Curiosidades

Folclore – O que é e por que 22 de agosto é o Dia do Folclore?

Por que comemoramos o Dia do Folclore em 22 de agosto? E, afinal, por que essa data é tão importante? E mais: o que realmente é folclore?

Inicialmente, de forma didática, podemos dizer que o folclore são as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. Independente se é manifestado de forma individual ou coletiva, o folclore transmite tradições que são passadas de forma geracional.

Além disso, o folclore se manifesta por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos e outros. Não existe um povo sem folclore e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.

Folclore: origem do termo

O que é o folclore e por que comemoramos dia 22 de agosto

Primeiramente, a palavra folclore é oriunda do termo em inglês folklore. Por sua vez, esse termo vem da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846.  Folk significa povo e Lore significa saber. Consequentemente, a junção das duas palavras significa saber tradicional de um povo. A palavra se popularizou quando surgiu a Sociedade do Folclore em Londres, no final do século XIX.

Continua após a publicidade

O folclore simboliza a importância na identidade de um povo, de uma nação. Além disso, ele é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai.

História do folclore

O que é o folclore e por que comemoramos dia 22 de agosto

Continua após a publicidade

Inicialmente, o estudo do folclore começou a se consolidar em do século XVIII. Apesar disso ele se firmou no final do século XIX. Isso aconteceu quando instituições voltadas para estudos nessa área começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos. Além disso, os pioneiros deste são Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm.

A Sociedade do Folclore (Folklore Society), fundada em 1878, foi a primeira responsável pelo estudo desse campo. Ela determinou que dentro do folclore poderia incluir-se: narrativas tradicionais (contos, mitos e lendas populares); costumes tradicionais (festas populares); crenças e superstições (saberes relacionados à magia, bruxaria, etc) e; linguagem popular (dialetos falados e os jargões populares).

Continua após a publicidade

Essa sociedade londrina o interesse no estudo folclórico. Além disso, alcançou outros países da Europa, os Estados Unidos e, por fim, chegou ao Brasil. Por fim, aqui no Brasil, alguns nomes, como Luís Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Florestan Fernandes, destacaram-se no estudo do folclore.

Características do folclore

O que é o folclore e por que comemoramos dia 22 de agosto

Primeiramente, esse estudo possui características. Ou seja, quais são os elementos que caracteriza como folclore.

Inicialmente, é preciso dizer que não existe um consenso entre os especialistas, e as características levantadas não são unânimes. Ainda assim, existem algumas que alcançam mais estudiosos.

Continua após a publicidade

Primeiramente temos a origem anônima. Ou seja, um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima.

Também é importante a transmissão oral, pois o povo precisa transmitir essa cultura regional oralmente. Além da popularização coletiva, uma vez que esse elemento tem que se popularizar na cultura de um povo.

Por fim, existe ainda o surgimento espontâneo. Porque os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.

Folclore brasileiro

O que é o folclore e por que comemoramos dia 22 de agosto

Continua após a publicidade

Certamente o Brasil possui o seu conjunto de elementos folclóricos. É um consenso entre os estudiosos do assunto que nossa composição folclórica tem origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana.

Ou seja, uma fusão de elementos de diferentes culturas. Os nossos personagens mais populares são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.

22 de agosto

O que é o folclore e por que comemoramos dia 22 de agosto

Foi oficializado, pelo Congresso Nacional Brasileiro, em 1965; que todo dia 22 de agosto seria o Dia do Folclore Nacional. Certamente, essa era uma forma de valorizar as nossas histórias e personagens. Consequentemente, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada.

Continua após a publicidade

O Dia 22 de agosto, portanto, é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centros culturais, por exemplo, é comum serem realizadas atividades diversas relacionadas ao assunto.

Certamente, o objetivo é passar adiante o nosso folclore. Embora a gente tenha contato o ano todo com nossa cultura, o Dia do Folclore é a data oficial de celebrarmos histórias como a do Saci-Pererê, da Mula sem cabeça, do Curupira, Boto, Boitatá, etc.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Monteiro Lobato – Biografia, obras e 10 curiosidades sobre o autor.

Fonte: Significados Brasil Escola Sua Pesquisa

Continua após a publicidade

Imagens: TriCurioso Educação e Transformação Toda Matéria Historiazine Toda Matéria

Próxima página »

Escolhidas para você