Aprenda a fazer uma incrível cafeteira de lâmpadas

Em meio a tanta tecnologia disponível hoje em dia, ainda existem por aí pessoas criativas e dispostas o suficiente para tentar reciclar objetos já sem uso e tentar alguns inventos úteis para o dia-a-dia. Um bom exemplo disso você confere nessa matéria. Isso porque você vai aprender a fazer hoje sua própria cafeteira de lâmpadas. Isso mesmo: de LÂM-PA-DAS!

A ideia genial, aliás, é de um canal muito criativo do YouTube, Rulof Maker, que prega a ideia do “faça você mesmo”. Como você vai ver, os materiais usados para construir a cafeteira de lâmpadas, ou engenhoca (para os mais íntimos), são simples e incluem muito do que você considera lixo aí em sua casa, como lâmpadas queimadas, bocais sem uso e arames.

Bom, depois dessa lista você deve estar se perguntando: como tudo isso pode virar uma cafeteira? Por mais que seja difícil de acreditar, a verdade é que a ideia desse nosso cientista maluco dá certo e realmente se torna uma cafeteira de lâmpadas.

café

 

Isso porque, com a ajuda do tubo de um conta-gotas de vidro, é possível criar vácuo dentro da engenhoca, reproduzindo o mesmo processo daquelas outras cafeteiras usadas na chama de fogão, que já entregam o café coado. Sabe como é?

Mas, até chegar ao cafezinho pronto, existe alguns passos a serem seguidos na criação da cafeteira de lâmpadas, que não são lá muito rápidos. No entanto, a ideia é tão genial que vale a pena conferir confecção dessa incrível engenhoca, como você vai ver.

Aprenda a fazer sua própria cafeteira de lâmpadas:

1. Para começar, pegue um par de lâmpadas sem uso, luvas, máscara e lixa. Lixe a base da parte de vidro na lâmpada, com cuidado, fazendo leves movimentos circulares;

1

2. O movimento deve ser feito por alguns minutos, até você notar que um furinho apareceu no vidro;

2

3. Com muito mais cuidado agora, continue lixando a lâmpada por mais um 10 ou 15 minutos, até que o furo fique tão grande quando o da imagem:

3

4. Então, use um alicate para tirar a parte interna da lâmpada

4

5. Agora, começa a trabalhar a segunda lâmpada. Nesse caso, tudo que você tem que fazer é tirar essa espécie de botão metálico, lixando com os mesmos movimentos circulares anteriores;

5

6. Com a ajuda de uma chave de fenda, agora, começa a tirar, delicadamente, a parte preta. Se precisar, um alicate pode terminar o serviço com mais facilidade. (repita esse mesmo processo com a primeira lâmpada, para que ambas tenha esse furo na parte metálica);

6

A intenção, como você deve ter percebido, é abrir um buraco na lâmpada

7

7. Agora você vai precisar de um conta-gotas de vidro, de mais ou menos 8 cm. Tire a parte de plástico dele;

8

8. No limite do conta-gotas, onde havia a parte plástica, você vai precisar encaixar um pequeno arco metálico (que vai ajuda o encaixe na lâmpada). Para firmar, antes de colocar a argola, passe um pouco de cola silicone na ponta do tubo de vidro.

9 10

Aproveitando o excesso da cola que ficou, encaixe essa peça de vidro que você acabou de montar na segunda lâmpada

11 13 12

9. Na segunda lâmpada, usa um pouco de supercola na abertura metálica e cole uma argola de silicone

14 15

10. Agora você vai precisar de dois bocais de abajur, aquelas partes onde ficam encaixadas as lâmpadas. Aliás, você só vai precisar da parte interna deles, como mostra a imagem:

16 17

11. Use alicate para cortar as dobras que eles apresentam na parte inferior. Então, faça furos nas duas partes, de forma que você possa costurar as duas peças com arame;

18 19

Agora faça o encaixe de tudo, de forma que todas as partes de encaixem perfeitamente, sem deixar vãos;

20

Como usar a cafeteira de lâmpadas

1. Para usar sua engenhoca, corte um pequeno círculo do filtro de papel, usado para coar café. Encaixe o pequeno círculo no fundo da lâmpada e, para dar firmeza, coloque outra argola metálica sobre ele.

21 22 23

2. A menos que você tenha uma outra ideia genial, você vai precisar de uma estrutura como a da imagem para segurar sua “cafeteira de lâmpadas”;

24

3. Para fazer o café, como numa cafeteira comum, coloque água embaixo e pór de café na parte superior e, claro, acenda o fogo

25 26

4. Depois que todo pó estiver coado, tira a engenhoca do fogo e espere que o café desça, já coado.

27

Em seguida, é só servir!

28

 

Se ficaram dúvidas sobre a fabricação da cafeteira de lâmpadas, assista o vídeo abaixo. O áudio está em inglês, mas o passa-a-passo é bem claro. Veja: