Mundo Animal

Golfinhos – Como vivem, do que se alimentam e principais hábitos

Golfinhos são mamíferos aquáticos encontrados em ambientes de água doce ou salgada, famosos por sua inteligência acima da média entre animais.

Atualizado em 10/06/2020

Os golfinhos são mamíferos do filo cordata, da ordem dos cetáceos. Estão entre os poucos mamíferos aquáticos e podem ser encontrados em praticamente todos os oceanos, além de alguns rios.

Segundo algumas correntes, eles são os animais mais inteligentes do mundo, perdendo apenas para humanos. Além de espertos, também são considerados amigáveis, dóceis e divertidos.

Por causa disso, golfinhos também são muito sociáveis, não só entre si, mas com outras espécies e com humanos. Dessa maneira, conseguem formar grupos que incluem outros cetáceos.

Cetáceos

Golfinhos - como vivem, do que se alimentam e principais hábitos
BioDiversity4All

O nome cetáceo tem origem no grego “ketos”, que quer dizer monstro marinho ou baleia. Os animais dessa ordem surgiram de animais terrestres por volta de 55 milhões de anos atrás e compartilham ancestrais comuns com hipopótamos, por exemplo.

Atualmente, a ciência divide os cetáceos em três subordens:

Archeoceti: inclui apenas espécies extintas hoje em dia;

Mysticeti: inclui as chamadas baleias verdadeiras, que possuem barbatanas em formatos de lâminas no lugar dos dentes;

Odontoceti: inclui os cetáceos com dentes, como os golfinhos.

Características dos golfinhos

Golfinhos - como vivem, do que se alimentam e principais hábitos
BioDiversity4All

Os golfinhos são nadadores habilidosos e adoram fazer saltos e acrobacias na água. As espécies possuem corpos longos marcados por bicos finos, com cerca de 80 a 120 pares de dentes.

Por causa de seu formato hidrodinâmico, são os mamíferos mais adaptados à água em todo o reino animal. Isso porque as adaptações nas partes internas e externas do corpo facilitam a movimentação, principalmente durante o mergulho.

Geralmente os machos são maiores do que as fêmeas, mas as diferentes espécies podem ter 1,5 m a 10 m de comprimento. Já o peso, pode chegar a até 7 toneladas nos golfinhos maiores.

Respiração

Golfinhos - como vivem, do que se alimentam e principais hábitos
BioDiversity4All

Assim como todos os mamíferos, os golfinhos respiram pelos pulmões. Ou seja, eles precisam ir até a superfície para conseguir fazer as trocas gasosas que garantem a sobrevivência. Entretanto, eles não possuem nariz e fazem isso a partir de um respiradouro que fica no topo da cabeça.

Esse respiradouro se abre quando o golfinho está na superfície e o ar do pulmão é mandado para fora. O ar, então, sai com tanta pressão, que forma uma espécie de chafariz, espirrando água junto. Logo após esse processo, o respiradouro se fecha, para que o golfinho possa mergulhar novamente.

Durante o sono, metade do cérebro do golfinho continua ativo. Isso porque as atividades cerebrais garantem que a respiração continue funcionando e o animal não morra sufocado, ou afogado.

Hábitos

Golfinhos - como vivem, do que se alimentam e principais hábitos
BioDiversity4All

Logo após o nascimento, os golfinhos passam muito tempo acompanhando as mães. Eles podem viver assim por volta de 3 a 8 anos. Mas quando envelhecem, eles não abandonam a família. Ao longo da vida, os golfinhos continuam a viver em grupo. Inclusive, sempre ajudam outros animais que se ferem ou precisam de socorro.

Além disso, eles também agem em grupo quando caçam. Geralmente, se alimentam de polvos, lulas, peixes, morsas, etc. Assim que encontram suas presas, fazem bolhas na água para distrair o alvo e partem para o ataque.

Por outro lado, são caçados por tubarões, cachalotes e até mesmo seres humanos. No Japão, por exemplo, é comum caçarem golfinhos para substituir a carne de baleia.

Golfinhos também conseguem se comunicar bem por meio da ecolocalização. Eles são capazes de gerar sons de alta frequência para compreender o ambiente e trocar informações entre si. Esses sons, no entanto, não são captados por ouvidos humanos.

Onde vivem

Golfinhos - como vivem, do que se alimentam e principais hábitos
BioDiversity4All

A maioria das espécies de golfinhos vive em oceanos de águas temperada e tropicais. Porém, existem algumas espécies típicas de água doce ou mares interiores, assim como Mediterrâneo, Mar Vermelho e Mar Negro.

No Brasil, eles podem ser encontrados em toda a faixa litorânea, do Rio Grande do Sul ao Nordeste do país. Por aqui, as espécies mais comuns são boto-cor-de-rosa, toninha, tucuxi, boto-cinza, golfinho-nariz-de-garrafa e golfinho-rotador.

Fontes: Estudo Prático, Golfinho Rotador, Info Escola, Britannica

ImagensBioDiversity4All