Mundo Animal

Animais imunes ao Covid-19, quais são eles? 3 grupos livres do vírus

Será que existe alguém que possui imunidade ao coronavírus? Sim, segundo estudos, alguns animais são imunes ao Covid-19.

Atualizado em 04/10/2020

Dizer que existem seres que possuem imunidade ao coronavírus parece ser um assunto irreal. Contudo, existem sim animais imunes ao Covid-19.

Por ser uma doença nova e muito recente, ainda existem pouco conhecimento sobre o Covid-19. Além disso, as incertezas sobre o coronavírus crescem a cada dia.

Isso porque, novas informações surgem diariamente e acaba gerando uma confusão entre a população. Enfim, o universo animal não ficou de fora do contágio de coronavírus.

Entretanto, foi afirmado que a pandemia se sustenta através do contágio de um humano para outro. Ainda assim, animais infectados foram relatados em vários países.

Animais podem ser imunes ao Covid-19?

imunidade ao coronavírus
Fonte: Novosegundo

Seja de forma natural ou através de um infecção experimental, animais também podem se contaminar com o novo coronavírus. Todavia, de acordo com alguns estudos, alguns animais possuem imunidade ao coronavírus. Como por exemplo, as aves e os suínos.

Entretanto, mesmo com esse resultado, ainda são necessários outros estudos para entender como cada espécie de animal pode ser afetada pelo covid-19. Assim fica mais simples descobrir o impacto que essa doença vai causar na saúde não só humana, como também do animal e da biodiversidade.

Por fim esses mesmos estudos ainda puderam comprovar que produtos de origem animal ou os próprios bichinhos vivos não infectam os humanos.

Animais que podem se infectar de forma experimental

Furões não são imunes ao Covid-19 – Petz

Enfim, abaixo estão os animais que possuem uma alta vulnerabilidade de infecção experimental.

  • Morcedo-da-fruta-egípcio
  • Furões
  • Hamsters sírios dourados
  • Macacos
  • Gatos domésticos

Animais que podem se infectar de forma natural

Animais imunes ao Covid-19, quais são eles?
Fonte: Rhinoafrica

Em seguida estão os animais com alta suscetibilidade de alta infecção natural. Ou seja, não são animais imunes ao covid-19.

  • Tigres
  • Leões
  • Gatos domésticos – sim, eles aparecem em ambos os grupos

Aliás, é importante ressaltar que todos esses animais também pode contaminar outros animais. Contudo, os gatos, morcegos, hamsters e furões transmitem o vírus apenas para animais da própria espécie. Por outro lado, os leões e os tigres pode infectar animais de forma geral.

Animais imunes ao Covid-19

Cães – animais quase imunes ao Covid-19

Animais imunes ao Covid-19, quais são eles?
Fonte: Bayer

Você pode ficar feliz, mas não muito. Isso porque os nossos queridos cachorros não possuem imunidade ao coronavírus. Entretanto, de acordo com as pesquisas realizadas, os pets possuem uma vulnerabilidade muito baixa à infecção. Tanto a experimental, quanto a natural.

Além disso, mesmo que o animal contraia a doença, ele provavelmente vai pegar de outro animal e não de um ser humano. Contudo é necessário manter os mesmos hábitos de higiene (lavar as mãos e usar máscaras) ao ter contato com o pet. Isso serve para resguardar as pessoas que também convivem com ele.

Suínos

Animais imunes ao Covid-19, quais são eles?
Fonte: Agenciabrasil

Diferentemente do cachorros, os suínos são animais completamente imunes ao covid-19. Três teste foram feitos. Para saber se os porcos podem ser infectados, se o vírus transmite para outros e se estes animais apresentam algum sintoma.

Felizmente, todos os testes tiveram resultados negativos. Portanto, os suínos são animais que não oferecem nenhum risco à saúde humana.

Aves

Fonte: Peritoanimal

No caso das aves, foram feitos testes com frangos, galinhas e patos. O resultado foi o mesmo dos suínos. Ou seja, essas aves também são imunes ao covid-19. Enfim, assim como os suínos essas aves não oferecem risco aos humanos, seja por convivência ou por consumo.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: 2020 – 7 grandes acontecimentos do ano, até agora

Imagens: Ultimosegundo, Novonegocio, Petz, Rhinoafrica, Bayer, Agenciabrasil e Peritoanimal

Fontes: Jetss, Abril e Aviculturaindustrial