O mundo fantástico de Harry Potter criado pela autora britânica J.K. Rowling encanta pelos mais diversos motivos. Além da criatividade para desenvolver personagens e universos, a autora também inclui vários animais fantásticos na história.
Os animais no mundo de Harry Potter merecem tanto destaque, que a saga de filmes principal inclusive ganhou filmes focados neles. Logo após a conclusão da história de Harry Potter, o universo bruxo nos cinemas teve continuidade com os filmes Animais Fantásticos e Onde Habitam, protagonizados pelo magizoologista Newt Scamander.
No entanto, é importante destacar que vários deles não foram completamente criados pela autora. Isso porque muitos desses animais de Harry Potter possuem inspiração direta em outras mitologias.
20 curiosidades sobre animais de Harry Potter
Acromântula
Primeiramente, a acromântula é um tipo de aranha gigante que aparece incialmente em Harry Potter e a Câmara Secreta. Na história, a criatura – que tem o nome de Aragogue – vive na Floresta Proibida de Hogwarts, onde cria uma porção de filhotes.
A inspiração está na mitologia grande, onde uma garota chamada Aracne desafia a deusa Atena ao dizer que era capaz de bordar melhor que ela. Enfim, como punição, a menina acabou sendo transformada em aranha.
O nome acromântula, no entanto, existe apenas nos livros de J.K. Rowling.
Basilisco
O basilisco também é um dos animais fantásticos apresentados em Câmara Secreta, segundo livro da saga. A criatura é uma espécie de cobra gigante, com mais de 15 metros de comprimento, resultado de um ovo de galinha chocado por um sapo.
Além de marcar presença nos livros Harry Potter, o basilisco é uma criatura mencionada na Bíblia e em histórias da Grécia Antiga. No entanto, essas versões costumam trazer diferenças para a adaptada pela autora britânica.
Além disso, existe um lagarto real que possui o nome de basilisco comum, apesar de não possuir características assustadores como a das criaturas fictícias.
Centauro
Antes de ser um dos principais animais de Harry Potter, o centauro já era uma criatura mitológica presente em várias lendas. Com corpo de cavalo e tronco, braços e cabeça de humano, as criaturas eram consideradas bestiais na mitologia, mas são extremamente inteligentes nos livros de Rowling.
Alguns deles vivem na Floresta Proibida de Hogwarts, onde evitam o contato com humanos e concentram-se em conhecimentos de cura, adivinhação e astronomia. Em Harry Potter, o centauro Firenze ganha algum destaque quando substitui a Professora Trelawney nas aulas de Adivinhação.
Dragão
Assim como em várias mitologias, os dragões de Harry Potter são extremamente poderosos. Há milênios, eles fazem parte de lendas ao redor do mundo, protagonizando mitos desde a Mesopotâmia, por exemplo.
Como animais em Harry Potter, eles são classificados em dez espécies diferentes, podendo produzir filhotes raros a partir de algumas combinações. O primeiro dragão a aparecer nos livros é Noberto, em A Pedra Filosofal. No entanto, eles ganham mais destaque durante o O Cálice de Fogo, quando são colocados como obstáculos no Torneio Tribruxo.
Hipogrifo
Em Harry Potter, o hipogrifo Bicuço é apresentado O Prisioneiro de Azkaban, como animal com cabeça de águia e corpo de cavalo. São criaturas com poder de ataque mortal, que precisam de reverência para poder se relacionar bem com humanos.
Na mitologia, a primeira menção a esse animal fantástico foi feita nas Éclogas de Virgílio.
Grindylow
Os grindylows são animais de Harry Potter que vivem no lago do pátio de Hogwarts, com pequenos tentáculos sob a cintura. Na história, eles costumam aparecer mencionados por professores de Defesa Contra as Artes das Trevas, ou criando problemas para alunos ao redor do lago.
Isso, inclusive, tem relação com sua versão na mitologia. Segundo os ingleses, grindylows podem sequestrar crianças que chegam perto demais das águas.
Lobisomem
O lobisomem é uma criatura presente em várias mitologias, incluindo o folclore brasileiro. Em Harry Potter, o maior exemplo desse animal fantástico é o professor Remo Lupin, apresentado no livro Prisioneiro de Azkaban. Assim como na mitologia, a criatura tem forma humana, mas transforma-se em lobo em noites de lua cheia.
Fênix
A fênix é uma criatura presente em lendas que vão do Antigo Egito a regiões do leste asiático. Sobretudo, sua principal característica é a habilidade de se regenerar e renascer das cinzas após a morte.
Em Harry Potter, Fawkes é a fênix de estimação do diretor Dumbledore. Além de compartilhar as características do mito tradicional, tem lágrimas com poder curativo. Por fim, o poder faz toda a diferença na saga, em A Câmara Secreta.
Elfo doméstico
Os elfos domésticos são apresentados como animais em Harry Potter a partir do segundo livro. Na história, descobrimos que as criaturas se dedicam a ajudar e servir humanos, praticamente como escravos. A inspiração está em criaturas do folclore inglês, escocês e francês. Nas lendas, seres semelhantes aos elfos ajudam fazendeiros e camponeses em troca de alimentos.
