Curiosidades

Alfabetos, o que são, por que foram criados e principais tipos

Não existe apenas o alfabeto que conhecemos, chamado de romano, sabia? Vários outros foram criados pelo mundo em épocas diferentes, por povos diferentes. Confira os principais e saiba um pouco sobre a história de cada um.

Atualizado em 18/05/2019

Certamente usamos o alfabeto para manter uma comunicação entre os povos. Essa é uma forma dos seres humanos se comunicarem através de um sistema complexo. Apesar disso, você consegue definir exatamente o que são os alfabetos? Podemos dizer basicamente que é  é o conjunto ordenado de sinais gráficos, as letras, que são empregados na produção escrita.

Os alfabetos são abstratos, sendo usados e adaptados a qualquer tipo de língua.​ O alfabeto é o legado de várias culturas. Ele surgiu da necessidade de registro dos sons das palavras, passando por várias transições ao longo do tempo. Além disso, as primeiras representações das palavras são atribuídas a um povo semita que vivia perto do Egito há cerca de 5,5 mil anos.

A representação fonética das palavras é atribuída aos fenícios. consequentemente esse modelo primordial é utilizado até os dias de hoje. Certamente você deve está pensando em quais são os principais tipos de alfabetos, e nós te mostramos.

Confira os principais tipos de alfabetos

Alfabeto Grego

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

O alfabeto grego surgiu por volta de 200 anos antes da evolução do alfabeto fenício, entre 1000-800 a. C. A própria palavra alfabeto tem origem grega e resulta da junção das duas primeiras letras do alfabeto grego: Alpha e Beta. Além disso ele é formado por 24 letras. Atualmente ainda se usa as letras do alfabeto grego, especialmente em símbolos científicos.

Alfabeto da Língua Portuguesa

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

O alfabeto da língua portuguesa é o latino ou romano. Ele surgiu por volta do ano 600 a. C. e continuou se desenvolvendo. Além disso ele atualmente é o mais utilizado mundialmente. Ao todo são 26 letras, sendo 5 vogais e 21 consoantes.

As formas maiúsculas são:

A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.

As formas minúsculas são:

a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.

Alfabeto Árabe

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

Certamente podemos dizer que o alfabeto árabe foi formado a partir do aramaico nabateano. Isso foi no século IV a. C. com a adição de pintas às letras existentes. O Abjad (nome que recebe a escrita árabe) é uma das mais utilizadas no mundo.

Escrita Chinesa

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

O sistema de escrita Han Chinês é o mais antigo do mundo. Trata-se de uma combinação de símbolos que representam palavras. Além disso ele é utilizado na China, no Japão e na Coreia do Sul.

Morse

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

Finalmente o morse, alfabeto inventado por Samuel Morse, em 1835. Ele foi criado para ser utilizado na transmissão de mensagens à distância. Além disso ele é composto por pontos, traços e espaços.

Alfabeto Fonético Internacional

Alfabetos, o que é e quais são os principais tipos [curiosidades]

Finalmente o Alfabeto Fonético Internacional, empregado na representação fonética das palavras e é utilizado como apoio a sua pronúncia correta. Ele é largamente utilizado na aprendizagem de línguas estrangeiras. Além disso trata-se de um código que pode ser utilizado em qualquer idioma.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 20 expressões da internet que já chegaram aos dicionários

Fonte: Toda Matéria

Imagens: Our Daily Read