Ciência & Tecnologia

Água com gás não é tão inocente assim e pode até engordar

Se você apela para a água com gás no lugar do refrigerante, cuidado! Conforme especialistas as notícias não são boas e ela pode até estar engordando você.

Se você está tentando se livrar do refrigerante ou troca a bebida alcoólica, naquela saída com os amigos, por água com gás, a notícia que temos para você não é nada boa. Segundo especialistas, essa não é uma opção tão saudável e inocente quanto as pessoas costumam imaginar e, embora não tenha calorias representativas, a verdade é que a água com gás pode até mesmo fazer você engordar.

De acordo com especialistas, o grande vilão naquele gole de água gaseificada que você toma com a consciência limpa é o chamado dióxido de carbono. É ele que, sob pressão, gaseifica artificialmente a água mineral.

Água com gás aumenta a fome

Embora ele não deixe a bebida açucarada e nem aumente seu valor energético, ele faz com que a água com gás desperte a sensação de fome. Isso acaba fazendo com que as pessoas comam mais do que comeriam se estivessem bebendo apenas um copo de água normal.

Continua após a publicidade

E isso não é apenas um efeito psicológico. Conforme pesquisas realizadas sobre o assunto, por causa do tal dióxido de carbono, a água com gás aumenta os níveis de grelina, hormônio responsável pela fome, em até 6 vezes.

Continua após a publicidade

Água com gás corrói os dentes!?

Outra polêmica relacionada ao consumo de água com gás é com relação à acidez. Alguns dentistas, como o londrino Adam Thorne, afirmam que a água gaseificada é extremamente ácida e pode acabar desgastando o esmalte dos dentes, deixando nossa dentição fragilizada e amarelada em longo prazo.

Mas, como dissemos, o assunto é polêmico e existem controvérsias. Outros especialistas, como Edmond R. Hewlett, da American Dental Association; o que torna a água ácida não é o gás, mas a adição de sabores.

Continua após a publicidade

Segundo ele, estudos já apontaram que água com gás sem sabor tem o potencial corrosivo mínimo, assim como a água mineral livre de gaseificação. Por isso, ela não representaria risco ao esmalte dos dentes.

Na dúvida, sem gás

Agora, quanto à parte que ela nos deixa gordinhos, infelizmente, não há discussões do contrário. Então, se você estiver visando o emagrecimento e a saúde, o melhor mesmo é não arriscar e pedir um simples copo de água “normal”.

Continua após a publicidade

Aliás, por falar em água, se você não costuma se hidratar muito ao longo do dia, essa outra matéria vai abrir seus olhos (e te dar MUITA sede): O que acontece em seu corpo se você NÃo beber água.

Fonte: Mega Curioso, The Sun

Próxima página »

Escolhidas para você