Bicarbonato de sódio: o que é e para que serve

O sal NaHCO3mais conhecido como bicarbonato de sódio, é um composto sólido e branco. Normalmente é comercializado em sua forma de pó. Na industria alimentícia ele é bastante utilizado nos  alimentos “prontos para consumo”, nas lasanhas de microondas, por exemplo. Além de seu uso na industria, o composto químico também é bastante comum nas casas brasileiras. Mas apesar de sua popularidade, muitas pessoas ainda não sabem de fato o que é e para que serve essa substância.

Confira algumas utilidades domésticas do bicarbonato de sódio

1. Para eliminar o mal hálito

O bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado no combate contra a halitose. Misture 2 ou 3 colheres de café em meio copo com água e suco de limão. Use esse preparo para enxaguar a boca sempre que perceber odores ruins na boca.

2. Para queimaduras de sol

Para aliviar o ardor de queimaduras solares, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma banheira com água fria.

3. Para acabar com as estrias

Misture 3 colheres de café de bicarbonato de sódio em um copo de água e suco de meio limão. Faça massagens nas áreas com estrias para ajudar a pele se regenerar. Lembre-se de enxaguar a região com bastante água antes de sair no sol.

4. Para acabar com a azia

Misture 1 colher de café de bicarbonato em meio copo de água e tome para aliviar a acidez estomacal.

5. Para eliminar o odor das axilas e pés

Naquele momento em que o desodorante faltar, use o bicarbonato como quebra galho. Pegue um recipiente com água e coloque algumas pitadas de bicarbonato de sódio. Aplique nas axilas ou nós pés para evitar odores ruins.

6. Para turbinar o cabelo

Misture 3 colheres de café de bicarbonato de sódio em 1 copo de água. Aplique a mistura nos cabelos e na raiz. Depois de massagear o couro cabeludo, aplique uma solução de água e vinagre de maça. Massageie e enxague abundantemente com água.

7. Para escovar os dentes

Misture um pouco de bicarbonato na pasta de dente e escove normalmente. O bicarbonato é uma substância abrasiva e por isso tem a capacidade de eliminar as camadas mas superficiais dos dentes que estejam amareladas. Mas tenha cautela, seus dentes podem ser danificados se o uso for exagerado.

 

Essa foi nossa seleção de dicas de utilidade para essa substância barata e fácil de se encontrar. Faltou alguma? Deixe nos comentários para que possamos adicionar em nossa lista!

 

 

Fontes: GreenMe | Wikipedia | Revista Cláudia
Imagens: Reprodução