Seu nariz é um verdadeiro termômetro de estresse, segundo a Ciência

Se você acompanha o Segredos do Mundo, muito provavelmente já viu que o estresse pode transparecer não somente pela irritação, mas também por sintomas físicos muito perceptíveis. Estudos realizados na Inglaterra, mais exatamente pela Universidade de Nottingham, indicaram que a temperatura do nariz das pessoas também pode ser um indicador desse problema.

Na verdade, conforme os cientistas responsáveis pela pesquisa, a temperatura do nariz pode ser visto como um verdadeiro termômetro do estresse. Isso porque, quanto mais gelado ele permanecer ao longo do dia, mais estressado você pode estar.

Claro que um nariz congelante pode, facilmente, ser resultado da baixa temperatura do ar-condicionado do seu trabalho, mas, esse se mostrou um dos sintomas físicos do estresse mais perceptíveis durante o estudo.

Temperatura do nariz x estresse

Para chegar a esse resultado, aliás, o grupo do Instituto de Tecnologia Aeroespacial – mais especificamente o grupo voltado ao estudo do fator humano nas aeronaves – observaram as reações dos pilotos sob o estresse de tarefas progressivamente desafiadoras e que exigiam alta concentração.

Os estudiosos, então, utilizaram uma câmera técnica durante os testes, que eram utilizadas para fazer selfies dos voluntários. Em seguida, essas imagens foram processadas por algoritmos de inteligência artificial, revelando a ligação da temperatura do rosto com os níveis de estresse.

Foi então que os estudiosos notaram que o nariz e a região dos seios da face se mostravam os melhores indicadores desses sinais procurados.

Por que nariz gelado é sinônimo de estresse?

Infelizmente, os estudos ainda não permitem explicar porque esse fenômeno acontece. Os pesquisadores, no entanto, acreditam que a temperatura do nariz e o estresse possam ser explicados pelo fato da respiração também se alterar durante uma tarefa que exija muita concentração.

Outra hipótese, ainda segundo os cientistas, é de que tarefas de grande dificuldade e esforço cognitivos exijam que o sangue se concentre no cérebro, afastando o fluxo sanguíneo das extremidades do rosto, assim como no caso de hipotermia, por exemplo. Mas essa possibilidade também não foi testada ainda.

E então, seu nariz costuma ser mais quentinho ou mais frio? Você se considera uma pessoa estressada? Não deixe de comentar!

Agora, falando no órgão responsável pelo olfato, não deixe de conferir ainda: 7 formas de desentupir o nariz que realmente funcionam.

Fonte: Superinteressante