Duende
Os duendes de Harry Potter são seres inteligentes responsáveis por administrar o banco de Gringotes. Originalmente, eles aparecem em várias lendas ao redor do mundo, desde a Europa até países do extremo oriente, como Japão e Coreia.
Sua forma é marcada por orelhas pontudas e baixa estatura.
Trasgo
Em inglês, os trasgos são animais fantásticos conhecidos como trolls. Eles possuem origem no folclore da Escandinávia, retratados como seres que vivem na escuridão das cavernas e se transformam em pedra se expostos à luz do Sol.
Em Harry Potter, o trasgo é uma das primeiras criaturas apresentadas, durante uma invasão ao castelo de Hogwarts no primeiro Dia das Bruxas de Harry na escola.
Gigante
Assim como várias outras criaturas fantásticas da lista, os gigantes estão em várias mitologias. Eles são descritos, por exemplo, na Bíblia, na mitologia grega, daityas do hinduísmo, jotun nórdicos e lendas de índios norte-americanos.
Em Harry Potter, por outro lado, eles aparecem principalmente a partir do meio-gigante Hagrid. Apesar de ser um híbrido entre humano e gigante, o guardião das chaves de Hogwarts tem características típicas da raça, como tamanho exagerado e comportamentos selvagens.
Bicho-papão
O bicho-papão é um dos principais animais fantásticos de Harry Potter que surgem como ameaça. Isso porque ele é apresentado como criatura capaz de reproduzir os piores medos de quem se depara com ele.
A inspiração está em lendas de outros folclores, como por exemplo o inglês. De acordo com britânicos, o boggart (como é originalmente chamado) é um espírito mal intencionado que cria terror por onde passa.
Dementador
Os dementadores são animais fantásticos criados por J. K. Rowling como forma de metaforizar a angústia da depressão. No entanto, eles são inspirados em conceitos importados de outros folclores, em que espectros sombrios representam a tristeza, a maldade e o terror.
Eles surgem em O Prisioneiro de Azkaban como guardas da prisão para bruxos, bem como um obstáculo para Harry Potter.
Testrálio
Os testrálios estão entre os mais amaldiçoados de Harry Potter. Isso porque são cavalos esqueléticos voadores que só podem ser vistos por alguém que enxergou a morte de perto. Ou seja, são diretamente associados a experiências sombrias e aterrorizantes.
Eles puxam carruagens voadoras que transportam estudantes de Hogsmeade para Hogwarts, mas são invisíveis para a maioria dos alunos.
Esses animais podem ter sido inspirados nos kestrels, cavalos esqueléticos que aparecem no conto “O Jovem que Não Sabia”.
Cavalo do lago
Na mitologia, os cavalos do lago são chamados de kelpies. São apresentados como cavalos aquáticos, mas também podem assumir formas de outras criaturas, como lontras ou serpentes marinhas.
Nos filmes da saga Animais Fantásticos, o protagonista Newt Scamander cria um cavalo do lago dentro de casa, apesar dos riscos que ele oferece.
Pelúcio
Certamente o pelúcio foi um dos animais de Harry Potter que ganhou destaque após a expansão da franquia nos cinemas com Animais Fantásticos e Onde Habitam. No filme, o animal é supostamente inofensivo, mas possui um enorme potencial de destruição.
Além disso, uma vez que é atraído por objetos brilhantes, ele pode se distrair com joias e peças de valor, roubando para obtê-las.
Pássaro-trovão
Assim como o pelúcio, o pássaro-trovão ganhou muito destaque com os filmes Animais Fantásticos. Isso porque o animal é o motivo da viagem que Newt Scamander faz no filme. Além disso, ele é um dos animais símbolos das casas Escola de Ilvermorny de Magia e Bruxaria, dos Estados Unidos.
Sereiano
Apesar de chamados de sereianos, esses animais de Harry Potter são nada mais do que sereias. No entanto, diferente da beleza típica dessas criaturas nas mitologias, a versão de J. K. Rowling tem rostos assustadores.
Assim como os dragões, sereianos são parte fundamental dos desafios do Torneio Tribruxo, em O Cálice de Fogo.
Occami
Por fim, esse animal fantástico tem corpo de serpente e asas, além de escamas muito coloridas. A criatura pode chegar a ter quatro metros e meio de comprimento, mas também pode ter tamanho minúsculo. Isso porque é classificada como choranaptyxic, ou seja, pode adaptar o seu tamanho para o ambiente em que está.
Fontes: Saraiva, Legião dos Heróis
Imagens: Werewolf News, Monster Legacy, MarketWatch, ScreenRant, potterwars, Maiabix, House Hogwarts, ArtStation, MuggleNet, Harry Potter Books, Reddit, Wizarding World, CinemaBlend, Amino, ArtStation, Harry Potter Books Free, Pinterest, Twitter, alma, Amino, Rambling Ever On