liturgia é soprado um chifre: o shofar, que simboliza a chamada ao juízo divino. Entre outras tradições específicas do judaísmo.
4
Em países islâmicos, os anos são calculados a partir da Hégira – o momento em que o profeta Maomé levou os muçulmanos de Meca para Medina -, fazendo com que o ano comece no primeiro dia do mês de Muharram, que pode variar
5
O ano novo na Grécia gira em torno de São Basílio, o patrono dos pobres. O prato principal é a vasilopita, um pão doce decorado com massa, bagas e nozes, onde é introduzida uma moeda: quem tocar na peça será o mais feliz.
6
Apesar de quase todo o Reino Unido usar o calendário gregoriano como nós, uma pequena vila em Pembrokeshire resolveu fazer diferente. Eles celebram o ano novo com tradições anteriores ao século XVIII, do dia 13 a 14 de janeiro.
7