A variedade de opções de raças de cachorro é resultado de séculos de cruzamentos realizados entre diferentes criaturas. A partir da realização de certas combinações foi possível, por exemplo, produzir cachorros encontrados somente em preto e branco.
Além da combinação de cores ser atraente para muita gente, ela também tem outros sentidos para pessoas com algumas crenças espirituais. Acredita-se, por exemplo, que a mistura de cores possa representar a dualidade de bem e mal existente em cada criatura.
Assim como a manipulação de raças e a evolução natural foi capaz de gerar algumas dessas raças, a manipulação genética e a embriologia animal mais moderna também permite garantir os tons de pelo, em alguns casos.
7 raças de cachorro preto e branco
Dálmata
Os dálmatas ficaram especialmente famosos com o lançamento do filme 101 Dálmatas, da Disney. Antes disso, entretanto, a raça já era popular na Croácia, especialmente na região da Dalmácia, onde provavelmente surgiu.
Com pelos curtos, o animal é marcado por uma pelagem branca repleta de manchas pretas por todo o corpo. Em média, possuem de 56 a 61 cm de altura, pesam de 22 a 34 kg e têm muita energia, mas temperamento dócil.
Husky Siberiano
O nome da raça já deixa claro que o husky surgiu em regiões da Sibéria. Ali, eram utilizados especialmente por seu bom condicionamento para puxar trenós, além de acompanhar e proteger tribos e caçadores. Em média, chegam a 51 a 60 cm de altura e 26 a 44 kg. quando adultos.
Apesar de encontrado com algumas variações de tons, o preto e branco é o mais comum. Seu pelo é longo e macio, formado por uma dupla camada com a função de proteger contra o frio típico de sua região de origem. A camada inferior é mais macia e curta, enquanto a externa é mais longa e espetada. Esta, inclusive, provoca a soltura de vários pelos em estações e regiões quentes, como o Brasil.
Border Collie
Border collie é uma raça de cão pastor conhecida especialmente pela inteligência, porte atlético e resistência física. É um dos mais populares exemplos de cachorro preto e branco, apesar de também ser encontrado com pelagens em tons variados.
Utilizados como pastores em regiões do Reino Unido desde a época da chegada do Império Romano, eles costumam apresentar bom humor. No entanto, para garantir o bom comportamento, precisam de prática frequente de atividade física.
A raça pode ser encontra em médio ou grande porte, com variações de 46 a 56 cm, e 13 a 20 kg.
Lhasa Apso
Assim como os dálmatas, o lhasa apso também é especialmente popular por um produto da cultura pop. Neste caso, trata-se da influência da Turma da Mônica, com o cachorro Floquinho. A versão famosa nos quadrinhos é verde, mas na vida real o lhasa apso é predominantemente preto e branco.
Sua pelagem é longa e macia, semelhante às dos cães da raça shih tzu. A principal diferença entre as duas raças está no tamanho e formato do focinho, sendo que o lhasa é mais longo
A raça é conhecida por ser inteligente, mas pode ser muito teimosa. Sendo assim, é fundamental ter paciência e persistência para aplicar treinamentos sobre esses animais, a fim de controlar seu temperamento. Além disso, é preciso manter uma rotina de cuidados especiais para manter a beleza e saúde dos pelos.
English Springer Spaniel
Cães de raça spaniel surgiram como companheiros atléticos e enérgicos para caçadores. Sendo assim, são ótimas alternativas para quem busca animais companheiros, ativos e inteligentes. No entanto, isso também significa oferecer espaço e tempo para que eles possam brincar, correr e gastar parte de sua energia. Sua pelagem em preto e branco é lisa e longa.
Bulldog francês
O bulldog é uma raça extremamente popular pela sua aparência singular. Apesar de ser encontrado em várias cores, as variantes em preto e branco chamam atenção de muitos admiradores do animal. Além da aparência, sua personalidade dócil e companheira também é um dos fortes motivos para a popularidade.
Por outro lado, o bulldog francês pode trazer muitos desafios quando o assunto é disciplina e adestramento. Dessa maneira, é importante uma boa dose de dedicação e paciência para lidar com sua teimosia.
Schnauzer
Os schauzers são cães de linhagem terrier, especialidades em cavar e seguir instintos de caça. Por conta disso, possuem uma personalidade uma forte, marcada por independência. Também são encontrados em várias cores diferentes, sendo que os pelos em preto e branco, bem com tons acinzentados são os mais comuns.
Sua natureza de caça faz com que sejam muito inteligentes e criativos, mas por vezes pouco interessados em colo e muita proximidade, por exemplo.
Bernese da montanha
Os berneses da montanha são marcados por uma combinação de três cores, sendo que o preto e branco são predominantes, juntamente com partes e caramelo. Por ser nativo de regiões frias, tem pelos que precisam de cuidados especiais diários e podem cair com frequência, ainda mais em regiões quentes como o Brasil.
Apesar do trabalho que essa queda pode gerar, o bernese é de natureza amigável e companheira. Isso porque suas origens estão associadas e cuidados e resgates de pessoas nas montanhas.
Fontes: Portal do Dog, Adoro Pets
Imagens: vetSTREET, Dalmatian Breeders Home, American Kennel Club, Cobasi, Cães Online, Karmadi, CNN, AZ PetShop, pixabay