Mundo Animal

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?

Todos os animais precisam dormir, mas os padrões de sono dos animais são tão variados quanto o próprio reino animal.

Como humanos, nos sentimos melhor quando temos uma boa e longa noite de sono, precisamente de 8-9 horas. Mas, o que parece uma quantia razoável para nós é excessivo para grande parte do reino animal. Claro, preguiças e coalas podem cochilar por horas a fio, mas existem muitos animais que não dormem quase nada.

Mas, por que alguns animais dormem menos do que outros? Existem exceções para todas as regras, mas em geral, animais grandes tendem a dormir menos horas do que animais menores. Alguns animais que pastam também dormem menos do que animais selvagens e caçadores, uma vez que precisam passar grande parte do dia comendo para sobreviver.

Se você está curioso para conhecê-los confira abaixo os principais animais que dormem surpreendentemente pouco.

Animais que não dormem por muito tempo

Animais terrestres que dormem pouco

Ovelhas

Fonte: Pexels

As ovelhas são diurnas como os humanos, com grande parte do sono ocorrendo à noite. No total, eles podem passar apenas cinco horas dormindo. Além disso, animais ruminantes como ovelhas devem passar grande parte do dia na posição vertical para comer, o que limita sua capacidade de dormir deitado. Como resultado, eles podem gastar apenas 2,5% do seu sono em um sono realmente profundo.

Continua após a publicidade

O sono também é mais curto em presas como ovelhas, uma vez que passar muito tempo nessa fase do sono pode torná-los mais vulneráveis ​​a ataques. No entanto, dormir em rebanho oferece alguma proteção contra predadores.

Cabras

Fonte: Pexels

As cabras ficam felizes em relaxar, mas raramente se permitem dormir. Por precaução, este animal sempre permanece em pé e parcialmente alerta. Mesmo quando uma cabra está em sono profundo, ela se levanta facilmente em resposta a um ruído ou movimento incomum. Contudo, essa reação rápida tem um preço; as cabras dormem apenas cerca de cinco a seis horas e quase nunca permitem que seus músculos relaxem totalmente.

Vacas

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?
Fonte: Pexels

As vacas ficam do lado seguro e obtêm descanso nos cochilos tirados ao longo do dia. Este é um antigo comportamento de proteção que permite que o gado fique alerta a ameaças mesmo durante a noite. Esses cochilos somam cerca de quatro horas de sono, geralmente incluindo uma hora de descanso profundo.

Burros

Fonte: Pexels

Os burros podem ter a reputação de serem animais preguiçosos, mas essas criaturas estão em seus cascos a maior parte do tempo. O burro médio só precisa de três horas de sono para passar o dia ativo. Como muitos dos outros animais desta lista, os burros requerem muito pouco sono.

Continua após a publicidade

Girafas

Fonte: Pexels

Quanto tempo as girafas dormem? De alguma forma, o animal mais alto do mundo consegue dormir muito pouco. No total, uma girafa dorme cerca de 4,6 horas por dia. Como pastadoras, as girafas passam a maior parte do dia comendo. Com efeito, grande parte do sono ocorre em cochilos curtos de 35 minutos ou menos. Elas podem dormir deitados ou de pé.

Cavalos

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?
Fonte: Pexels

Os cavalos passam a maior parte do dia comendo ou descansando. O descanso é responsável por cinco a sete horas, com apenas quatro horas desse tempo totalmente adormecido. Como as girafas, os cavalos podem dormir em pé – mas apenas enquanto não estiverem em sono profundo.

Elefantes

Fonte: Pexels

Como animais que pastam, os elefantes têm necessidades curtas de sono. Ao todo, o elefante médio pode dormir apenas duas horas por dia. Esse número de duas horas é apenas uma média.

Aliás, alguns elefantes foram observados viajando por quase dois dias inteiros, sem dormir, para escapar de caçadores furtivos. Devido ao seu comportamento de pastoreio e itinerante, os elefantes escolhem novos locais para dormir a cada noite. Então, eles podem dormir em pé ou deitados.

Continua após a publicidade

Veados

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?
Fonte: Pexels

Os cervos e veados são animais crepusculares, o que significa que são mais ativos nas horas do crepúsculo. Além disso, eles podem dormir em pé ou deitado. De qualquer forma, eles sempre mantêm seus narizes e ouvidos alertas para que possam fugir se um predador se aproximar. Eles podem até mesmo abrir os olhos para observar o que está ao seu redor.

