Mundo Animal

Animais da Amazônia – 15 mais famosos e exóticos da floresta

Os animais da Amazônia nos encantam pela sua diversidade, assim tornando a Amazônia uma das representantes de reservas naturais do mundo.

Todos nós conhecemos as riquezas naturais do Brasil, sendo uma delas a Floresta Amazônica que possui 7 milhões de km². Onde 5 milhões desta área é coberta por uma floresta tropical, que abriga a maior biodiversidade em uma floresta tropica do mundo. O que torna os animais da Amazônia muito famosos pelo mundo.

Isso acontece, pois, as condições do local propiciam o grande desenvolvimento bem como a reprodução de várias espécies de flora e fauna. Ou seja, os animais da Amazônia assim como as plantas encantam a todos. Desta forma, a grande área verde, repleta das mais variadas plantas é lar de pássaros exóticos, mamíferos e de outros inúmeros animais.

Desta forma a Amazônia já foi pré-selecionada como candidata a uma das novas 7 Maravilhas da Natureza, em 2008. Assim como em 2009 ela foi classificada em 1° em um Grupo que representa as florestas e reservas naturais do mundo. Então, quem vem a Floresta Amazônica acaba por se maravilhar com a sua grande biodiversidade.

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Viagem e Turismo

Assim ela abria cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, além de 3 mil de peixes e por volta de 1.300 de aves. E os números não para, são mais de 428 tipos de anfíbios, 427 de mamíferos bem como 378 de répteis. Mas infelizmente muitos deles já foram extintos ou estão em ameaça de extinção.

Continua após a publicidade

E para você conhecer melhor essa maravilha do Brasil selecionamos 15 dos animais mais curiosos assim como os mais famosos pelo mundo.

Top 15 dos animais da Amazônia que você deve conhecer

Onça pintada

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Green Me

Quando falamos em Brasil a onça pintada talvez seja um dos primeiros animais que nos vem à cabeça. Porém elas são típicas do Pantanal Brasileiro, já que na Amazônia ela sofre uma maior dificuldade para encontrar alimento. Contudo o seu hábito de caça contribui para o equilíbrio natural da floresta.

Continua após a publicidade

Assim ela prefere presas fáceis, como por exemplo animais jovens, velhos bem como os doentes. Mas infelizmente a onça pintada é um dos animais da Amazônia que está ameaçado de extinção. Esse acontecimento possui duas causas, uma delas é o desmatamento e a outra é o fato de fazendeiros normalmente as matarem para proteger seus rebanhos.

Puma

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Pinterest

Outro felino da Amazônia, os pumas são muito ágeis, porém raras. Assim como são solitários e demarcam seu território, como os gatos. No Brasil ele conhecido como suçuarana e leão-baio bem como é um dos maiores felinos da espécie. Desta forma ele perde apenas para onça-pintada

Continua após a publicidade

Mico-leão-dourado

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Youtube

O mico-leão-dourado também é um dos animais da Amazônia que está ameaçado de extinção, assim como um dos primatas mais raros do mundo. E possuindo pelos e olhos com cores vibrante eles são frequentemente capturados para zoológicos. Além da sua criação como um animal de estimação.

Ele possui hábitos alimentares variados. Desta forma ele se alimenta de frutas, bem como de pequenos insetos e invertebrados e até de goma de árvores. Além de serem bem pequenos, possuindo então uma média de 800 gramas, porém muito agitados e brincalhões.

Macaco-prego

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Ciclo Vivo

Um mamífero muito característico da Floresta Amazônica, o macaco-prego também é conhecido como mico-de-topete. Ele também possui alta capacidade de adaptação, ou seja, consegue viver em diferentes ambientes. Assim como em variados tipos de vegetação.

Eles possuem porte médio, sendo maiores e mais pesados que os micos-leões-dourados. Assim podem medir até 48 cm bem como pesar entre 1,3 kg e 4,8 g.

Continua após a publicidade

Harpia

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Green Me

As harpias são grandes predadoras bem como é considerada a ave de rapina mais poderosa do mundo. Isso é porque ela possui uma envergadura de asas de cerca de 2 metros unas tão grandes quanto a de um urso-pardo. Assim ela consegue exercer uma força de até 50 kg sobre uma presa.

São aves adaptadas para os ambientes das florestas tropicais, o seu habitat natural. Portanto elas são capazes de executar voos acrobáticos, passando por entre meio as árvores e assim capturando as suas presas. Desta forma as harpias normalmente são chamadas de Gavião-real.

Garça-real

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Projeto Aves Brasil

A garça-real é uma bela e delicada ave. Possui bico de cor azul e penas pretas que saem da base da sua nuca, o que forma uma espécie de coroa em sua cabeça. Ela se alimenta principalmente de peixes, por isso são facilmente encontradas nas margens dos rios. Contudo, elas também consomem alguns insetos que acabam por serem encontrados debaixo d’água.

