Mundo Animal

Idade de cachorros – Como calcular (em relação à idade humana)

Aquela continha dos 7 anos para cada um ano de vida é errada, sabia? Hoje você vai aprender a a calcular a idade do seu cão do jeito certo.

Todo mundo sabe que a idade de cachorros é diferente da nossa, certo? Mas, será que você sabe mesmo qual a idade do seu cachorro? Sabe dizer se eles está velho?

Basicamente, quem tem um cachorro em casa sempre cuida de seu bichinho com muito amor envolvido. Porém, o sofrimento da partida dos nossos amigos de quatro patas sempre é enorme. Especialmente porque, nem sempre, as pessoas estão realmente conscientes da real idade de cachorros e o quanto isso representaria em anos humanos.

Por isso, é sempre bom saber qualquer calcular a idade de seu cachorro, e saber interpretá-la segundo a idade humana. Isso vai, inclusive, que você tenha alguns cuidados especiais com seu bichinho de estimação à medida que ele vai envelhecendo.

E, ao contrário do senso comum, que toma com base 7 anos humanos para cada ano de vida canina, o conta não é bem assim. Abaixo vamos explicar direitinho como calcular e interpretar a idade de cachorros.

Continua após a publicidade

Cachorros x Humanos

Idade de cachorros - Como calcular em relação com a idade humana

Se formos comparar o desenvolvimento de um cão com um humano, a forma mais fácil e direta é colocar lado a lado o desenvolvimento de um filhote canino com um bebê humano.

Continua após a publicidade

Se colocarmos frente a frente um cachorro de um ano com uma criança da mesma idade, o primeiro já bem desenvolvido, seja na parte motora quanto na psicológica. Isso porque um bebê ainda mal saberá falar e andar, enquanto que um cachorro já correrá por todos os cantos.

Outro fator para mostrar que a idade de cachorros é bem mais avançada em relação aos humanos é fazer a comparação um pouco mais tarde. Ademais, com 12 anos, por exemplo, um cão já é considerado velho, enquanto que a raça humana nesta época está apenas na adolescência.

Continua após a publicidade

Como calcular a idade de cachorros em relação à humana?

Idade de cachorros - Como calcular em relação com a idade humana

Contudo, é preciso dizer que, segundo estudos, os cães de menor porte costumam viver mais do que os de maior porte. Isso porque os cachorros pequenos não se desenvolvem de uma forma tão acelerada, poupando seu organismo de sobrecarregamento.

Por isso, os animais menores sofrem menos influência de radicais livres, que levam ao envelhecimento. Por fim, as pesquisas mais recentes sobre a medição da idade de cachorros com a humana mostram que tudo depende.

O cálculo deve ser feito levando em consideração raça, porte e peso. Para exemplificar melhor, acompanhe a seguir:

Continua após a publicidade
  • Cães de até 9kg: Devem ter seus dois primeiros anos multiplicados por 12,5. A partir do terceiro ano, se acrescenta, em média, 4,5 anos para este tipo de cão de porte pequeno.
  • Cães entre 10kg e 22kg: Seus dois primeiros anos devem ser multiplicados por 10,5. A partir dos três anos, basta acrescentar de 5 a 7 anos.
  • Cães de mais de 23 kg: Seus dois primeiros anos devem ser multiplicados por nove. A partir do terceiro ano, basta acrescentar 7 a 9 anos.

Este tipo de matéria te interessou? Então você também vai gostar de ler esta: Por que o cachorro vira a cabeça quando a gente fala com ele?

Fonte: Pet Love, My Pet’s Nanny.

Imagens: VIX, VIX, Tudo sobre cachorros.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você