Atualmente a Blizzard é considerada uma das maiores empresas mundiais quando o assunto é entretenimento digital. Isso porque, até mesmo que não joga já ouviu falar sobre os games Diablo, World of Warcraft e Starcraft. Entretanto o começo não teve tanto sucesso.
Primeiramente, a história da Blizzard começou em 1991. Michael Morhaime, Frank Pearde e Allen Adham tinham acabado de se formar e decidiram abrir sua empresa. Focados em desenvolver games, a empresa nova nasceu em fevereiro de 1991, chamava-se Silicon & Synapse.
A princípio, a Silicon & Synapse, também conhecida como S&S, fazia apenas conversões de jogos entre os sistemas operacionais existentes. Além disso, a famosa Interplay era seu principal cliente. E foi por causa da experiência obtida ao trabalhar com ela, que a S&S decidiu desenvolver seus próprios jogos.
O começo da Blizzard
A priori ninguém fazia ideia do quanto a S&S, futura Blizzard, iria revolucionar a indústria de jogos para computador. Seus primeiros projetos foram The Lost Vikings, iniciado em 1992, e Rock n’ Roll Racing, iniciado em 1993. Como os dois jogos foram já desenvolvidos para funcionar em dois sistemas diferentes, seus lançamentos demoraram cerca de dois anos.
O trio de empresários que esperavam vender em torno de 60 mil cópias foram surpreendidos com mais de 240 mil vendas. Posteriormente, em 1993, a empresa levou o prêmio de melhor produtora de software para casa. E isso seria só o começo do sucesso.
Devido a fama adquirida, a empresa Davidson & Associates, que era especializada em jogos infantis, acabou comprando a Silicon & Synapse. Primeiramente, a tentativa foi de mudar o nome da empresa para Chaos Studios, mas problemas legais fizeram com que ela passasse a se chamar Blizzard Entertaiment.
A chegada do sucesso
Por fim, com o apoio financeiro da David & Associates, a Blizzard conseguiu dar prosseguimento na criação de Warcraft. No ano anterior o jogo sofreu diversas ameaças de ser cancelado. Contudo, em 1994 conseguiram lançá-lo para ser jogado em computadores. Posteriormente, o game recebeu excelentes críticas da imprensa e conseguiu vender mais de 100 mil cópias.
No ano seguinte, o jogo ganhou uma sequência: Warcraft II. Surpreendentemente, em um ano eles atingiram a marca de dois milhões de cópias vendidas. Em resumo, a Blizzard acabava de entrar para o seleto grupo das grandes desenvolvedoras de games.
Em 1996, um estúdio menor estava desenvolvendo um jogo chamado Diablo. A Davidson & Associates também comprou a empresa que foi então rebatizada de Blizzard North. E ao final do ano lançou o jogo, considerado um dos maiores de todos os tempos.
Outros lançamentos
No mesmo ano do lançamento de Diablo, a Blizzard também liberou a Battle.net, uma rede criada para jogos online. Mais uma vez a empresa fazia mudanças incríveis no mercado, inegavelmente alterando a forma dos jogadores de interagirem um com o outro.
Além disso, dois anos depois, em 1998, StarCraft foi lançado. Nesse período a empresa já estava mais do que consolidada no mercado e conseguiu vender em torno de 5 milhões de cópias. Posteriormente novas sequências dos jogos foram lançados. E cada vez mais a Blizzard ia batendo seus próprios recordes e ganhando premiações.
Contudo, em meio a tantos sucessos, a empresa decidiu abandonar o desenvolvimento de jogos para console. Nesse meio tempo, eles acabaram trabalhando apenas com algumas outras adaptações. Entretanto, a Blizzard estava apenas escolhendo seu novo modelo de games.
A mudança de jogo
Em resumo, essa mudança veio no período em que Tibia e Ultima Online faziam muito sucesso entre os jogadores. Foi em 2004 que a Blizzard resolveu criar um novo jogo: World of Warcraft. Um RPG online com milhares de jogadores conectados pelo mundo inteiro. Então WoW ainda veio com uma engine gráfica 3D impecável e um universo imenso de jogo. Ou seja, uma total novidade para a época.
Por fim, completando o sucesso que o jogo com certeza faria, ele também tinha uma jogabilidade intuitiva e bem simples. Além disso, WoW foi considerado completamente revolucionário para o mercado, influenciando totalmente a indústria de jogos. Até os dias atuais, não só World of Warcraft, como todos os outros jogos da Blizzard são um completo sucesso.
Todos os jogos da Blizzard
Primeiramente é necessário deixar claro que os jogos listados abaixo são apenas de quando a empresa se tornou oficialmente Blizzard Entertaiment. Em segundo lugar, todas as expansões dos jogos também aparecem nessa extensa lista.
- Dragon’s Eye de Shanghai II – 1994
- Blackthorne – 1994
- The Death and Return of Superman – 1994
- Orcs & Humans de WarCraft – 1994
- The Losts Vikings II – 1995
- Justice League Task Force – 1995
- Tides of Darkness de WarCraft II – 1995
- Beyond the Dark Portal de WarCraft II – 1996
- Diablo – 1996
- StarCraft – 1998
- Brood War de StarCraft – 1998
- Battle.net Edition de WarCraft II – 1999
- Diablo II – 2000
- Lord Of Destruction de Diablo II – 2001
- Reign of Chaos de WarCraft III – 2002
- The Frozen Throne de WarCraft III – 2003
- World of Warcraft – 2004
- The Burning Crusade de World of Warcraft – 2007
- Wrath of the Lich King de World of Warcraft – 2008
- Wings of Liberty de StarCraft II – 2010
- Cataclysm de World of Warcraft – 2010
- Diablo III – 2012
- Mists of Pandaria de World of Warcraft – 2012
- Heart of the Swarm de StarCraft II – 2013
- Hearthstone: Heroes of Warcraft – 2014
- Reaper of Souls de Diablo III – 2014
- Warlords of Draenor deWorld of Warcraft – 2014
- Heroes of the Storm – 2015
- Legacy of the Void de Starcraft II – 2015
- Overwatch – 2016
- Legion de Word of Warcraft – 2016
- Battle for Azeroth de World of Warcraft – 2018
Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: Melhores jogos de Playstation 4 – 10 títulos essenciais da geração
Imagens: Oficinadanet, Blizzardnews, Amazon, Wordofwarcraft, Ovicio, Ign
Fontes: Techtudo, Blizzardoficial, Blizzardoficial