Ciência & Tecnologia

O que o coronavírus faz – Como o vírus funciona em nosso corpo

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados em 1937. No entanto, foi em 1965, que o vírus foi descrito como coronavírus

Por Lucas Alves

-

Quando estamos passando por uma epidemia, certamente é normal que a maioria fique extremante assustada. Principalmente por não saber o que o coronavírus faz com o nosso corpo. Portanto, separamos aqui informações para você saber como o vírus age no organismo dos infectados.

Primeiramente, é importante saber que, no Brasil, o número de casos confirmados pelo vírus já alcançou centenas de milhares de pessoas. Além disso, o número de vítimas do Covid-19 também já está na casa das dezenas de milhares. Sendo assim, essa epidemia, que começou na China, agora atinge praticamente o globo inteiro, causando várias mortes.

Conheça um pouco mais sobre o que o coronavírus, e seu comportamento no corpo humano.

O que é coronavírus?

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Poder 360

O coronavírus pertence a família de vírus chamada de Coronaviridae e, além disso, também é o responsável por casos de doenças respiratórias. Esse tipo só foi descoberto em dezembro, na China, e, sobretudo, é o responsável pela transmissão da doença Covid-19.

Há uma variedade de coronavírus e eles infectam muitas pessoas. Algumas são sintomáticas e outras assintomáticas.

O que o coronavírus faz ao corpo?

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Uol

Primeiramente, o coronavírus é um vírus respiratório. Por esse motivo, começa infectando a garganta e o acesso dele ao organismo é por meio da boca, olhos e nariz. Assim, é lá dentro que a reprodução do vírus acontece.

Portanto, quando o organismo sente a presença dele, inicia a resposta inflamatória para tentar combatê-lo. Ou seja, primeiramente baixa a imunidade e, logo após, os sintomas começam a aparecer, como por exemplo, dor de garganta.

Percurso

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Guia da Farmácia

O professor de medicina preventiva e doenças infecciosas no Centro Médico da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, William Schaffner, explica que, inicialmente, o vírus então entra nos tubos brônquicos, produzindo ali inflamação na mucosa desses tubos. Isso causa irritação e, portanto, causa a tosse. A resposta inflamatória aumenta porque o corpo está combatendo o vírus e, consequentemente, a febre aparece”.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), com 56 mil pacientes, foi identificado que: 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

Por fim, entre esses sintomas, o mais grave é a pneumonia. Pois quando o vírus atinge os pulmões pode haver muita falta de ar do paciente e ele precisa urgentemente ser internado para tratar.

Combate ao vírus

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Exame

Certamente, o principal problema da doença não é apenas a infecção, mas a maneira como nosso corpo responde para combatê-la. Ou seja, para evitar que a infecção sequestre nossas células, nosso corpo produz substâncias químicas bastante agressivas. No caso da pneumonia, o vírus cria congestão nos pequenos sacos de ar na base dos nossos pulmões.

Se essas bolsas estão cheias de infecção, combinadas com a resposta do nosso corpo a essa infecção, elas têm menos capacidade de ar. E se o corpo não recebe oxigênio suficiente, isso leva a insuficiência respiratória e o coração, sem oxigênio suficiente pela corrente sanguínea, não pode funcionar.

É quando chega neste estado que o paciente se encontra em situação crítica e, logo, deve ser internado isoladamente para aos poucos ir recuperando a sua capacidade respiratória.

Espalhando pelo corpo

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Exame

Hoje, a principal causa de mortes pela Covid-19 é quando o vírus ataca o pulmão. Por outro lado, agora em março a Revista Científica “Tha Lancet” publicou um estudo, porém ainda não conclusivo, que o vírus também pode atacar outros órgãos e causar doenças que não sejam respiratórias, como por exemplo, coração, fígado e rins.

Como prevenir?

Veja aqui dicas de como prevenir:

– Higienize as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%.

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Seleções

– Ao espirrar ou tossir cubra a boca e o nariz.
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Fabiosa

– Ao sair, use máscara de tecido dupla. As máscaras cirúrgicas devem ser deixadas para os profissionais de saúde.

– Evite contato físico, como por exemplo, abraços e apertos de mãos.

– Evite aglomeração.

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
O Globo

– Mantenha os ambientes bem ventilados.
– Evite o uso do ar-condicionado.

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Entrementes

– Tenha uma alimentação saudável.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal.

O que o coronavírus faz - As causas do vírus em nosso corpo
Freepik

E aí, curtiu a matéria? Confira a próxima: Filmes sobre isolamento – 12 longas sobre a solidão do isolamento.

Fontes: BBC; Ministério da Saúde; Notícias Uol.

Imagem de Destaque: Prefeitura do Rio.

Próxima página »

Escolhidas para você