Aves que dormem pouco

Pássaros

Fonte: Pexels

Ao considerar qual animal dorme menos, parece que as aves migratórias podem ser a resposta. Esses animais são os multitarefas definitivos, tendo descoberto uma maneira de dormir enquanto voam.

Ou seja, os pássaros têm a capacidade de dormir de forma não-hemisférica, o que significa que um lado do cérebro dorme, enquanto o outro fica acordado. Isso permite que eles mantenham um olho aberto e mantenham o voo, sobretudo, durante a migração.

Desse modo, alguns exemplos são os andorinhões alpinos que foram documentados voando por 200 dias sem escalas. Além deles, as fragatas dormem menos de 1 hora por dia durante um voo de 10 dias. Quando chegam à terra, esses pássaros pegam no sono, assim como as morsas, e podem dormir até 13 horas por dia.

Continua após a publicidade

Avestruzes

Fonte: Pexels

Avestruzes são travessas manhosas. Esses pássaros grandes conseguem fechar a maior parte dos olhos sem fechar totalmente o olho. As avestruzes são capazes de dormir com os olhos abertos, permitindo que seu cérebro descanse enquanto permanecem alertas.

Ademais, este pássaro também deita a cabeça para cochilos rápidos de 15 minutos. Todos esses hábitos incomuns de sono somam cerca de 6-7 horas de sono por dia.

Animais marinhos que dormem pouco

Morsas

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?
Fonte: Pexels

As morsas podem passar até 84 horas nadando continuamente. Portanto, como podem ficar acordados por mais de três dias, certamente merecem um lugar nesta lista. Quando finalmente têm a chance de descansar, as morsas podem dormir enquanto flutuam na água, deitadas no fundo do mar ou encostadas em algo na posição vertical.

As morsas podem dormir na água e na terra, mas preferem cochilar na costa e passam até 75% do tempo dormindo em terra. No total, eles podem passar de duas a 19 horas em repouso e dormir em curtos períodos de três a 23 minutos.

Continua após a publicidade

Golfinhos e baleias

Fonte: Pexels

Os golfinhos e baleias fêmeas, são criaturas marinhas que raramente dormem durante os primeiros 30 dias de vida de seus bebês, porque os recém-nascidos nunca dormem.

Esses pequenos nadadores têm energia ilimitada durante o primeiro mês, o que significa que a mãe tem que ficar desperta para cuidar e acompanhar seus filhotes.

Tubarões

Fonte: Pexels

Os tubarões continuam sendo algumas das criaturas mais misteriosas do oceano, mas a ciência de seu sono está finalmente começando a fazer sentido.

Os pesquisadores acreditam que alguns tubarões nunca entram em sono profundo, porque precisam de água correndo por suas guelras para respirar. Assim, como um substituto do sono, os tubarões “diminuem a força”, vagando preguiçosamente pela água, sem prestar muita atenção ao ambiente.

Continua após a publicidade

Existe um animal que nunca dorme?

Animais que não dormem por muito tempo: quais são eles?
Fonte: Pexels

Por fim, não está claro se todos os animais precisam ou não dormir. Um estudo comumente citado concluiu que as rãs-touro não dormem. No entanto, esse estudo baseou-se em uma definição limitada de sono, que os cientistas reconsideraram desde então.

Os mamíferos evoluíram para precisar de quantidades variáveis ​​de sono profundo. Algumas espécies podem sobreviver com muito pouco sono profundo e outras podem sobreviver em hibernação por anos a fio. Portanto, mesmo animais sem cérebro, como a água-viva, parecem exibir uma espécie de estado de sono.

Em conclusão, o sono dos animais é tão fascinante e variado quanto o próprio reino animal. À medida que os pesquisadores continuam a explorar as origens e os benefícios do sono para os animais, eles encontram pistas que nos ajudam a compreender melhor o sono dos humanos.

Quer conferir outro artigo com esta temática de sono? Então, veja: E se você ficasse sem dormir por uma semana? O que aconteceria?

Continua após a publicidade

Fontes: Público, Meus animais, Perito animal

Fotos: Pexels

Próxima página »

Escolhidas para você