Saúde

Como tirar cera do ouvido em casa

A cera de ouvido é uma substância pegajosa que pode ser um incômodo às vezes. Mas, é seguro removê-la em casa? Leia e descubra!

A cera de ouvido pode ser nojenta, mas a verdade é que não é necessário do ponto de vista médico removê-la. Em suma, a cera de ouvido ou cerúmen é produzida por glândulas na parte externa do canal auditivo.

Portanto, ela ajuda a manter o ouvido saudável impedindo que poeira, sujeira e outras substâncias entrem no canal auditivo. Além disso, a cera de ouvido também ajuda a manter o equilíbrio de ácido do canal auditivo e ajuda a protegê-los de infecções.

Normalmente, os ouvidos se limpam constantemente, movendo lentamente o cerúmen e os resíduos para fora da abertura do canal auditivo. Na maioria das vezes, não vemos esse processo de limpeza acontecer. A seguir você confere em quais situações é necessário remover a cera de ouvido.

Quais os tipos de cera de ouvido?

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar é preciso saber que existem três tipos de cera de ouvido:

  • Cera fresca: é macia e amarela que denota uma produção recente;
  • Cera antiga: o cerúmen mais antigo é marrom ou preto, podendo até parecer sangue seco;
  • Cerúmen seco: a cera também pode ser seca, branca e escamosa.

Excesso de cera no ouvido pode ser desconfortável. Então, se houver cera demais no canal auditivo, ela pode agir como um tampão de ouvido, bloqueando o som que entra no ouvido e dificultando a audição.

Continua após a publicidade

Todavia, não se sabe ao certo por que algumas pessoas têm problemas com cera de ouvido e outras não. Aliás, os idosos tendem a ter mais problemas com cerúmen do que os adultos mais jovens.

Ademais, usuários de aparelhos auditivos devem observar o acúmulo de cerúmen porque o molde do aparelho auditivo atua como uma represa, impedindo que a cera saia do canal auditivo.

Continua após a publicidade

Quando a cera de ouvido é um problema?

Dores de ouvido, sensação de eco no ouvido, perda auditiva e zumbido no ouvido são sinais comuns de bloqueio de cera de ouvido. Desse modo, se a cera do ouvido não for removida, pode desenvolver-se uma infecção.

Isso incluiria forte dor de ouvido que não cessa e febre. No entanto, ao apresentar algum desses sintomas é preciso procurar um médico, uma vez que também podem ser sinais de uma doença mais grave.

Como limpar o cerúmen em casa?

Como remover cera de ouvido em casa?

Continua após a publicidade

Se a cera for excessiva e bloquear a passagem do seu ouvido, é preciso limpar o canal auditivo. No entanto, se isso for feito de forma incorreta um objeto pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo ao invés de removê-la.

Com efeito, isso pode endurecer a cera e causar uma perda repentina da audição ou dor de ouvido.

Portanto, nunca tente remover o cerúmen sozinho com objetos como cotonete, chave do carro, grampo de cabelo, palito de dente, palito de fósforo ou jato de água de alta pressão.

Essas ferramentas não são seguras para remover a cera do ouvido e geralmente empurram a cera ainda mais para baixo no canal auditivo em direção ao tímpano.

Continua após a publicidade

Além disso, ao tentar limpar cera com esses objetos, eles podem danificar os ossos pequenos do ouvido médio atrás do tímpano. Ademais, podem até danificar o ouvido interno, causando perda auditiva permanente.

O que usar para remover o cerúmem?

Como remover cera de ouvido em casa?

Então, já que nossos ouvidos limpam a si mesmos, a maioria das pessoas não precisa se preocupar em limpar seus ouvidos ou remover a cera. No entanto, se você sofre com o excesso de cera, procure um especialista para fazer uma remoção mais segura.

Outras alternativas para se livrar da cera incluem medicamentos de venda livre, peróxido de hidrogênio, óleo de bebê ou óleo mineral. Esses produtos podem ajudar a amolecer a cera e incentivá-la a cair do ouvido por conta própria.

Continua após a publicidade

Contudo, se o acúmulo justificar a remoção imediata, seu médico usará instrumentos especiais para removê-lo manualmente.

Bibliografia

PROKOP-PRIGGE, Katharine A. et al. Identification of volatile organic compounds in human cerumen. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. Vol. 953-954. 48-52, 2014

COLEFORD HEALTH CENTRE – NHS. Blocked ears (wax) self-care guidelines for patients.

HARVARD HEALTH PUBLISHING. Got an ear full? Here’s some advice. 2018. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/got-an-ear-full>.

Continua após a publicidade

HEALTHLINE. How to Safely Remove Hard, Dry Earwax. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/dry-earwax>.

Se você achou este conteúdo interessante, leia também: Fases do sono: quais são os ciclos do sono e como funcionam

Próxima página »

Escolhidas para você