Você gosta de aves? Então, precisa conhecer a agapornis. Primeiramente, essa ave é um psitacídeo pequeno. Ela mede cerca de 12 a 18 centímetros e tem uma expectativa de vida aproximada de 10 a 18 anos.
Além disso, é uma ave exótica. Portanto, grande parte de suas espécies vem das regiões africanas próximas à linha do equador. Em resumo, é uma ave que lembra muito os mini papagaios que vemos por aqui.
Origem da agapornis
É o pássaro do amor, pois ao traduzir “ágape” é amor e “ornis” é pássaro. Com toda a certeza, essas aves com penas de cores vibrantes no azul, amarelo, laranja e verde são encantadoras para os humanos e os seus parceiros. É até difícil acreditar, mas elas são monogâmicas e escolhem apenas um parceiro para se relacionar.
Basicamente, as espécies mais comuns são: fisher, personata e o roseicollis. Você vai conhecer mais alguns tipos aqui neste texto.
Espécies
Agapornis-roseicollis
Sua cor é avermelhada na cara e o corpo verde. Além disso, chega a medir de 15 a 17 centímetros. Para identificar se é fêmea ou macho é possível pela coloração, pois geralmente a fêmea é mais pálida.
Agapornis-pullaria
Igualmente à roseicollis, essa espécie também possui a cara vermelha e o corpo verde. Ela também chega a medir 15 centímetros.
Aqui a identificação do sexo acontece pela cor do bico. Assim o bico da fêmea geralmente é mais pálido, já o do macho é bem vermelho.
Agapornis-personata
Essa é conhecida como mascarada, justamente por conta da coloração preta ou marrom na cara. Além disso, mede entre 12,5 e 15 centímetros.
Agapornis-lilianae
Essa é uma das menores agapornis, pois o seu tamanho é de aproximadamente de 13cm. A cabeça é laranja e na parte de trás tem a cor verde que é predominante em todo o corpo.
Agapornis-cana
A princípio, essa espécie tem origem na ilha de Madagascar e tem aproximadamente 14 centímetros. Então o macho caracteriza-se pela cabeça branca e o resto do corpo com tons de verde, já a fêmea é toda verde.
Agapornis-nigrigenis
Tem o bico vermelho, a cara preta e círculos branco ao redor dos olhos. No entanto, a cor predominante do corpo são tons de verde.
Agapornis-swinderniana
Essa espécie é original das florestas e, se domesticada, ela logo morre por não se adaptar a nova alimentação.
Agapornis-fischeri
O que diferencia essa espécie é o início de seu rabo que é azul e que logo depois começa a ficar verde. Já a cabeça é sempre em tons de amarelo ou vermelho. Tem entre 14 e 15 centímetros.
Agapornis-taranta
Essa é a maior espécie da ave e chega a medir entre até 18 centímetros. O macho é o único que tem a cara vermelha. No entanto, a fêmea é toda verde.
Habitat para a ave
Forneça uma gaiola grande o suficiente para seu mascote. Aliás, uma gaiola de 60 centímetros de altura por 30 centímetros de comprimento é o tamanho mínimo para um agapornis.
Mas com uma gaiola desse tamanho, você precisa dar a ela um tempo diário fora da gaiola para exercícios e interação. Além disso, providencie alguns poleiros ou galhos, aparas de jornal ou de madeira para cobrir o chão e pratos que não derramem água e comida.
Um viveiro externo também é uma boa opção se você tiver mais de um pássaro. Certifique-se de que o recinto mantenha a entrada de cães, gatos, aves de rapina, ratos, cobras ou outros predadores.
Dieta dos Agapornis
Os agapornis são principalmente comedores de sementes, frutas e grãos. Eles se dão bem comendo uma mistura comercial de ração de qualidade que contém de 12 a 16 por cento de proteína ou uma mistura de sementes de pássaros.
Eles também adoram frutas como maçãs picadas, brócolis, aveia, verduras e minhocas. Cascas de ovo ou ostras esmagadas são uma excelente fonte de cálcio. Você também precisa dar-lhes ração de pássaro para ajudá-los a digerir a comida e um suprimento constante de água fresca.
Saúde e Higiene
Os agapornis são geralmente pássaros saudáveis e resistentes. No entanto, eles são suscetíveis a várias cepas da bactéria Salmonella, uma infecção por protozoário chamada Tricomíase e uma doença intestinal chamada Coccidiose. A melhor maneira de prevenir esses problemas de saúde é limpar regularmente o habitat de seu pássaro.
Portanto, use pratos de água e comida cobertos para evitar a contaminação por excrementos de pássaros e esterilize-os semanalmente. Se seu pássaro parece letárgico, tem penas caídas ou esvoaçantes ou tem fezes verdes aquosas, coloque-o em quarentena e procure atendimento veterinário imediato.
E aí, gostou da matéria? Veja essa a seguir: Papa-léguas existe de verdade? Qual bicho ele é na vida real?
Fontes: Bicho Ideal; Meus Animais; Melhores Amigos.
Imagens: Wikipedia, Tiendanimal