Curiosidades

Berne ou Miíase humana – O que é, causas, sintomas, tipos e tratamento

A berne, também conhecida como tapuru ou Miíase humana, surge quando a larva da mosca varejeira entra para debaixo da pele. Confira!

Primeiramente, a Berne também é conhecida por outros nomes, como: Miíase humana ou tapuru. Acima de tudo, ela é conhecida popularmente como bicheira. Basicamente, é quando uma larva da mosca varejeira entra para debaixo da pele, através de feridas ou arranhões, levando ao surgimento de uma ferida.

A mosca varejeira deposita seus ovos sobre feridas existentes na pele. Depois de algum tempo, as larvas nascem e começam a se desenvolver, alimentando-se da “carne” da pessoa. Além disso, ela também pode entrar nos orifícios naturais (olhos, nariz, ouvidos, vagina etc.).

A larva é da mosca Dermatobia hominis, presente em todo o território brasileiro, porém com diferentes intensidades dependendo das condições climáticas da região. Além disso, o problema pode acometer todos os animais vertebrados de sangue quente, sendo mais comuns em gato e animais domésticos no que nos próprios humanos. A doença é uma zoodermatose.

Tipos de Berne

Miíase primária

Primeiramente, na miíase primária, ou furunculoide, especialmente as fêmeas das moscas Dermatobia hominis, conhecidas popularmente como moscas-varejeiras ou moscas-berneiras, e mais raramente as moscas Calletroga americana, depois do acasalamento, depositam seus ovos diretamente na pele íntegra de pessoas e animais.

Continua após a publicidade

Miíase secundária

Primeiramente, na miíase secundária, os ovos (200 a 300 de cada vez) são depositados em feridas abertas, ou em mucosas e cavidades ulceradas de hospedeiros vivos. Causada pelas moscas Cochliomyia hominivorax, Callitroga macelaria e espécies do gênero Lucilia, assim que os ovos eclodem, as larvas se instalam no ferimento e passam a alimentar-se com o tecido vivo ou necrosado que encontram no local.

Sintomas

Berne ou Miíase humana - o que é o problema de pele
Enfermagem Piauí

Primeiramente, os sintomas desta doença em humanos surgem alguns dias após a infecção pela larva da mosca. O diagnostico só pode ser feito por um médico dermatologista. Além disso, entre os principais sintomas estão:

  • Formação de feridas na pele, com vermelhidão e ligeiro inchaço no local;
  • Liberação de um líquido amarelado ou com sangue, pelas feridas na pele;
  • Sensação de algo mexendo debaixo da pele;
  • Dor ou coceira no local da ferida.

Tratamento

Primeiramente, na maioria das vezes, o tratamento da berne consiste na retirada da larva do interior da pele com o uso de uma pinça, quando é possível observar a larva. Além disso, o tratamento também pode ser feito através do uso de remédios anti-parasitários, como a Ivermectina, para matar a larva.

Por fim, nos casos mais graves, pode ser necessário fazer uma pequena cirurgia para fazer um corte na pele e alargar o orifício, permitindo retirar a larva.

Continua após a publicidade

Prevenção

Berne ou Miíase humana - o que é o problema de pele
BBC

Para se prevenir contra o problema, algumas ações básicas são necessárias. Primeiramente, feche janelas e portas depois de anoitecer e use redes nas janelas. Evite  ter comida ou líquidos acumulando dentro de casa. Além disso, use repelente de mosquitos, especialmente nas áreas mais afetadas pela berne.

Para completar, nas regiões tropicais é recomendado passar toda a roupa a ferro antes de vestir, especialmente se esteve secando no exterior da casa, já que os ovos da mosca podem ficar grudados no tecido.

Você gostou dessa matéria? Então você também via gostar dessa: Micose – o que é, tipos, sintomas, causas e tratamentos para a doença

Fonte: Saúde Animal Tua Saúde Draúzio

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Tricurioso

Próxima página »

Escolhidas para você