O que acontece em seu corpo se você NÃo beber água

Todo mundo sabe que beber água é importante para a saúde, que não dá para viver sem beber água, mas não é bem isso que as pessoas fazem. Tem sempre alguém que tem o hábito de não beber água por horas a fio, prefere um copo de refrigerante ou suco no lugar e assim por diante, sem ter consciência do mal que está fazendo a si mesmo.

Isso porque, boa parte das pessoas não sabe, mas não beber água pode levar à morte! No entanto, até o momento fatal, muita coisa (ruim) acontece dentro do corpo de alguém que não tem o costume de se hidratar corretamente.

Um pouco desses efeitos devastadores da falta de água no corpo você confere na lista abaixo. Como você vai perceber, tudo depende da água que você bebe, até mesmo a saúde de seus olhos. Dá para acreditar?

10

Viu como a coisa toda é séria? Não beber água causa muito mais coisas que sede. A desidratação é algo bastante perigoso para o corpo e se manifesta de várias formas, como você confere abaixo.

Descubra o que acontece em seu corpo se você não beber água:

1. Temperatura corporal desregulada

1

Um dos primeiros sinais de desidratação é pode ser notado na temperatura corporal. Isso pode se tornar mais evidente durante a prática de exercícios físicos;

2. Função renal comprometida

2

Não beber água também é um pena fatal para seus rins. Isso porque a água facilita a filtragem que estes órgãos são encarregados de fazer para eliminar toxinas e reduzir os riscos de infecções urinárias e cálculos (conhecidos também como “pedras”).

3. Intestino lento

3

Outro problema clássico ligado a não beber água e que pouca gente sabe é o mau funcionamento do intestino. Somente um corpo devidamente hidratado consegue produzir as enzimas digestivas necessárias, além do suco gástrico, da saliva e do muco de todo o trato digestivo, para uma boa digestão e absorção de nutrientes. E este processo só é bem sucedido quando termina com o descarte natural, digamos assim, do que seu corpo não utiliza.

4. Olhos desidratados

4

Ninguém pensa nisso, mas não beber água também compromete a saúde de seus olhos. Isso porque, se o organismo está desidratado, a produção de lágrimas fica comprometida e isso enfraquece a proteção natural de nossos olhos contra infecções causadas por vírus e bactérias.

5. Dificuldade em perder peso

5

Sabia que a falta de resultados positivos em sua dieta pode ser consequência da pouca quantidade de água que você bebe? Isso acontece, curiosamente, porque nosso organismo nos faz confundir sede com fome e nos faz comer sem necessidade. Então sim, você tomar um copo de água e a tal fome passar, era só sede!

Além disso, não beber água favorece a retenção de líquido. Este, aliás, costuma ser a grande razão de inchaços e dos pesos extras na balança.

6. Cansaço recorrente

11

 

Se você está sempre cansado, mesmo depois de um boa noite de sono, este também pode ser um sinal de desidratação. Isso acontece porque a falta de água desacelera a ação enzimática e causa a fadiga que abate sua disposição do dia-a-dia.

7. Queda de pressão

6

E, se seu corpo está em desequilíbrio, sua pressão sanguínea também acaba entrando em conflito. A falta de água faz com que o volume sanguíneo reduza e, como consequência, sua pressão cai.

8. Mau hálito

7

O mau hálito causado por não beber água é um problema muito maior que a maioria dos outros fatores que causam o mau cheiro na boca. Logo, balas e chicletes não conseguem disfarçar o odor.

Conforme especialistas, quando o corpo não tem água suficiente, a produção de saliva fica comprometida e, sem saliva a proteção de sua boca contra o crescimento de bactérias fica seriamente comprometida.

9. Pele ressecada

8

A desidratação fica mais aparecente na pele. Quando você não ingere a quantidade necessária de água para o bom funcionamento de seu corpo, ele começa a roubar água de onde pode, e a pele é um desses recursos de emergência. A aparência fica feia, quebradiça, visivelmente ressecada e, em locais mais frágeis, como a boca, pode ocorrer pequenas fissuras.

10. Dor de cabeça constante

9

Dores de cabeça que não passam com remédios e que se tornam constantes podem ser enxaqueca, mas você pode também ser que um grito de socorro de seu corpo contra seu hábito de não beber água.

Isso acontece porque nosso cérebro é envolto por líquido, o cefalorraquidiano. Logo, sem a hidratação correta, o volume desse líquido protetor diminui, causando o desconforto.

E, por falar em não beber água, existe um tipo de água que você, na verdade, PRECISA evitar: Porque NUNCA beber água amanhecida ao lado da cama.

Fonte: Vix