Curiosidades

Acidentes de avião, 10 piores acidentes já registrados na história

Pouco frequentes, mas sempre dramáticos, os acidentes de avião sempre chocam pelas proporções. Confira alguns dos piores casos até hoje.

Atualizado em 22/06/2019
Por Emilly Krishna

Desde a criação do avião por Santos Dumont, houve muitos equívocos. Primeiro, porque era uma máquina à qual nunca haviam visto, e segundo, porque ela começou a ser usada também como uma ferramenta de guerra por parte de alguns países, causando então grandes acidentes de avião.

Contudo, os tempos mudaram e hoje em dia os aviões são mais usados pelos civis, como meio de transporte. Porém, mesmo assim ainda ocorrem casos terríveis de acidentes de avião.

E o nosso assunto de hoje, será exatamente esse. Aliás, nós iremos lhe apresentar agora os 10 piores acidentes de avião da história.

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Confira agora.

Os 10 piores acidentes de avião da história

1) Acidente de Tenerife- Pan Am e KLM

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Primeiramente, esse acidente ocorreu no dia 27 de março de 1977, nas Ilhas Canárias-Tenerife da Espanha. O acidente ocorreu após a colisão entre dois aviões Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines e outro da Pan American World Airways.

Basicamente, o acidente começou quando uma bomba explodiu no aeroporto de Gran Canaria, em uma das Ilhas Canárias. No entanto, houve uma ameça de uma segunda bomba, e por conta disso houve uma certa confusão e alguns erros consecutivos no controle das decolagens e aterrissagens.

No entanto, foi exatamente por conta dos erros e da confusão que os aviões se chocaram próximo ao solo solo do aeroporto. E isso levou a morte de 248 passageiros do avião KLM, e 335 do avião Pam Am. Resultando então em 583 mortes.

2) Acidente do Japan Airlines Voo 123

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Já esse é o segundo mais grave dos acidentes de avião. Ele ocorreu no dia 12 de agosto de 1985 no Japão. Basicamente, esse acidente, se iniciou no ano de 1978, quando a aeronave Boeing 747SR-46 sofreu um dano na fuselagem durante um voo.

Sobretudo, após esse ocorrido a equipe da Boeing reparou os danos, e ainda garantiu a segurança. Porém, essa garantia deles durante somente sete anos. Pois, em 1985 o mesmo avião, pouco tempo depois, após decolar de Tóquio com destino a Osaka seu traseiro que controla a pressão explodiu.

Vale ressaltar que o acidente ocorreu na mesma área do acidente de 1978, porém dessa vez causou sérios danos. Portanto, o avião perdeu a altitude e caiu, e com isso 520 dos seus 524 passageiros morreram na explosão.

3) Acidente de Charkhi Dadri

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Primeiramente, esse acidente ocorreu no dia 12 de novembro de 1996 na Índia, na região Charkhi Dadri. Basicamente, esse acidente foi uma colisão entre os aviões Boeing 747-168B da Saudi Arabian Airlines e o Ilyushin Il-76TD, da Kazakhstan Airlines.

De acordo com alguns investigações sobre esse acidente que matou todos que estavam a bordo, ou seja, 349 pessoas, ocorreu por conta de algumas falhas de comunicação entre as aeronaves. Dizem que o avião da Kazakhstan Airlines, em um certo momento, reduziu a sua altura de voo sem autorização e aviso.

4) Acidente de Ermenonville- THY

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Já esse acidente ocorreu no dia 03 de março de 1974, em paris- França. No entanto, o acidente envolveu o avião DC-10-10 (McDonnell Douglas), que no caso era o voo 981 da Turkish Airlines. O qual saiu de Istambul com destino a Londres.

Porém, na região de Paris, na floresta de Ermenonville ele caiu, após fazer uma escala. De acordo com a investigação uma escotilha traseira se danificou, levando a despressurização. No entanto, isso fez com que os pilotos perdessem o controle da aeronave e caísse. Assim sendo, o acidente levou a morte de 346 pessoas.

5) Acidente do Air India Voo 182

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Basicamente, esse acidente o qual foi considerado como um atentado terrorista, ocorreu no dia 23 de junho de 1985. Sobretudo, o avião Boeing 747-237B da Air-India chegou em Toronto, no Canadá, depois de voar por Bombaim, Delhi e Frankfurt.

