Saúde

Amaxofobia: entenda melhor o medo excessivo de dirigir

A amaxofobia tem cura, como quase todas as fobias, mas não existe um método milagroso, é preciso auxílio psicológico e determinação.

Dirigir um carro é uma atividade comum e muitas vezes necessária em nossas vidas. Para a maioria de nós, pode parecer uma coisa bastante simples. No entanto, existem algumas pessoas que têm medo de dirigir. Aliás, para elas, essa simples atividade pode levá-las a experimentar uma grande sensação de pânico. Essa fobia que consiste no medo de dirigir um carro, chama-se “amaxofobia”.

Com “medo de dirigir” não nos referimos a um medo natural de sofrer acidentes de trânsito em circunstâncias perigosas (medo de que qualquer pessoa sofra, naturalmente). Mas, a um medo patológico e irracional.

O que é amaxofobia?

A amaxofobia ou medo de dirigir é uma sensação de desconforto que algumas pessoas expressam quando esperam dirigir um veículo e que pode aparecer antes ou durante a condução.

Esse mal-estar aparece pelo medo da reação dos outros motoristas ou pela própria insegurança por se verem mal qualificados para dirigir o veículo.

Continua após a publicidade

Contudo, nem sempre a pessoa que sofre com isso já teve uma experiência traumática ao volante, em muitos casos a amaxofobia aparece como consequência da insegurança do paciente.

Causas

Os sintomas e causas dependem muito de cada pessoa. Além disso, a fobia de dirigir não tem uma causa única. Pode ser o resultado de uma variedade de fatores, como genética, experiências pessoais e o ambiente imediato.

Pessoas que têm histórico familiar de ansiedade ou outras fobias podem estar em maior risco de desenvolver amaxofobia. Experiências traumáticas do passado também podem levar a esta condição.

Pesquisas mostram que a causa mais comum de amaxofobia são acidentes de trânsito. Pessoas que se envolveram anteriormente em acidentes de trânsito podem desenvolver medo de dirigir, medo de ser passageiro ou ambos.

Continua após a publicidade

Além disso, as pessoas também podem desenvolver essa fobia ouvindo continuamente histórias desagradáveis ​​relacionadas a estar em veículos.

Sintomas da amaxofobia

Alguns sintomas da amaxofobia incluem ansiedade intensa ao viajar ou pensar em dirigir um carro, sentimentos de terror relacionados a estar em veículos, aumento da frequência cardíaca, tontura, bem como ataques de pânico e sintomas físicos como tremores, sudorese e náusea.

Assim, uma pessoa que passa por qualquer uma dessas situações normalmente toma medidas extremas para evitar dirigir.

Diagnóstico e tratamento para amaxofobia

A amaxofobia pode ser tratada de diferentes maneiras, como medicação, terapia cognitivo-comportamental e terapia de exposição à realidade virtual .

Continua após a publicidade

A intervenção por meio de treinamento em técnicas de controle da ansiedade é necessária para que a pessoa com essa fobia aprenda a lidar com os sinais de alarme que a ansiedade produz e que gera grande desconforto ao dirigir ou até mesmo evita dirigir.

Quando finalmente consegue gerenciar os pensamentos que causam medo, é quando ele deve começar a se expor gradualmente. No entanto, o tratamento deve ser acompanhado por um psicólogo, para superar definitivamente essa fobia.

Dicas

As dicas abaixo, aliadas a um tratamento adequado, podem ajudar a superar o medo de dirigir:

1. Identifique quais situações específicas de trânsito o faz entrar em pânico ao dirigir. Pode ser uma coisa ou várias ao mesmo tempo, um trecho específico, fazer uma curva, ultrapassar um carro, sair na estrada e etc.

Continua após a publicidade

2. Depois pense com calma nas respostas para cada situação. Lembre-se que você não deve ficar nervoso ou com pressa para resolver o problema.

3. Analise e repita as respostas em voz alta até que você as internalize.

4. Por fim, uma vez dados os primeiros passos acima, se você se sentir pronto, tente dirigir novamente, mas sempre acompanhado por alguém em quem você tem muita confiança para evitar ficar ansioso.

Fontes: Tecfil, Tua Saúde, Psicanálise Clínica

Continua após a publicidade
Bibliografia

CORDIOLI, Aristides V. et al. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5ªed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 189-209.
EATON, William W. et al. Specific phobias. The Lancet. Vol.5, n.8. 678-686, 2018
OLIVEIRA, Lucas R. U; MONTEIRO, Elizete das G. B; MARTINS, Maria das G. T. AMAXOFOBIA: ASPECTOS COGNTIVOS, EMOCIONAIS, COMPORTAMENTAIS E INTERVENÇÃO COGNITVO COMPORTAMENTAL. Psicologia em Foco. Vol.13, n.8. 2021
STATPEARLS. Specific Phobia. 2022.

Leia também:

O que é Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

Síndrome do Patinho Feio, o que é? Como lidar com o transtorno

Continua após a publicidade

Ursinho Pooh: personagens do desenho representam transtornos mentais

Ninfomania, o que é e os principais sintomas do transtorno

Tripofobia: o transtorno de quem tem medo de buracos

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você