Arara-canindé

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Pinterest

A arara canindé também um animal muito famoso da Amazônia assim como representa muito o Brasil. Desta forma elas também são conhecidas por arara canga, maracanã-guaçu ou maracanã-do-buriti. E um fato curioso sobre essas aves é que quando elas encontram um parceiro elas ficam com ele para sempre.

Continua após a publicidade

Assim como se uma delas vir a morrer a outra pode entrar em profunda depressão, e até mesmo morrer. Então, por conta disso elas são consideradas animais genuinamente monogâmicos bem como um símbolo de uma união perfeita.

Arara-vermelha

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Pinterest

Assim como a arara-canindé a arara-vermelha é um dos animais típicos da Amazônia mais famosos pelo mundo. Desta forma ela possui uma coloração vermelha marcante, assim como cara branca e asas nos tons verde, azul e amarelo. Ou seja, uma das aves mais visadas e belas do Brasil

Possuem porte médio, com cerca de 90 centímetros e podem pesar aproximadamente 1kg. Além de que não estão presentes apenas na Amazônia, assim se fazendo presente nos estados e países que fazem fronteira com a região da floresta.

Tucano toco

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Clínica Veterinária Iguatemi

Símbolo do continente da América do Sul o tucano toco também é conhecido como tucanuçu assim como possui características únicas. Seu bico chama muita atenção não só pelo tamanho, mas também pela cor laranja. Assim contrastando com o seu corpo, que possui penas pretas além das penas brancas por todo o seu pescoço.

Continua após a publicidade

Sua alimentação é bastante variada. Desta forma ele come desde frutas até insetos, lagartos, ovos bem como filhotes de outras aves.

Caburé-da-amazônia

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Biofaces

A caburé-da-amazônia é uma coruja específica da Floresta Amazônica. Possui porte pequeno e diferente das outras corujas seus hábitos são na maioria diurnos. Assim ela se alimenta de insetos como por exemplo gafanhotos, besouros assim como baratas.

Sanhaçu-da-amazônia

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Flickr

Presente em toda a Amazônia bem como em regiões que fazem fronteira com ela o sanhaçu-da-amazônia é uma ave bem pequena. Assim ele mede cerca de 17,5 centímetros e pesa por volta de 30 gramas. Além de que a sua alimentação é bem simples, e se constitui de frutas, botões de flores e pequenos insetos.

Boto

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Youtube

Sendo um animal brincalhão assim como os golfinhos, os botos se alimentam de peixes, lulas bem como crustáceos. Porém, desde que ele consiga engolir sem mastigar. Eles também fazem parte do folclore brasileiro, contudo a cultura local acaba por ameaça-los de extinção.

Continua após a publicidade

Isso acontece devido à grande procura pelos seus olhos, pois muitos acreditam que eles servem como um amuleto para o amor. Desta forma quem possuir um olho de boto pode conseguir um namorado mais rápido.

Piranha vermelha

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Acqua World

A piranha vermelha é um predador agressivo, assim possui dentes afiados bem como ataques ligeiros. Elas são encontradas especialmente nos rios Amazonas, Paraná e São Francisco e podem medir até 30 cm. O seu nome vem da cor avermelhada do seu coro e por ser uma predadora nata ela se alimenta de outros peixes além de insetos, moluscos e crustáceos.

Jacaré-açu

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Bio Diversity 4all

Popularmente conhecido como jacaré-negro, o jacaré-açu está no topo da cadeia alimentar, e assim se alimenta de pequenos animais. A exemplo temos os peixes, capivaras, veados e tartarugas. Porém ele também pode atacar bem como comer qualquer outro predador como onças, pumas, jiboias e sucuris.

Ele também é uma espécie exclusiva da América do Sul. E por ser um animal muito imponente já esteve muito ameaçada de extinção, já que o seu couro negro possui alto valor. Contudo, graças a um apoio de proteção para a sua espécie atualmente a sua população voltou a crescer no Brasil.

Continua após a publicidade

Sucuri

Conheça 15 dos mais famosos animais da Amazônia
Blog Petz

Conhecida como uma das maiores cobrar do mundo a sucuri é uma excelente predadora assim como um dos animais da amazônia mais famosos. Fazem parte das espécies de cobrar semiaquáticas, assim denominada como uma anaconda. Desta forma elas podem ser uma grande ameaça para os seres humanos, assim como se alimentam peixes, jacarés, capivaras e até mesmo de animais domésticos.

Desta maneira não podemos negar a riqueza natural que o Brasil possui não é mesmo! E você já conhecia todos esses animais da Amazônia? Algum lhe chamou mais a atenção?

E se gostou do nosso post confira também: Amazonas – A Amazônia, importância, riscos e curiosidades

Fontes: Aurora Eco e Escola Educação

Continua após a publicidade

Imagem destacada: Estudo Prático

Próxima página »

Escolhidas para você