Após reparos no avião ele partiu para Montreal, mudando então após a chegada de voo 181 para 182. Após a troca ele se preparou para voltar para Bombaim, com paradas em Londres e Delhi. No entanto, no caminho de Londres, no Oceano Atlântico houve uma explosão no compartimento de carga, que fez com que o avião se dividisse ao meio.

Assim sendo, após a explosão todos os 329 passageiros morreram. Portanto, como já dissemos esse acidente foi considerado como um ataque terrorista, pois de acordo com algumas reportagens, as gravações do aeroporto mostrou que um certo passageiro despachou a sua bagagem, mas não embarcou.

No entanto, a suspeita é que extremistas Sikh, que lutam na Índia, tenham promovido o atentado.

6) Acidente do Saudia Arabian Voo 163

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Enquanto esse acidente que ocorreu no dia 19 de agosto de 1980, ocorreu na Arábia Saudita. No caso o avião Lockheed L-1011 TriStar 200 da Saudia Arabian Airlines fez um voo doméstico entre o Riyadh International Airport e o Jeddah-King Abdulaziz International Airport.

No entanto, assim que o avião decolou de Riyadh ele pegou fogo, porém conseguiu fazer um pouso de emergência. Mas, mesmo assim todos os 301 passageiros a bordo morreram. De acordo com algumas investigações o erro partiu do comandante da aeronave.

7) Iran Air Acidente do Iran Air Voo 655

Confira agora os piores acidentes de avião da história

O sétimo acidente dos piores acidentes de avião da história, aconteceu no dia 03 de julho de 1988. Foi basicamente um erro dos Estados Unidos. O voo civil Airbus A300B2-203 da Iran Air viajava entre Teerã, no Irã, e Dubai, nos Emirados Árabes.

Porém, nesse seu trajeto, no Oceano Índico, ele foi atingido por um míssil americano, o qual foi disparado por um cruzador da Marinha americana, o USS Vincennes. No entanto, o governo americano como explicação da tragédia, alegou que suspeitou do avião. Mas, que não sabiam que ele estava transportando civis.

Assim sendo, esse acidente levou a morte de 290 passageiros. E por isso, a Corte Internacional de Justiça condenou os Estados Unidos a pagar 61,8 milhões de dólares em indenizações para as famílias. No entanto, esse fato gerou uma crise diplomática.

8)Acidente da Guarda Revolucionária do Irã

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Basicamente, ainda não possui a causa verídica desse acidente que ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2003, na região montanhosa de Kerman, com o avião Ilyushin Il-76MD. Primeiramente, os investigadores observaram que as condições do tempo eram péssimas no momento do acidente. Ou seja, esse pode ter sido um motivo do acidente.

Porém, também observaram que a aeronave carregava 275 passageiros, sendo que ela suportava menos de 200 pessoas. e isso fez com que suspeitassem de que na verdade, eles teriam colidido com outro avião no ar. Sobretudo, um tempo depois, o grupo extremista abu-Bakr, sem contar detalhes, afirmou terem sido os responsáveis pelo acidente que matou 275 pessoas.

9) American Airlines Acidente de Chicago

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Já esse acidente do dia 25 de Maio de 1979, ocorreu com um avião DC-10-10 (McDonnell Douglas), com voo 191 da American Airlines. No entanto, esse voo saiu do Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, para Los Angeles. Porém, assim que ele chegou em Chicago, ele perdeu o controle e caiu.

Assim sendo, o acidente deixou 273 pessoas mortas. No caso foram 271 passageiros e outras duas pessoas no solo.

10) Acidente do Korean Air Lines voo 007

Confira agora os piores acidentes de avião da história

Já o último acidente dos piores acidentes de avião da história, ocorreu no dia 1º de setembro de 1983 no Oceano Pacífico. Basicamente, o voo entre Nova York e Seul, o qual no momento passava pelo Mar do Japão foi atingido por mísseis de um navio da Marinha soviética.

Portanto, esse acidente deixou 269 pessoas mortas, dentre eles o congressista americano Lawrence McDonald. E isso fez com que causasse uma crise diplomática entre os dois rivais da Guerra Fria. Sobretudo, no início os soviéticos negaram envolvimento com o acidente. Porém tempos depois eles admitiram a culpa. Alegando que o avião havia invadido o espaço aéreo deles, na região do Alasca.

O que achou dos 10 piores acidentes de avião? Já sabia de todos?

Leia mais: 7 acidentes horríveis que aconteceram em parques de diversão

Fontes: Exame.abril, Aventuras na História

Imagens: Exame.abril, Aventuras na história

Próxima página »

Escolhidas para você