O que acontece no seu corpo depois do exercício físico? Descubra

Você é uma pessoa sedentária ou que gosta de se exercitar? Se o seu caso for mais parecido com o primeiro, fique sabendo que, apesar de parecer uma bela chatice, você tem motivos de sobra para começar a fazer exercício físico agora mesmo. Porque? Bom, porque uma série de coisas boas acontece dentro do seu corpo logo depois do exercício físico, sabia?

De transformações químicas à transformação de algum de seus DNAs. Essa são algumas das principais mudanças que o corpo sente quando você começar a fazer exercício físico, seja ele qual for.

Aliás, se você for comparar, o que acontece dentro do seu corpo depois e até mesmo durante o exercício físico é algo bem mais estimulando que o processo que acontece dentro de você depois de comer um único pedaço de pizza. Aliás, todo a digestão humana, não é lá muito lega, né?

Mas, enfim, quando você levanta do sofá e se exercita o que começa a acontecer dentro de você é quase como a descoberta da fonte da juventude. Isso porque, com o exercício físico, as sensações de recompensa e de ânimo são quase que instantâneas, como você vai ver. Inclusive, elas são independentes dos resultados do exercício físico, que costumam demorar até ficar visíveis, sejam eles para ganho muscular ou para o emagrecimento.

Enfim, melhor mesmo é a gente parar de conversar e conferir a lista abaixo. Temos certeza que depois da matéria você vai se sentir uma pessoa até mais disposta a procurar um exercício físico que mais lhe agrade e correr da preguiça. Quer apostar?

Descubra o que acontece no seu corpo depois do exercício físico:

1. Combate o estresse

1

Porque o exercício físico detona o estresse dentro de você? Por dois motivos: um durante e o outro depois do treino. O primeiro é que seu corpo fica estressado para, de certa forma, se tornar resistente às tensões do dia-a-dia, além de preparar você para o combate. Correr, lutar ou se esforçar fisicamente, de qualquer jeito, dá vasão a esses impulsos.

O segundo motivo é que o exercício físico libera substâncias chamadas endorfinas. Elas, por si só, já combatem o estresse e são liberadas, em grandes quantidades, desde o primeiro dia em que você se exercita.

2. Altera seu DNA

2

Obviamente não é o DNA básico do seu corpo que o exercício físico é capaz de alterar. Aqueles genes herdados de seus pais, que determinam sua aparência e sua condição física, são imutáveis. No entanto, existe um outro tipo de informação genética que o exercício física muda em seu corpo ao longo do tempo: os genes ligados ao desenvolvimento muscular, por exemplo, que muitas vezes está adormecido aí dentro de você.

Estudos recentes sobre o assunto já mostram, por exemplo, que malhar por apenas alguns minutos, da forma que você preferir, já é a quantidade suficiente para começar essas alterações de DNA em seu corpo. É por isso que, ao fazer exercício físico com regularidade você começa a se tornar uma pessoa mais saudável e com um físico mais bonito (e magro também).

3. Deixa você chapado

3

Ou, quase isso. Na verdade, como já mencionamos, reações químicas acontecem em seu corpo durante o exercício físico e substâncias como as endorfinas são liberadas.

Elas, ao mesmo tempo em que melhoram seu humor, sua memória, as disposições física e mental, bem como deixa você mais saudável e menos suscetível ao envelhecimento precoce, faz também com que você sinta uma imensa satisfação. Muitos especialistas afirmam que a sensação depois de praticar algum exercício físico é tão recompensadora quanto a sensação logo após o uso de algumas drogas.

Aliás, é exatamente por isso que o exercício físico vicia. Quando você mantém uma rotina diária de malhação e de esforços físico, seu corpo se acostuma com o bem-estar da endorfina. Assim, quando você não faz um exercício físico, mínimo que seja, seu corpo pede por isso, já de “olho” na recompensa que as substâncias químicas que ele mesmo produz trarão em seguida.

4. Aumenta a concentração

4

Quando você faz exercício físico, seu corpo circula melhor pelo corpo e as células do cérebro são uma das principais beneficiadas com esse turbilhão sanguíneo, digamos assim. Isso faz com que sua cabeça fique melhor, deixando você pensar com mais clareza e se concentrar mais facilmente.

Aliás, a boa notícia é que bastam 10 minutinhos de exercício físico para que esses benefícios comecem a ser percebidos por seu cérebro. Interessante, não?

E, se quiser continuar descobrindo coisas interessantes: Descubra para quê serve o furinho misterioso dos tênis.

Fonte: Revista Galileu