Ciência & Tecnologia

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp?

Veja como é o processo de recuperação de mensagens excluídas no WhatsApp para celulares com sistemas operacionais Android e IOS.

O WhatsApp é uma tecnologia muito fácil de usar e que nos beneficia muito na comunicação diária. Por esta razão, torna-se um dos aplicativos mais populares do mundo. No entanto, há casos em que você exclui conversas acidentalmente. A boa notícia é que você pode recuperar mensagens apagadas no WhatsApp de forma rápida, especialmente se contiverem informações importantes.

A seguir confira como fazer isso esteja você usando um dispositivo Android ou um dispositivo iOS.

Como recuperar mensagem de conversa apagada no WhatsApp?

Caso tenhamos excluído uma conversa do aplicativo, devemos ter em mente que graças às cópias de segurança que o próprio WhatsApp salva todos os dias, é possível recuperá-las com bastante facilidade.

É importante saber que todos os dias de madrugada, o próprio app faz um backup automático de todas as nossas mensagens e podemos até salvar os vídeos que compartilhamos com nossos contatos.

Continua após a publicidade

Cada backup é salvo por um período de 7 dias, portanto, durante esse período de tempo, sua recuperação é bastante simples. Após esse período, recuperar uma conversa excluída é um pouco mais complexo, mas não impossível. Contudo, será preciso aplicativos de terceiros.

Recuperar mensagem de conversa apagada no Android

Recupere as mensagens excluindo o WhatsApp

  1. Desinstale e reinstale o WhatsApp no seu telefone;
  2. Depois de abrir o aplicativo, você será solicitado a verificar seu número, depois aparecerá um pop-up para restaurar onde você selecionar a seguir. Então, aqui será inicializado o processo de restauração;
  3. Restaurar conversas do Whatsapp do Google Drive.

Recupere as mensagens restaurando o backup local

O WhatsApp salva até 7 versões de backup no seu celular, e envia a mais recente até o seu Drive. Portanto, se você quiser ter acesso ao backup local basta fazer isso:

  1. Vá até o Google Drive em um PC e vá até configurações;
  2. Clique em gerenciar aplicativos. Role até mais no final para achar o WhatsApp;
  3. Agora está tudo certo para restaurar o backup local;
  4. Vá até a pasta WhatsApp/Databases, e procure a data desejável do backup, que está em formado de ano, mês e dia. Lembrando que para conseguir acessar você precisa usar um gerenciador de arquivos. E caso tenha algum cartão de memória, você também pode acessar o mesmo caminho na memória externa.
  5. Veja se o arquivo mais recente, msgstore.db.crypt9, foi alterado na data desejada. Se não foi alterado, modifique um dos backups encontrados, como msgstore -YYYY-MM-DD.1.db.crypt9. Agora desinstale e instale o WhatsApp.

No IOS

No iPhone, você só consegue fazer a restauração pelo iCloud, já que o WhatsApp não trabalha com backup local modificável no iOS. Antes de começar é bom você ver se existe algum backup automático ativo no iCloud. Para isso, vá até Configurações do WhatsApp > Conversas > Backup de conversas.

Aqui você verá se tem algum backup sendo feito das suas conversas. Caso não tenha, não vai ser possível restaurar, mas ainda é possível ativar o backup para ocorrências futuras.

Continua após a publicidade

De qualquer jeito, é importante verificar quando foi feito seu último backup, para ter certeza de que ele terá mensagens que você quer recuperar. Em seguida, repita o procedimento:

  1. Desinstale o WhatsApp e instale novamente;
  2. Na hora de restaurar, depois de colocar o número, o WhatsApp vai achar o backup do iCloud;
  3. Por fim, é só seguir as instruções na tela para restaurar o seu histórico de conversas.

Como recuperar mensagens apagadas para si mesmo no WhatsApp?

  • Toque em uma conversa no WhatsApp;
  • Toque e segure sobre a mensagem que deseja apagar;
  • Escolha a opção “Apagar para mim”;
  • Por fim, toque na opção “Desfazer” para recuperar a mensagem excluída.

Vale ressaltar que essa opção está disponível apenas para a mensagem que você apaga para si mesmo, ou seja, caso toque em “apagar para todos” não será possível fazer a recuperação.

Fontes: Catraca Livre, Olhar Digital

Leia também:

Continua após a publicidade

Como funciona o WhatsApp Web? Veja como usar a versão para PC
Como usar Whatsapp Web sem celular?
Como transferir dinheiro no WhatsApp? Nova função do aplicativo
História do WhatsApp – Origem e a evolução dos recursos do aplicativo
Como usar o Whatsapp Web no computador?
Como bloquear o WhatsApp se seu celular for roubado

Próxima página »

Escolhidas para você