Mundo Animal

Animal mais velho do mundo – Qual é, idade e 9 animais bem velhinhos

O animal mais velho do mundo se chama Jonathan. Tem alguma ideia de qual espécie ele seja? Confira também lista de outros 9 bichos velhinhos

Atualizado em 24/08/2020

Certamente você já ouviu algum comentário associando tartarugas à longevidade. De fato, esses répteis podem viver muito. Inclusive, biólogos acreditam que atualmente, o animal mais velho do mundo seja uma tartaruga terrestre de 188 anos, carinhosamente chamada de Jonathan.

Além de ser o mais velho dos animais terrestres, Jonathan também tem mais idade que a pessoa que viveu mais. Isso porque, a maior idade registrada em um ser humano foi 122 anos e 144 dias, vividos pela francesa Jeanne Calment (1875-1997). Ambos entraram para o Livro dos Recordes pela longevidade.

O animal mais velho do mundo nasceu nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico. Contudo, Jonathan vive desde 1882 na ilha de Santa Helena, no sul do Atlântico. Antes dele ser considerado o recordista em idade, outro animal ocupava esse lugar, quer saber qual?

Antigo recordista

Fonte: Segredos do Mundo

Antes de Jonathan, o posto de animal mais antigo do mundo era ocupado por um tubarão de 400 anos. O ancião era da espécie Tubarões-da-Groenlândia, que cresce cerca de 1 cm por ano, e só atingem a maturidade sexual aos 150 anos.

Os pesquisadores só conseguiram identificar isso através da datação por radiocarbono, determinando as idades de 28 desses animais. Além disso, foi possível estimar que uma fêmea morta recentemente tivesse cerca de 400 anos. O Segredos chegou a fazer uma matéria sobre esse bicho, que você pode ler clicando aqui.

Antes do tubarão, a recordista era uma baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus) com idade estimada de 211 anos. Mas, a coisa ficaria feia se os invertebrados entrassem no jogo. Nessa competição, o título ficaria com um molusco de 507 anos conhecido como Ming, que teria vivido de 1499 a 2006.

Conheça o animal mais velho do mundo

Fonte: JN

Inicialmente, acredita-se que Jonathan tenha nascido em 1832. Isso significa que o vovô tartaruga teria vivido diversos eventos históricos, como as duas grandes guerras mundiais, ataques com bomba nuclear, ascensão e queda de governos pelo mundo inteiro. Mas, ele não foi o único da espécie a atingir esse marco.

Antes dele, a tartaruga mais velha chegou aos 188 anos, era uma vovó chamada Tu’i Malila, de Madagascar. Desse modo, em 2020, Jonathan bateu o recorde da réptil e segue como o animal mais velho do mundo, tendo entrado inclusive no Guiness Book, o livro dos recordes.

Quando chegou em sua casa atual, na ilha de Santa Helena, Jonathan já era considerado adulto. Além disso, ele superou a expectativa de vida para sua espécie que é de cerca de 150 anos e tem uma saúde de ferro. No mais, a tartaruga chegou ao lugar, pois foi dada de presente para o então governador do território britânico ultramarino, William Gray-Wilson, que manteve o animal em sua residência.

Inicialmente, Jonathan era considerado uma tartaruga gigante de Aldabra (Aldabrachelys gigantea), que faz parte do arquipélago de Seychelles, onde ele originalmente nasceu. Contudo, biólogos examinaram a tartaruga centenária e descobriram que ele é de uma espécie diferente e muito rara.

Apesar da espécie de Jonathan ter sido considerada extinta, estima-se que há cerca de 80 representantes vivos. Contudo, mesmo com boa saúde e idade avançada, a tartaruga sofre com alguns efeitos da velhice. O animal mais velho do mundo tem, por exemplo, um estado avançado de cegueira e aparenta não tem audição.

Animais com idade avançada

Mesmo que Jonathan seja o recordista em idade, ele é apenas o animal terrestre mais velho. Além disso, outros bichos bateram o recorde antes da tartaruga. Confira abaixo uma lista com outros 9 vovôs do mundo animal.

1-Molusco Arctica islandica

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 507 anos

Primeiramente, esse é o mais velho da lista e só não bate o recorde de Jonathan por ser um animal invertebrado. De modo geral, esse molusco é bivalve e comestível, e costuma ser coletado em lugares banhados pelo Oceano Atlântico.

De modo geral, eles são encontrados na água entre 25 e 1,3 mil pés de profundidade e vivem bastante. Mas, essa longevidade não é específica desse molusco, e sim de sua espécie. Em 2006, por exemplo, mergulhadores encontraram dois exemplares de 357 e 507 anos em mares da Islândia.

A fim de verificar a idade dos moluscos coletados pelos mergulhadores, cientistas realizaram o exame de Carbono-14 na concha dos bichos. Sendo assim, os anéis da concha do molusco foram contados e revelaram quanto tempo eles tinham de vida.

2-Baleia boreal

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 211 anos

Em segundo lugar, mais um animal marinho, mas, dessa vez, um mamífero. A Balaena mysticetus além de longeva também é enorme. Isso porque o animal pode atingir até 20 metros de comprimento e pesar entre 75 e 100 toneladas.

Ao contrário das baleias que migram para obter alimento, a baleia boreal vive exclusivamente nas regiões do Ártico e sub-Ártico. A fim de definir a idade desses mamíferos gigantes, cientistas realizaram experimentos que mostraram que alguns desses bichos chegaram a 211 anos.

De modo geral, o estudo analisou as mudanças no ácido aspártico dos olhos de uma das baleias. Além disso, a precisão da pesquisa é de 16%, o que significa que o mamífero pode ter entre 177-245 anos.

3-A tartaruga gigante de Aldabra

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 256 anos

Mais uma tartaruga na lista de animais mais velhos do mundo. Essa, inclusive, é da espécie que se supôs que Jonathan seria. Essa vovó réptil se chamava Adwaita, nome que em sânscrito remete a algo único e pioneiro.

Além disso, ela viveu no Jardim Zoológico de Kolkata, na Índia, para onde foi levada após a morte de seu dono, um general britânico. Contudo, há cerca de 130 anos ela foi levada para o Jardim Zoológico de Alipore em Calcutá. Não há notícias precisas de Adwaita, mas acredita-se que ela tenha morrido em 2019.

4-Hanako, a carpa

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 226 anos

Inicialmente, os peixes Koi são uma espécie de carpa, mas que possui padrão de escamas diferentes. Estes animais são utilizados em tanques e fontes como decoração, já que são bonitos e chamativos. Contudo, em 1977 um desses bichos chamou atenção também por sua idades.

Ao morrer, o animal foi analisado e especialistas contaram a quantidade de anéis em seu corpo. Sendo assim, foi possível determinar que a carpa Hanako tinha cerca de 226 anos, idade avançada até mesmo para a espécie.

5-Esturjão

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 125 anos

Mais um peixe para integrar nossa lista. De modo geral, o esturjão é uma das espécies mais antigas de peixes ósseos que habita lagos e zonas costeiras da Eurásia e América do Norte, em regiões subtropicais, temperadas e sub-árticas.

Além disso, esses peixes são bem grandes, podendo atingir até dois metros de comprimento. Então, em 2012, um esturjão foi encontrado em Wisconsin, nos Estados Unidos, medindo mais de dois metros e pesando mais de 100 quilos. Surpreendentemente, o peixe também tinha 125 anos de existência, como mostraram os anéis em seu corpo.

6-Peixe olho-de-vidro laranja

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 149 anos

Certamente, os peixes são animais muito longevos. Neste caso, trata-se de um peixe-olho-de-vidro, encontrado apenas em altas profundidades dos oceanos Pacífico e Atlântico.

Desse modo, o peixe foi encontrado e passou por um exame à base de radioatividade, que determinou uma idade máxima de 149 anos.

7-Mexilhões de pérola de água doce

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 210 a 250 anos

Apesar de longevo, esse molusco bivalve está ameaçado de extinção. Isso porque, mesmo vivendo em água doce, eles são capazes de produzir pérolas de muita qualidade. Desse modo, eles foram explorados por muitos anos.

A idade de 210 a 250 anos é o máximo a que esses animais podem chegar. Além disso, um especialista em mexilhões disse que essa espécie

8-Ouriço-do-mar vermelho

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 200 anos

Essa espécie de ouriço é encontrada no Oceano Pacífico, do Alasca até à Califórnia, e é famosa por viver muito. Além disso, eles são encontrados em águas rasas e regiões rochosas. No Canadá, por exemplo, alguns exemplares dessa espécie possuem até 200 anos.

9-Lamellibrachia luymesi

Fonte: Megacurioso
  • Idade: 170 anos

Por fim, mais um animal marinho. Mas, nesse caso, o ancião é uma espécie de verme do mar, que vive em regiões de água fria. A espécie pode atingir mais de três metros e isso leva tempo. Mas, isso não é um problema, já que eles podem viver até 70 anos.

Saiba mais sobre o mundo animal lendo essa matéria: Curiosidades sobre animais – 42 fatos que você ainda não sabia

Fonte: Megacurioso, JN, Segredos do Mundo

Imagens: Segredos do Mundo,

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada