Inseto no ouvido: o que fazer se isso acontecer com você?

Com exceção ao mosquito, que pode transmitir um monte de doenças, como o Zika Vírus; não existem muitos insetos na lista dos bichos mais mortais do mundo. No entanto, isso não significa que eles não possam fazer um grande estrago em sua vida. Ter um inseto no ouvido, por exemplo, pode ser uma das piores coisas que podem acontecer com uma pessoa. Quer saber por quê?

De acordo com centenas ou milhares de pessoas que já passaram por esse transtorno algum dia, ter um inseto no ouvido significa momentos de pura agonia e, em alguns casos, de muita dor. Isso porque, dependendo do bicho que ficou preso em sua orelha, mordidas e ferroadas podem causar transmitir veneno, causando dores e inflamações. Há até pessoas que ficam com a audição prejudicada.

Por outro lado, nos casos menos graves, em que o invasor não agride sua vítima, a agonia ainda assim é enorme. Isso porque quando se vê preso, o inseto no ouvido tenta se libertar do problema e não para quieto por um só segundo.

1

Agora, só para que você tenha ideia do problema que estamos falando, tente imaginar a sensação de pernas e asas incansáveis dentro do seu ouvido. Ou pior: imagine sentir algo rastejando no interior de sua orelha! Viu só o terror que pode ser um inseto no ouvido?

Inseto no ouvido: o que NÃO fazer

Bom, que não é legal já deu para perceber. Mas, e se um dia uma fatalidade assim acontecer com você, o que deve ser feito? Você sabe como tirar um inseto do ouvido?

WE'RE THE MILLERS

A primeira coisa que deve ser dita a respeito disso é que enfiar o dedo está proibido. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, quando você tem um inseto no ouvido e não resiste à tentação de colocar o dedo no canal auditivo, você, sem saber, pode estar causando sérios problemas a si mesmo. Isso porque você pode empurrar o invasor ainda mais para dentro ou pode esmagá-lo, fazendo com que ele pique ou moda você.

2

Tentar puxar o inseto no ouvido com pinças ou outros objetos também é uma opção errada. Além dos riscos que já dissemos no parágrafo de cima, e da possibilidade de você acabar perfurando ou tímpano, quando você tenta puxar o inseto no ouvido há sempre o risco de deixar alguma partezinha dele lá dentro, como pernas, asas ou mesmo uma parte do corpo.

Isso, por sua vez, além de prolongar seu sofrimento, pode causar sérios problemas infecciosos, especialmente se você não notar que alguma coisa continua lá dentro.

Inseto no ouvido: o que fazer

O certo a se fazer nesses casos, de acordo com profissionais da área, é derramar azeite, óleo de bebê ou água com sal dentro do ouvido. Isso vai fazer com que o inseto no ouvido morra afogado ou, como acontece na maioria das vezes, vai fazer com que ele tente se livrar do líquido, saindo espontaneamente do seu canal auditivo.

3

Em todo o caso, mesmo se livrando do tal inseto no ouvido, o certo é procurar um médico. Por mais que a permanência do seu invasor tenha sido rápida ou indolor, ele pode ter causado problemas para seu ouvido.

4

Agora que você já sabe o que fazer, que tal descobrir uma outra coisa tão interessante quanto? Saiba qual é a ferroada mais dolorosa do mundo.

Fontes: MedlinePlus, Distractify