Curiosidades

Allan Kardec: tudo sobre vida e obra do criador do espiritismo

Quem era Allan Kardec antes de ser considerado o pai da doutrina espírita? Conheça a vida e as obras do homem por trás do espiritismo.

Allan Kardec, ou melhor, Hippolyte Léon Denizard Rivail; nasceu na França no ano de 1804. Ele faleceu em em 1869, vítima de um aneurisma.

Rivail foi um educador, escritor e tradutor francês. Além disso, foi propagador da doutrina espírita e, por isso, é considerado por muitos como o pai do espiritismo.

Allan Kardec se casou com a professora Amélie Gabrielle Boudet, uma mulher culta, inteligente e autora de livros didáticos. Desse modo, além de esposa, ela foi também uma ótima colaboradora para sua futura atuação missionária.

Basicamente, ele foi o que abriu caminho para o Espiritismo no mundo.

Continua após a publicidade

Por que o nome Allan Kardec?

Como você já viu, o nome do homem que deu origem ao Espiritismo não era o que o tornou famoso. Isso porque esse nome só surgiu depois de sua entrada no universo espiritual.

De acordo com os registros, esse seria um nome revelado pelos espíritos, após entender suas encarnações consecutivas. Dessa maneira, Kardec decidiu assumi-lo para realizar a materialização do espiritismo na terra.

Continua após a publicidade

Allan Kardec educador ou codificador? Venha saber mais sobre ele

Allan Kardec era um estudioso racionalista, o qual fazia o uso complexo da razão, seu intuito era evitar a repetição mecânica das palavras, levava consigo também o valor da análise experimental. Em seus estudos ele procurava despertar a curiosidade do observador, a atenção e também a percepção.

Contudo, Allan Kardec conseguiu juntar o passado, presente e o futuro, além de desmistificar a ilusão do materialismo e suas consequências. Por conseguinte vislumbrou, uma leitura da realidade, com olhar sobre a grandiosidade da vida pela manifestação do espírito imortal.

Continua após a publicidade

Quem foi Allan Kardec?

Basicamente, Allan Kardec foi uma daquelas crianças dotada de uma inteligência superior aos demais. No entanto, o mais interessante é que desde os seus 14 anos ele gostava de ensinar seus amigos e ajudá-los na escola.

Exatamente por isso, ele decidiu abrir cursos, nos quais ensinava o que aprendia para os menos adiantados. Ou seja, desde os 14 anos ele já praticava boas ações. E, para ressaltar, desde sempre ele se mostrou mais próximo das áreas de ciências e filosofia.

Por isso foi levado para o Instituto de Educação Pestalozzi, em Yverdun, Suíça, onde estudou até formar-se pedagogo, em 1824.

Logo após concluir os seus estudos em Yverdon, Allan Kardec regressou a Paris. Foi em Paris que se tornou Mestre não só em letras como também em ciências. Em seguida, ele se tornou uma referência como pedagogo e divulgador do Método Pestalozziano, além também de publicar numerosos livros didáticos.

Continua após a publicidade

Allan Kardec também conhecia algumas línguas como, o italiano, o alemão, o inglês, o holandês, o latim, o grego, o francês, o gaulês e ainda línguas novilatinas. Diante de tamanha inteligência e conhecimento, então, tornou-se membro de várias sociedades científicas.

Allan Kardec educador ou codificador? Venha saber mais sobre ele

Em 1828 juntamente com sua esposa Amélie, fundaram um grande estabelecimento de ensino. O qual, dedicaram para ministrar aulas.

Ministrou aulas de 1835 a 1840, cursos gratuitos de química, física, astronomia, fisiologia e anatomia comparada.

Porém, sua atuação não acabou por aí. Durante vários anos, Allan Kardec foi secretário da Sociedade de Frenologia de Paris.

Continua após a publicidade

Em virtude disso, participou ativamente dos trabalhos da Society of Magnetism. Os quais dedicou à investigação do sonambulismo, do transe, da clarividência e de vários outros fenômenos.

Como foi criado o espiritismo

Allan Kardec educador ou codificador? Venha saber mais sobre ele

E foi em 1855, que Allan Kardec iniciou suas experiências com o mundo da espiritualidade.

