Mundo Animal

Cachorro – 5 coisas que todo dono de cão precisa saber

Sabia que o olfato do seu cachorro é 1 milhão de vezes mais potente que o seu? E que os cães também suam pelas "almofadinhas" das patas?

Por Toni Nascimento

O cachorro é certamente o melhor amigo do homem, e não existe nenhum ser humano para descordar disso. Eles são nossos fiéis escudeiros, sempre ao nosso lado e nunca nos deixa sozinhos.

Além disso, quando você é dono de cachorro, é necessário saber algumas informações básicas sobre eles. Elas são necessárias para que você conheça mais a fundo como o seu amigo funciona.

São informações que respondem perguntas básicas. Poe exemplo, você sabe por que os cães levantam a pata para fazer xixi? O Segredos do Mundo te responde agora mesmo.

Confira 5 coisas que dono de cachorro precisa saber

1 – Olfato

Dono de cachorro - 5 coisas que você precisa saber

Primeiramente, você precisa saber que os cães tem um olfato 1 milhão de vezes mais potente do que o nosso. Eles são capazes de sentir cheiro que estão muito distantes ou, até mesmo, odores que o ser humano nem ao menos é capaz de captar. Isso fica claro nos filhotes. Mesmo sem abrir os olhos, são capazes de encontrar a mãe para mamar. O olfato é o primeiro sentido a se desenvolver neles.

Os cães de focinho longo como o Pastor Alemão têm 220 milhões de receptores olfativos. Nós possuímos cerca de 5 milhões. Além disso, eles são capazes de separar as funções das narinas e trabalhar as duas ao mesmo tempo. Por fim, é através desse olfato apurado que os cães se comunicam.

2 – Xixi em pé

Dono de cachorro - 5 coisas que você precisa saber

Apesar da maioria dos cachorros que fazem xixi em pé serem macho, existem muitas fêmeas que também fazem o mesmo. Primeiramente, isso não é uma necessidade básica.

Ou seja, eles podem fazer xixi em outras posições tranquilamente. Fazer xixi em pé está diretamente relacionado com a necessidade de marcar território.

Os cachorros machos preferem as superfícies verticais, esforçando-se para alcançar o ponto mais alto. É possível observar também que esses animais urinam menos, mas mais vezes durante o passeio, para marcar um maior número de locais. A urina de um animal contém muitos feromônios, que passam diversas informações e atraem outros animais.

3 – Cães suam

Dono de cachorro - 5 coisas que você precisa saber

A temperatura corporal ideal para o cão é entre 38 °C e os 39 °C. Consequentemente, o suor é essencial para os animais, pois ajuda a eliminar o calor do corpo.

Apesar disso, devido a quantidade de pelo, os cães não suam muito através da pele. Ele sua pelos coxins, aquelas almofadinhas das patas. A língua também é um órgão que pode ajudar a eliminar água e refrescar o organismo do animal.

4 – Novos truques

Dono de cachorro - 5 coisas que você precisa saber

Existe um mito que povoa a cabeça de muitas pessoas: cães velhos não aprendem truques novos. Acontece que eles aprendem sim.

Ou seja, cachorros com idade mais elevada podem sim ser treinados e são capazes de absorver novos ensinamentos de seus donos, desde que os mesmos tenham carinho e paciência para ensinar.

5 – Lambida

Dono de cachorro - 5 coisas que você precisa saber

Por fim, todo cachorro adora dar aquela lambida no rosto do seu dono. Normalmente um cão tem o costume de lamber a boca de outro animal, como sinal de afeição.

É o mesmo carinho que a fêmea dispensa aos seus filhotes, lambendo-os para limpá-los e acarinhá-los. No caso dos cães com o ser humano, também pode ser sinal de afeto.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Idade de cachorros – Como calcular (em relação à idade humana)

Fonte: Estadão

Imagens: Pinterest JW Clube para Cachorros Blog Petz Saúde Lolipet

Próxima página »

Escolhidas para você