Ciência & Tecnologia

Assoar o nariz – Força, secreção nasal e o jeito certo de fazer

Assoar o nariz parece inofensivo, mas na verdade não é. Assoar do jeito errado pode causar danos ao nariz, garganta e até sangramentos.

Atualizado em 05/10/2020

Apesar de ser considerado deselegante em público, assoar o nariz é muito comum. No entanto, o que poucos sabem é que essa ação pode ser feita da maneira errada. Além disso, dependendo do modo se faz, pode ser prejudicial à saúde.

Contudo, nem só a prática gera dúvida. O termo assoar também gera confusão entre muitas pessoas. Isso porque, o verbo pode ser confundido com assuar. Apesar de também existir na Língua Portuguesa, assuar significa, na verdade insultar alguém.

Desse modo, o correto é assoar. Este verbo teve origem no Latim, “assonare”. Além disso, acredita-se também que o termo possa ter surgido da palavra “som” mais o prefixo “a” e o sufixo “ar”. De todo modo, o sentido é o de expelir ou limpar, exatamente o que acontece se você assoar o nariz.

Muita força ao assoar o nariz

Fonte: IG saúde

Comumente, ao assoar o nariz, as pessoas empregam muita força. Isso porque, a intenção é livrar-se da secreção nasal e desobstruir as vias aéreas. No entanto, essa prática pode comprometer a região, o que é nocivo à saúde.

Contudo, assoar o nariz com muita força pode ser prejudicar também outros órgãos. Isso porque, a prática pode aumentar a pressão nos vasos sanguíneos. Consequentemente, isso pode causar sangramentos.

No mais, a garganta também pode ser prejudicada. Assoar o nariz com força pode provocar irritações na garganta. Além disso a secreção nasal, se for para a garganta, pode causar crises de tosse.

Secreção nasal

Além dos danos, expelir a secreção nasal pode ser prejudicial à saúde. Isso porque, a mesma tem a função de proteger a mucosa nasal. Desse modo, o ideal seria limpar o nariz com soro fisiológico 0,9%.

Jeito certo

Por todos os motivos apresentados, é importante assoar o nariz da maneira correta. Primeiramente, é melhor expelir a secreção nasal do que puxá-la para a garganta.

Em segundo lugar, o melhor modo de assoar o nariz é limpar uma narina de cada vez. Desse modo, a pressão exercida sob o nariz é menor.

Em época de tempo seco ou frio, ou mesmo em caso de doenças respiratórias, assoar pode não resolver. Nos casos em que isso acontece, é recomendado o uso de descongestionantes ou pulverizantes nasais. Isso porque, esses produtos vão desobstruir as vidas e deixar a secreção mais fácil de expelir. Mas, é importante lembrar que essas substâncias devem ser usadas sob orientação médica.

Leia também: Rinite tem cura? O que causa, principais sintomas, tipos e tratamentos

Fonte: Saúde Ig, Cuidados pela Vida, Dicio

Imagens: Saúde Ig, Crescer

Por <a href='https://segredosdomundo.r7.com/author/amandasales/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Amanda Sales</a>
Por Amanda Sales
Jornalista, escritora, redatora e social media. Gosto de coisas demais para caber aqui. Instagram: @tobemcansada