A época foi bastante propícia, para tal descobrimento. Pois, a Europa estava em uma fase a qual havia sido despertado a atenção para fenômenos conhecidos na época, como “espíritas”.

E foi nesse momento em que Allan Kardec abriu mão de sua identidade, de suas atividades profissionais para tornar-se o pai do espiritismo.

Continua após a publicidade

Depois de assumir o seu anonimato de vez, ele realizou um trabalho de solidariedade e tolerância. O qual teve como objetivo promover a efetiva educação espiritual do ser humano na plenitude de sua imortalidade.

O Livro dos Espíritos

Allan Kardec educador ou codificador? Venha saber mais sobre ele

Em busca de conhecimentos sobre o plano espiritual, Allan Kardec começou com experiências empíricas com fenômenos de sonambulismo nas casas de alguns conhecidos. Contudo, com essas experiências ele recebeu muitas mensagens através da mediunidade de algumas jovens da época.

Tal experiência levou-se a conclusão de que tais acontecimentos eram manifestações inteligentes produzidas pelos espíritos dos homens que deixaram a terra.

Continua após a publicidade

Logo após, essa experiência Allan Kardec recebeu alguns cadernos de comunicações sobre o espiritismo. E com essa gigantesca e desafiadora tarefa, Allan Kardec decidiu dedicar-se para estabelecer as bases da Codificação da Doutrina Espírita. As quais, visavam não só no aspecto filosófico, como também no científico e no religioso.

Os cadernos o levaram a elaborar obras básicas, os quais tiveram o viés de mostrar ensinamentos fornecidos pelos espíritos. E a primeira de suas obras foi, O Livro dos Espíritos, o qual foi publicado no ano de 1857.

O livro obteve rápido sucesso de vendas e foi considerado como o marco da Codificação do Espiritismo. Entre outras coisas, ele expunha uma nova teoria da vida e do destino humano, por exemplo.

Contudo, depois de sua publicação de seu primeiro livro, Allan Kardec fundou a “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas”, da qual foi presidente até a sua morte.

Continua após a publicidade

Logo após, Allan Kardec fundou e também dirigiu a Revista Espírita, primeiro órgão espírita na Europa. A qual foi dedicada à defesa dos pontos de vista expostos no Livro dos Espíritos.

Obras de Allan Kardec

Allan Kardec educador ou codificador? Venha saber mais sobre ele

Plano Proposto para Melhorias da Instrução Pública, 1828

Curso Prático e Teórico de Aritmética, 1824

Continua após a publicidade

Gramática Francesa Clássica, 1831

Catecismo Gramatical da Língua Francesa, 1848

Ditados Especiais Sobre as Dificuldades Ortográficas, 1849

O Livro dos Espíritos, Parte Filosófica, 1857

Continua após a publicidade

Revista Espírita, 1858

O Livro dos Médiuns, Parte Experimental e Científica, 1861

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Parte Moral, 1864

O Céu e o Inferno, A justiça de Deus Segundo o Espiritismo,1865

Continua após a publicidade

A Gênese, os Milagres e as Predições, 1868

Filme sobre a vida de Allan Kardec

E para você que ficou ainda mais intrigado sobre a vida de Allan Kardec, esse será o seu momento para ver ao vivo e a cores. Pois, 16 de maio de 2019, será lançado o filme de sua biografia.

O filme foi produzido aqui no Brasil, pelo diretor Wagner de Assis. No entanto, terá participações de atores brasileiros conhecidos, como o Leonardo Medeiros, Genézio de Barros, Julia Konrad, Sandra Corveloni e outros.

Continua após a publicidade

O filme terá duração de 1 hora e 50 minutos.

Gostou da biografia? Veja mais assuntos como esse aqui no nosso site: O que diz a profecia de Chico Buarque sobre o ano de 2019

Fontes: UEMMG, Ebiografia, Google books, Adoro cinema

Imagens: Feeak, Cinema floresta, Casas Bahia, Luzes da espiritualidade, Estante virtual, Entretenimento.uol

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você