A cera de ouvido “normal” é uma cor laranja-marrom. Se a cera do ouvido parecer mais amarelo-esverdeado, isso pode ser um sinal de infecção, por isso marque uma consulta com um médico para verificar o que está acontecendo.
1
Cera de ouvido escamosa pode ser um sinal de eczema. Então, se você tiver cera de ouvido escamosa e notar erupções cutâneas em outras partes do corpo, o eczema pode ser a causa subjacente, mas não se preocupe, é algo tratável.
2
A cera do ouvido não deve ter odor. Se isso acontecer, pode ser um sinal de uma infecção que precisa ser tratada por um médico. Além disso, também pode significar que seu tímpano foi rompido.
3
A cera de ouvido aquosa após um treino é normal devido ao aumento do suor, mas se você notar que a cera vaza do seu ouvido em outras ocasiões, pode ser um sinal de uma infecção chamada orelha de nadador. Procure um médico.
4
No geral, você não deve ser capaz de sentir a cera no ouvido. Se você fizer isso, isso pode significar que seus ouvidos estão bloqueados com cera em excesso e precisam ser limpos por um profissional. Não tente usar cotonetes, pois eles não limpam a cera do ouvido, apenas empurram mais para baixo.
5
Uma ocasional coceira na orelha não é motivo para preocupação. Mas se você nunca consegue satisfazer a coceira, não importa o quanto coça, pode estar com uma infecção no ouvido, e por isso precisa buscar um médico.
6
A cera mais escura é um produto do envelhecimento e é totalmente normal, e geralmente não há necessidade de se preocupar com isso. No entanto, você deve verificar novamente se não há sangue seco presente que o torne mais escuro.
7
Se você não tiver nenhum outro sintoma, isso pode significar que você teve alguma lesão interna na orelha. Dessa forma, esses pequenos ferimentos podem acontecer facilmente, pois há muitos vasos sanguíneos em seus ouvidos.
8