Barriga travada pode fazer mal à sua saúde!

Embora nem todo mundo malhe, as verdade é que ninguém sonha em ter uma barriga flácida e estufada. Mas, se a boa forma é uma de suas obsessões, assim como conseguir aquela barriga travada, fique sabendo que isso podem ser um grande problema à sua saúde.

Bom, mais ou menos isso. Na verdade, o que realmente pode estar prejudicando você são as abdominais, que precisam ser repetidas incessantemente, por vários meses, para que os primeiros gominhos de uma barriga travada comecem a aparecer.

Conforme estudos realizados recentemente nos Estados Unidos, quem faz abdominais frequentemente e com um grande número de repetições, além da barriga travada (ou não) pode conseguir também sérios problemas na coluna vertebral, como uma hérnia de disco.

10

Colunas de porcos

De acordo com Stuart McGill, responsável pela pesquisa desenvolvida pela Universidade de Waterloo, isso acontece porque o movimento das abdominais, que consiste ficar em posição horizontal e tentar levantar a parte superior do corpo e comprimir a musculatura do abdomen, acaba comprimindo também a parte interna dos discos da coluna. Como consequência, os discos podem inchar e causar sérias consequências.

4

Para descobrir isso, McGill usou cadáveres de porcos, que contam com um elevado nível de semelhança estrutural com as espinhas humanas. Após horas de movimentos semelhantes aos das abdominais, foi possível analisar o impacto nos discos da coluna vertebral dos suínos.

5

Claro que o experimento contou com uma situação extrema, em que a carcaça dos animais enfrentaram várias horas de movimentos e de repetições, mas o alerta é válido, especialmente para os marombeiros de plantão. Não é verdade?

A culpa da genética

Mas, nem tudo pode ser culpa exclusiva do exercício que ajuda a conquistar a tão sonhada barriga travada. Outro estudo, dessa vez desenvolvido pela Universidade de Alberta, no Canadá, apontou também que a genética pode ser um dos fatores relevantes em problemas de coluna, como a hérnia de disco.

7

Gêmeos que trabalham em ramos diferentes, um em escritório, outro com trabalho braçal; têm a mesma chance de desenvolver complicações na coluna vertebral, já que o problema se trata de uma herança genética. Nesse caso, uma abdominal mal feita só pode acelerar ou intensificar as complicações.

Barriga travada do jeito certo

Mas, no final das contas, nem tudo está perdido para quem sonha com uma barriga travada, durinha e cheia de gominhos. Existe uma forma de fazer abdominais e, mesmo com a movimentação típica do exercício, reduzir o estresse da coluna: evitando que o pescoço dobre enquanto você estiver com o tronco levantado.

8

Abdominais bem feitas precisam contar com abdômem e pescoço alinhados em todos os movimentos. Em nenhum momento sua testa pode tocar os joelhos, por exemplo; e as repetições devem contar com moderação e bom senso.

Mas, no final de tudo, o certo mesmo é saber que abdominais, sozinhas, não fazem milagre. O certo mesmo é ficar do olho no que se põe no prato. Não é mesmo?

3

E, por falar em boa forma, não deixe de ler também: O que acontece no seu corpo depois do exercício físico?

Fonte: Diply