A borra de café não é apenas a sobra do processo de produção da bebida. Isso porque, no lixo, a decomposição da borra libera gases tóxicos como o metano, por exemplo. Em contato com a atmosfera, o gás ajuda a promover alterações na camada de ozônio.
No entanto, existem formas úteis de reaproveitar a borra e seus benefícios. Sendo assim, além de dar mais uma função para o café e evitar a agressão à atmosfera, ainda é possível realizar algumas tarefas importantes do cotidiano.
Sendo assim, da próxima vez que preparar um café, guarde a borra para utilização em um dos vários benefícios que ela pode oferecer.
8 utilidades para a borra de café
Fertilizante do solo
Os nutrientes presentes na borra de café ajudam a enriquecer a saúde do solo. Entretanto, a aplicação não deve ser feita de forma direta, misturando a borra com outros adubos ou fertilizantes. O importante é que eles sejam ricos em nitrogênio, potássio e fósforo, como esterco.
Além disso, é possível usar a borra misturada em água, numa proporção de 100g para cada litro. Dessa maneira, o café ajuda a proteger as plantas, como repelente contra larvas, caracóis, lesmas e algumas bactérias.
A borra de café também é um ingrediente útil para pilhas de compostagem, ajudando a conservar a umidade e reduzir o mau cheiro.
O aroma do café também ajuda a atrair minhocas, que podem se sentir atraídas, enriquecendo o solo.
Repelente de pulgas e pragas
Parasitas que atacam plantas e animais não gostam de café. Sendo assim, esfregar um pouco da mistura na pele no animal ou nas plantas. Em contato com os pelos de cães, elas ainda ajudam a trazer mais suavidade e brilho ao pelo.
Nas plantas, elas ajudam a eliminar pragas variadas, incluindo formigas.
Neutralizador de odores
Por causa do nitrogênio presente na borra de café, ela ajuda a combater o gás sulfúrico, responsável por muitos tipos de mau cheiro. Para obter o efeito, basta deixar a borra secar ao sol e colocar em ambientes como dentro da geladeira, por exemplo, evitando o cheiro forte de alguns alimentos.
A borra também pode ser colocada dentro de meias velhas, para criar purificadores de ar que podem ser colocados em qualquer lugar. No entanto, evite usá-lo nos quartos, já que o efeito do café é estimulante e pode atrapalhar o sono.
Produtos de limpeza
Por conta do poder abrasivo, a borra de café pode ser eficaz na limpeza de superfícies com sujeira acumulada. Somado a isso, suas propriedades antivirais e antibacterianas também ajudam a garantir a limpeza.
Entretanto, por conter café, elas podem causar mancha em alguns materiais, especialmente os porosos.
Esfoliante de pele
Da mesma forma que ajuda a limpar superfícies, a borra de café também consegue remover sujeiras e impurezas da pele. Para isso, ela deve ser misturada com um pouco de água ou óleo de coco, antes de ser colocada no rosto. A partir daí, é só esfregar suavemente as áreas, para garantir a remoção de células mortas.
Redutor de celulite
Em contato com a borra de café, as gorduras que formam as celulites podem ser quebradas. Com isso, o fluxo sanguíneo na área é aumentado, suavizando a aparência das marcas na pele. Basta passar um pouco de borra misturado com água ou óleo de coco por cerca de dez minutos, duas vezes por semana, e observar o resultado.
Pigmento natural
Por conta das propriedades do café, ele tem muito potencial de deixar manchas em tecidos, por exemplo. Por outro lado, caso a intenção seja realmente colorir tecidos, a borra de café pode ser extremamente eficaz. O mesmo funciona para papéis, que podem ganhar a aparência de documentos antigos com esse efeito.
Reparador de móveis
A borra de café tem capacidade de suavizar, amenizar ou até mesmo remover riscados em móveis de madeira. Para isso, basta fazer uma pasta grossa, misturando com água, e esfregar no local riscado com um cotonete.
Logo após passar a aplicação no local, deixe descansar por cinco a dez minutos e remova a mistura com um pano.
Fontes: eCycle, Use Greenco
Imagens: Actual, Inspirarte, dicas de mulher, primera plana, BOL, Simples Assim, Andorinha, Grão Gourmet