As baleias são mamíferos aquáticos que fazem parte da ordem dos cetáceos, assim como os golfinhos. Por sua vez, a ordem é divididas em duas subordens diferentes.
A ordem dos Mysticeti inclui os animais conhecidos como baleias verdadeiras. Elas também tão chamadas de baleias de barbatana, como a baleia-azul, por exemplo.
Por outro lado, os Odontoceti incluem espécies de baleias com dentes, bem como golfinhos. Algumas espécies de baleias também fazem parte dessa ordem, mas alguns autores preferem considerar apenas os misticetos dentro da classificação.
Cetáceos
Os cetáceos são mamíferos aquáticos sem pelos e com nadadeiras no lugar dos membros. Essas características são responsáveis pelo corpo hidrodinâmico dos animais, fazendo com que eles se desloquem com facilidade na água.
Essas adaptações evolutivas surgiram há cerca de 50-60 milhões de anos, permitindo que os mamíferos se adaptassem a água. Além dos membros modificados, os cetáceos contam com uma camada de gordura capaz de protegê-los do frio.
Assim como outros mamíferos, também respiram por meio dos pulmões. Sendo assim, os cetáceos precisam subir até a superfície para obter oxigênio.
Baleias
O nome baleia é dado principalmente às espécies da subordem Mysticeti, em que se encontram as chamadas baleias-verdadeiras. Apesar de não ser consenso entre a comunidade científica, alguns autores também classificam animais da subordem Odontoceti, que inclui os golfinhos, como baleias com dentes.
Como mamíferos, esses animais respiram enchendo os pulmões de ar. Para isso, utilizam um orifício respiratório que fica no topo da cabeça, capaz de realizar trocas gasosas mesmo que o animal não coloca totalmente a cabeça para fora da água. Entre os misticetos, existem dois orifícios com essa função, enquanto odontocetos possuem apenas um.
Além disso, as espécies de cada subordem são marcadas pela diferença na força da ecolocalização. Enquanto os odontocetos são extremamente eficazes, as espécies consideradas verdadeiras não utilizam muito a habilidade.
Características
Uma característica marcante das espécies de baleia é o tamanho avantajado. A baleia-azul, por exemplo, pode chegar 33 metros de comprimento e é o maior animal do mundo. Até mesmo a menor baleia do mundo, a baleia-anã, é enorme. Seu tamanho varia de 8 a 10 metros.
As espécies também são marcadas pelo seu grande peso. Isso porque, além do tamanho, cerca de um terço do peso corporal é formado pela grossa camadas de gordura. A baleia-azul pode chegar a pesar 140 toneladas.
As baleias são encontradas em todos os oceanos do mundo e podem migrar em determinadas épocas, especialmente para reprodução.
Para se reproduzir, os machos introduzem espermatozoides nas fêmeas, gerando o desenvolvimento dentro do útero. A duração da gestação varia para cada espécie, mas média dura de onze a doze meses. Assim que nasce, o filhote já nada ativamente e passa por cerca de sete meses de amamentação.
Espécies
Baleia azul (Balaenoptera musculus)
A baleia azul é o maior animal que existe no mundo e possui hábitos migratórios. Quando quer se alimentar, busca regiões de águas frias, assim como Pacífico Norte e Antártida. Por outro lado, para se reproduzir viaja para locais tropicais e de temperaturas amenas. Geralmente, vive em pares, mas pode ser encontrada em grupos de até 60 criaturas. Para sustentar seus quase 200 toneladas de peso, consome até 4 toneladas de alimentos por dia.
Baleia de bryde (Balaenoptera edeni)
Apesar de ser pouca conhecida, está espécie pode ser encontrada em várias regiões de águas tropicais ao redor do mundo, como nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Em média, tem 15 metros de comprimento e 16 toneladas. Uma vez que gasta cerca de 4% de sua massa corporal por dia, precisa se alimentar de grandes quantidades de pequenos animais, como sardinhas.
Cachalote (Physeter macrocephalus)
A cachalote é a maior representante das baleias com dentes, podendo chegar a 20 metros e 45 toneladas. Além disso, é uma das poucas espécies que conseguem ficar submersas por muito tempo, conseguindo sobreviver debaixo d’água por até uma hora. Atualmente, a espécie se encontra ameaçada por conta da caça.
Baleia fin (Balaenoptera physalus)
Esta espécie também é conhecida como baleia comum. Em tamanho, só fica atrás da baleia azul, com 27 metros e 70 toneladas. Apesar disso,é a espécie mais veloz na natação, graças a seu corpo longilíneo.
Baleia franca (Eubalaena australis)
A baleia franca é a mais comum nas águas do sul do Brasil, principalmente de Santa Catarina. Esta espécie se alimenta de pequenos crustáceos, em águas frias, então pode passar muito tempo quando visita águas quentes para se reproduzir. A baleia franca é marcada, principalmente, por calosidades ao longo de sua cabeça.
Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae)
Assim como a baleia franca, a jubarte também é comum no Brasil, mas é vista com frequência no nordeste. Também chamada de baleia corcunda, ela é capaz de colocar praticamente o corpo toda fora da água durante saltos. Isso porque suas nadadeiras possuem um terço do tamanho do corpo, e são muito comparadas com asas.
Baleia minke (Balaenoptera acutorostrata)
A baleia minke é a menor baleia do mundo, também chamada de baleia anã. Diferente da maioria das espécies, possui a cabeça em formato mais achatado e pontudo.
Orca (Orcinus orca)
Apesar de ser conhecida como baleia, a orca é, na verdade, da família dos golfinhos. Ela pode chegar a 10 metros e pesar 9 toneladas. Assim como os outros golfinhos, possui dentes fortes. Assim, é capaz de se alimentar até mesmo de tubarões, outros golfinhos e espécies de baleias.
Curiosidades
- Assim que nascem, os filhotes de baleia-azul já pesam mais duas toneladas;
- Diferente da maioria das espécies, a baleia franca não possui nadadeiras dorsais;
- Algumas espécies de baleias produzem borrifos enormes durante a respiração na superfície. A baleia azul, por exemplo, produz um borrifo de até 10 metros;
- A cachalote tem uma cabeça que equivale a 40% do tamanho de seu corpo;
- Existem 37 espécies de baleias que costumam visitar o Brasil;
- Espécies como baleias corcundas e jubartes emitem sons que se parecem com músicas.
Fontes: Brasil Escola, Britannica, Toda Matéria
Imagens: BioDiversity4All, Pinterest.