O desaparecimento de Amelia Earhart é possivelmente o mais famoso mistério da aviação não resolvido. Em suma, a aviadora pioneira estava em seu voo mais ambicioso até agora, competindo para se tornar a primeira mulher a voar ao redor do mundo. Muitas teorias existem atualmente, mas o destino dela e de seu co-piloto, Fred Noonan, permanece desconhecido.
Um avião de combate da Royal Air Force caiu nas areias escaldantes do Saara egípcio em 28 de junho de 1942. Seu piloto nunca mais foi ouvido e o P-40 Kittyhawk danificado foi considerado perdido para sempre.
“Vamos para o Sol!” Esta foi a última mensagem enviada pelo operador telegráfico do avião antissubmarino Grumman, que desapareceu em 1 de julho de 1969, no mar de Alboran, ao largo da costa de Almeria.
Na tarde de 5 de dezembro de 1945, alguns bombardeiros americanos desapareceram em pleno voo sobre o triângulo imaginário localizado entre as ilhas das Bermudas, Flórida e Porto Rico (no Atlântico), durante uma missão de treinamento, dando origem à lenda do Triângulo das Bermudas.
Um Avro Lancastrian decolou de Buenos Aires com destino a Santiago do Chile em 1947. Quatro minutos antes de pousar em Santiago, a aeronave informou sua hora de chegada, mas o avião nunca apareceu em seu destino. Por mais de meio século, o mistério deste acidente tentou ser explicado com base em encontros com supostos OVNIs.
Em 1996, um avião com destino a Paris explodiu no ar logo após decolar de Nova York, matando todas as 230 pessoas a bordo. Testemunhas disseram que viram um flash de luz e uma bola de fogo, levando a suspeitas de que terroristas teriam atingido o avião com um foguete. Outros disseram que a explosão foi causada por um meteoro ou um míssil.
Em 2003, um Boeing 727 desapareceu em Luanda, capital de Angola. O avião decolou do aeroporto internacional Quatro de Fevereiro em 25 de maio, com destino a Burkina Faso. Aliás, ele partiu com as luzes apagadas e um transponder com defeito.
Em 2009, o voo 447 da Air France que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris desapareceu no Oceano Atlântico, sem deixar sinal de socorro, com 216 passageiros e 12 tripulantes a bordo.
O voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu do radar em 8 de março, duas horas depois de decolar da capital da Malásia, Kuala Lumpur, a caminho de Pequim com 227 passageiros e uma tripulação de 12 membros a bordo. Uma intensa busca foi imediatamente feita, principalmente no Mar da China Meridional.
Foi em 6 de abril de 2022 que autoridades informaram sobre o desaparecimento de um avião catarinense na província de Comodoro Rivadavia, na Argentina. À bordo, estavam 3 tripulantes. As buscas foram suspensas por falta de vestígios, e o caso segue um mistério.